Logo


Cuiabá , MT - -

Tênis: Debaixo de chuva, Cuevas derrota Pella e é campeão do Aberto do Rio

Partida decisiva foi interrompida por 3h30 e, mesmo após a volta dos tenistas à quadra, chuva continuou incomodando; uruguaio leva o quarto título de sua carreira



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Em uma semana marcada pelas chuvas e o adiamento de partidas, que fez a organização quebrar a cabeça, o desfecho do Aberto do Rio não poderia ser diferente. Após paralisação por 3h30 por conta da chuva que insistiu em cair na cidade, Pablo Cuevas derrotou o argentino Guido Pella na decisão mesmo debaixo d´água. O uruguaio mostrou a mesma consistência que apresentou durante todo o torneio - sobretudo na semifinal contra Rafael Nadal - e deu show mais uma vez no saque e nos golpes de esquerda para fazer 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7(5) e 6/4 em 2h16 de confronto.

A conquista de um ATP 500 foi a maior da carreira do uruguaio em torneios de simples. Antes do Aberto do Rio, Pablo Cuevas tinha três títulos no circuito - os ATPs 250 de Umag, Bastad, ambos em 2014, e o Brasil Open, em 2015. Em duplas, o tenista sul-americano tem títulos mais expressivos, como o Roland Garros, em 2008, e o Masters 1000 de Roma, na última temporada. 

O jogo

O primeiro set começou de forma bastante igual dos dois lados. Com Cuevas e Pella sólidos no saque, a partida seguia empatada em 3/3 até que a chuva voltou a cair no Jockey Club Brasileiro, como aconteceu em toda a semana. Desta vez, foram 3h30 de paralisação até que o jogo reiniciasse. E, desta vez, o uruguaio voltou melhor. Com muita consistência, Cuevas abusou do bom serviço e disparou aces, conseguindo ainda uma quebra sobre Pella abusando dos golpes de esquerda, assim como havia feito com Nadal na semifinal. Assim, rapidamente, Cuevas fechou em 6/4 e levou o primeiro set.

Guido Pella durante a derrota para Pablo Cuevas (Foto: Fotojump)Guido Pella durante a derrota para Pablo Cuevas; tenistas aturam debaixo de chuva na decisão (Foto: Fotojump)

Logo no início do segundo set, a chuva voltou a cair, desta vez de forma mais tímida, sem que o jogo fosse interrompido. Cuevas continuava sólido no serviço, mas Pella respondia na mesma moeda. Mesmo com um set abaixo, o canhoto argentino mostrava bons golpes no forehand e incomodava o uruguaio. Os jogadores seguiram durante toda parcial sem darem chances de quebra e a decisão foi para o tie-break. Pella abriu 2/0, mas logo Cuevas devolveu o mini break e assumiu a vantagem. Em uma bola fora do argentino, o uruguaio abriu 5/4 e tinha dois saques, mas Pella encaixou duas grandes devoluções para ficar com o set point. Com um lindo saque, o argentino venceu o segundo set com 7-5 no game desempate.

O último set seguiu o tom dramático na parcial anterior. Já bastante cansados, os tenistas tinham dificuldades na recepção e o saque de ambos seguia ditando o ritmo do confronto. No nono game, Pella chegou a igualar e levou para iguais, mas Cuevas se saiu bem e confirmou o serviço, fazendo 5/4. O uruguaio, assim como tinha acontecido contra Nadal, sentiu a coxa e pediu atendimento médico. O tempo de pausa pareceu esfriar um pouco o argentino, que cometeu um erro não forçado, permitindo o break e o match point de Cuevas. O uruguaio jogou com muita força na esquerda e num belo forehand matou o confronto para chegar ao maior título de sua carreira.

 


Data: 2016-02-22 00:00:00