Logo


Cuiabá , MT - -

Governo de MT aguarda relatório sobre avaliação da Arena Pantanal

Secretaria de Cidades ainda não sabe quais pontos não foram aprovados pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios, divulgado nesta quinta-feira



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Dos 12 estádios que sediaram a Copa do Mundo 2014, apenas a Arena Pantanal não recebeu nota máxima do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene dos estádios brasileiros. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério do Esporte. A nota máxima recebida é de cinco bolas, mas a Arena Pantanal ficou com quatro no balanço final. 

Em nota, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), atual gestora e administradora do estádio, informa que está aguardando o relatório final da avaliação realizada pelo Ministério dos Esportes. A assessoria da Sisbrace confirmou que irá enviar o documento na próxima semana com todos os detalhes sobre os motivos do estádio mato-grossense não ter recebido a nota máxima. 

Arena Pantanal, gramado (Foto: Robson Boamorte)Arena Pantanal (Foto: Robson Boamorte)

A Arena Pantanal recebeu quatro jogos na Copa do Mundo e tem sido a casa do futebol mato-grossense. Neste domingo, por exemplo, ela recebe uma rodada dupla pelo estadual. No ano passado, chegou a ser interditada por problemas elétricos e hidráulicos. As demandas mais urgentes foram solucionadas, mas muitos pontos ainda ficaram pra trás. Tanto que o estádio ainda não foi finalizado pela empresa Mendes Júnior, responsável pela construção. 



Os demais estádios de Mato Grosso avaliados não foram bem: o Geraldão, em Cáceres, e o Luthero Lopes, em Rondonópolis receberam apenas uma bola. O Gigante do Norte, em Sinop, fechou com duas. 

Veja a nota do Governo de Mato Grosso na íntegra

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid), atual gestora e administradora do Complexo Arena Pantanal, informa que está aguardando o relatório final da avaliação realizada pelo Ministério dos Esportes, no que se diz respeito ao Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádios (Sisbrace). 



A pasta reforça ainda que a atual gestão trabalha para que a obra do estádio cuiabano seja 100% conclusa. Atualmente, a empresa Mendes Junior S.A., responsável pela construção das estruturas físicas internas e externas, se negou a dar continuidade às obras e a assinar o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), entre o Estado e o Tribunal de Contas de Mato Grosso. O Governo atua agora na contratação de uma nova empresa para que o espaço seja concluso. Além disso, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) trabalha para que sejam tomadas as medidas jurídicas em relação à empresa.   



Em relação ao Consórcio CLE, responsável pela instalação dos sistemas de tecnologia do estádio, a Secid está atuando para que seja realizado o retorno do contrato da empresa gerenciadora Concremat Engenharia. Esta será responsável por realizar o levantamento das pendências relativas à TI da Arena Pantanal. A previsão é que a retomada dos trabalhos do Consórcio CLE ocorra após o retorno do contrato da empresa Concremat Engenharia.   



A Secretaria de Estado das Cidades informa que devido a gestão, que vem sendo realizada desde os primeiros meses de 2015, a Arena Pantanal passou a ser referência para a população. Diariamente, três mil pessoas utilizam o espaço para prática de atividades de esporte e lazer, além de já ter alcançado recorde de público em evento realizado no ano passado, por exemplo.    



De acordo com balanço divulgado pela pasta, o público no estádio cuiabano em 2015 foi de aproximadamente 300 mil pessoas e cerca de 150 eventos ocorreram nas áreas internas e externa, como jogos de campeonatos nacionais e da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, com também de esportes diversos, como o futebol americano e basebol.     



Na área de segurança, o Estado também investiu na disponibilização de companhia da Polícia Militar, que atualmente se encontra instalada na área externa do estádio. Na parte interior do complexo, há empresa de segurança que atua diuturnamente.    



No que se diz respeito ao funcionamento diário do estádio, a Secid reforça que o espaço é ainda ocupado por três instituições estaduais, sendo elas a secretaria-adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, a Defesa Civil de Mato Grosso e ainda o Gabinete de Assuntos Estratégicos. 

 


Data: 2016-01-29 00:00:00