Logo


Cuiabá , MT - -

Guia do Mato-Grossense: desistência, times "iguais" e hegemonia do Cuiabá

Campeonato vê time sair da disputa por problemas internos, duelo de dois "Operários", grupo sem rebaixamento, e Dourado em busca do tetracampeonato



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Campeonato Mato-Grossense 2016 sofreu uma baixa antes mesmo de começar. O Rondonópolis, semifinalista na temporada passada, desistiu do torneio por problemas internos e dificuldades financeiras. Com isso, 11 times entram na disputa pelo título estadual que nos últimos três anos teve apenas um dono: o Cuiabá. O desafio dos demais é quebrar a hegemonia do Dourado, que mais uma vez entra como favorito na disputa. Diferentemente do ano passado, o torneio não foi comercializado, o que aumenta as dificuldades financeiras dos clubes.



Neste sábado, dia 30 de janeiro, a bola rola em Barra do Garças com o duelo entre Araguaia e Operário FC. No domingo, dia 31, mais quatro jogos, com destaque para a rodada dupla na Arena Pantanal - Cuiabá x Dom Bosco e Operário VG x Mixto. Em Sinop, o time da casa recebe o Luverdense. Fechando a rodada inaugural, o Poconé recebe o Cacerense. 

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO MATO-GROSSENSE

Uma particularidade vai marcar o torneio 2016 com o primeiro duelo na elite entre dois times homônimos. Com o título da Segunda Divisão, o Operário Futebol Clube garantiu o acesso e vai enfrentar o Operário Várzea-Grandense. O lance curioso é que ambos já foram um só. Afundado em dívidas, o Operário Várzea-Grandense foi fechado em 2002, dando origem ao Operário FC, que usou as mesmas cores, hino e história do Operário VG até 2013, quando o Operário "tradicional" foi reativado. Agora são rivais, incluindo os bastidores, já que ambos brigam pelo CT do Carrapicho, que tem sido usado pelo novo Operário, ou seja, o Operário Futebol Clube. 

Outro ponto curioso é que o Grupo B não terá rebaixamento. Com a desistência, o Rondonópolis caiu automaticamente e deixou a vida mais tranquila para os demais participantes da chave (veja regulamento abaixo)

O campeão estadual garante vaga na Série D do Brasileirão 2016 e 2017, na Copa do Brasil 2017 e na Copa Verde 2017. O vice fica com uma vaga na Copa do Brasil 2017 e também na Copa Verde 2017.

CLUBES PARTICIPANTES



Header, Araguaia (Foto: Arte/ GloboEsporte.com)



Com base caseira, o time de Barra do Garças estreia na elite do Campeonato Mato-Grossense nesta temporada. Sob o comando do treinador Kiko Araújo, ex-goleiro de Goiás, Mixto e Cuiabá, o Araguaia conquistou o direito de disputar o torneio com o vice-campeonato da Segunda Divisão da temporada passada. O destaque do elenco é o atacante Nenezinho, ídolo na cidade pelos gols marcados pelo Barra do Garças - extinto para a criação do Araguaia. 

Header_Cacerense_690 (Foto: Arte Esporte)



A Fera da Fronteira quase ficou fora do Campeonato Mato-Grossense. Os treinos começaram apenas na semana passada sob o comando do treinador Adilson Baiano, que já comandou o clube no estadual passado. A base da equipe é de jogadores formados no próprio Cacerense que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2015. O único título de campeão estadual do Cacerense foi na temporada 2007. Entre os jogadores mais conhecidos, está o atacante Lolo. 

Header_Cuiabá_690 (Foto: Arte Esporte)



Atacante Geilson, Cuiabá (Foto: Assessoria/Cuiabá Esporte Clube)Atacante Geilson, Cuiabá (Foto: Assessoria/Cuiabá Esporte Clube)

Favorito a conquistar mais um título estadual, o Dourado manteve a base do ano passado com atletas como o goleiro André, o atacante Geílson e o volante Bogé e se reforçou com jogadores experientes, como o atacante Uederson e o zagueiro Edvânio, ambos com experiência na Série B do Brasileiro. No banco de reservas, a diretoria repatriou o treinador Fernando Marchiori, campeão mato-grossense e da Copa Verde pelo Dourado em 2015. Ainda no extracampo, o clube trouxe o gerente de futebol Sérgio Papelin, com acessos pelo Luverdense e Paysandu. Ao contrário dos anos anteriores, o Cuiabá espera manter a base do estadual para a disputa da Série C em busca do tão sonhado acesso à Série B.

HEADER Dom Bosco-MT (Foto: infoesporte)



Vindo do título da Copa FMF sub-21, que garantiu o time na Copa do Brasil, o Azulão da Colina aposta na mescla de juventude e experiência para buscar o título. Além de manter o treinador Gianni Freitas, a equipe também segurou grande parte do jovem grupo campeão, como o artilheiro da Copinha, o atacante Thiago Vinicius. Medalhões conhecidos do futebol mato-grossense chegaram ao grupo, como o volante Kiko e os meias Robinho e Valderrama. Entre os clubes que já foram campeões do Mato-Grossense, o Leão da Colina é o que tem o maior jejum. O último título estadual do Azulão foi em 1991.

Header_Luverdense_690 (Foto: Arte Esporte)



Júnior Rocha, Luverdense, Série B, 2015 (Foto: Maico Gaúcho/Luverdense)Júnior Rocha, Luverdense, Série B, 2015 (Foto: Maico Gaúcho/Luverdense)

Principal equipe de Mato Grosso na atualidade, o Luverdense terá um time praticamente novo para a disputa do estadual. Com a boa fase na Série B do Brasileiro, nove titulares acabaram sendo negociados - apenas a dupla de zaga formada por Luiz Otávio e Everton renovou contrato. O restante do grupo foi formado pelos outros seis remanescentes da temporada passada, além de 15 reforços confirmados, entre eles o meia Gustavo Marmentini, ex-Atlético-PR, e o volante Caio Quiroga, ex-Flamengo. O comando do time segue com Júnior Rocha, treinador responsável pelo acesso do clube à Série B, em 2013.  O último título estadual do Verdão do Norte foi em 2012.

Header_Mixto_690 (Foto: Arte Esporte)





Sob o comando da Associação Tigre da Vargas, o Mixto busca apagar a má campanha no estadual do ano passado, quando brigou para não cair. Sem dinheiro, a diretoria terceirizou o comando do futebol para a associação formada por políticos e colaboradores do clube, como o ex-presidente Marcio Pardal e o secretário de Esportes de Cuiabá, Breno Reis. Sem nenhum título desde 2008, o Tigre aposta em dois campeões pelo clube naquele ano para voltar a levantar a taça: o atacante Buiú e o zagueiro Evandro (autor do gol do título). Eles se juntam aos demais reforços que terão no comando o treinador Gilson Paulino, ex-lateral do próprio Mixto e com passagens ainda por Vasco e Flamengo. 

Header, Operário Ltda, Operário FC (Foto: Arte/ GloboEsporte.com)





Campeão invicto da Segunda Divisão do Mato-Grossense, o Operário Futebol Clube volta à elite após quatro anos. Da equipe que jogou a segundona do ano passado, apenas dois jogadores renovaram contrato, além do treinador Alessandro Santos. Com reforços desconhecidos no futebol mato-grossense, o Tricolor vai tentar o título que não vem desde 2006, o único da história do Operário FC. Criado em 2002 para substituir o Operário Várzea-Grandense, que estava afundado em dívidas, a equipe vai enfrentar seu coirmão no duelo dos "Operários". 

Header_CEOV_690 (Foto: Arte Esporte)



Vice-campeão estadual em 2015, o Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense tem o ex-volante Vandinho como treinador para tentar o título que escapou na temporada passada. Conhecido por ter atuado por quase 10 anos no futebol português, o ex-atleta vai estrear na profissão e conta com jogadores experientes no elenco, como o atacante Tito e os volantes Renan e Jean. Entre os reforços mais conhecidos, está o meia Willian, ex-Rio Branco-ES, que marcou quatro gols em dois jogos contra o Operário VG na Série D. 

HEADER Poconé-MT (Foto: infoesporte)





O Poconé chega ao estadual 2016 para tentar repetir a boa campanha da temporada passada, quando chegou à segunda fase, tendo atuações impecáveis em casa. Sem nenhum jogador remanescente, o time mesclou atletas da base do clube com outros mais rodados, como o meia Tatíco, com passagens por clubes de Mato Grosso do Sul. O treinador escolhido pela diretoria foi Tinho Damasceno, que promete uma equipe competitiva. 

Header_Sinop_690 (Foto: Arte Esporte)



Marcos Birigui, Sinop (Foto: Reprodução/TVCA)Marcos Birigui, Sinop (Foto: Reprodução/TVCA)

Conhecido por ter revelado o ex-goleiro Rogério Ceni, o Sinop contratou um treinador experiente para encerrar o jejum de 17 anos sem título. Marcos Birigui, bicampeão mato-grossense, foi o escolhido para levar o Galo do Norte de volta às conquistas. Junto com ele, atletas experientes como os meias Calado e Cucau estão no grupo, juntamente com vários jogadores da base que levaram o clube à semifinal da Copa FMF sub-21 no ano passado. 

Header_UNIÃO-RONDONÓPOLIS_690 (Foto: Arte Esporte)





O Colorado terá o treinador mais jovem do estadual, Douglas Brito, de 28 anos, que foi campeão da Copa Governador pelo Rondonópolis em 2013. O ex-treinador da base do Rondonópolis terá a missão de tentar levar o União ao segundo título estadual (o único foi em 2010). No grupo, o principal nome é o jovem Juliano Piper, 20 anos, que teve destaque na campanha do vice-campeonato da Copa FMF sub-21, no fim do ano passado. 

REGULAMENTO



Na primeira fase, as 11 equipes enfrentam-se em turno e returno dentro de seus próprios grupos. As quatro melhores de cada chave se classificam, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados. Na segunda fase, os oito times dividem-se novamente em dois grupos e se enfrentam em turno e returno. Classificam-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate nas fases de pontos corridos: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols-pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Semifinal e final serão disputadas em mata-mata. A semifinal será em jogo único, e a decisão, com jogos de ida e volta. No caso de empate em pontos, vale o saldo de gols e, persistindo a igualdade, a decisão de vaga ou título vai para a disputa de pênaltis. 

 


Data: 2016-01-29 00:00:00