Logo


Cuiabá , MT - -

Municípios já podem se candidatar para sediar jogos estudantis

Estão previstas dez etapas regionais e três estaduais. A data prevista para a primeira regional é de 1º a 06 de abril e os últimos jogos dessa fase serão realizados em junho.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer abriu inscrição para os municípios interessados em ser sede dos Jogos Estudantis e Escolares 2016. A manifestação deve ser enviada pelos Correios ou para o email desportoelazer@secel.mt.gov.br.  O documento deve ser digitalizado e assinado pelo prefeito da cidade interessada até o próximo dia 15 de fevereiro.

Estão previstas dez etapas regionais e três estaduais. A data prevista para a primeira regional é de 1º a 06 de abril e os últimos jogos dessa fase serão realizados em junho. Já o primeiro estadual ocorre no mês seguinte, em julho, e o último entre o final de julho e começo de agosto.

Já os 39º Jogos Estaduais de Seleções Municipais Estudantis Mato-grossenses começam em agosto e a última data de realização é em outubro. A competição será dividia em seis estaduais, sendo cinco de modalidades coletivas e um estadual de modalidades individuais.

Neste ano o Estudantil será realizado em novo formato, sem as fases regionais que classificavam para o estadual. As equipes serão divididas em categorias a fim de nivelar e corrigir falhas pedagógicas da competição.

Para se candidatar como sede dos Jogos Escolares (fases regional ou estadual) o município precisa apresentar o relatório comprovando que realizou os Jogos Escolares Municipais, que é a seletiva para as fase regional da competição.

Vale lembrar que o município que sediar os Jogos Escolares ou Estudantis ficará com todo o material esportivo após o término da competição. Esse material compreende itens como: bolas de basquete, handebol, futsal, vôlei e futebol de campo, além das redes dessas modalidades.órico

Os Jogos Escolares e Estudantis são as competições mais tradicionais realizadas com estudantes secundaristas no Brasil. Em seus primórdios, a primeira edição dos Jogos Escolares (fase nacional) foi realizada em 1969, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Naquela época o evento era denominado de Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs).

Já a primeira edição dos Jogos Estudantis Mato-grossenses foi realizada no ano de 1973, na cidade de Cuiabá, quando Mato Grosso ainda não era dividido. Sendo assim a competição contou a com a participação de atletas vindos das cidades do atual Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Corumbá. Nessa época o Estudantil classificava seleções mato-grossenses para disputar os JEBs.


Data: 2016-01-27 00:00:00