Logo


Cuiabá , MT - -

Judô: Perfeita em Havana, Sarah Menezes bate israelense e vence GP em Cuba

Campeã olímpica derruba Shira Rishony por ippon e conquista o Grand Prix cubano, primeira importante competição do ano; Eric Takabatake é ouro no peso até 60kg



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Sarah Menezes começou o ano com tudo. E mostrou que 2016 pode ser dourado do início ao fim. Com um belíssimo ippon para cima da israelense Shira Rishony, a campeã olímpica em Londres 2012 conquistou o Grand Prix de Havana, em cuba, depois de ter uma campanha perfeita na ilha na categoria até 48kg. Na final, a judoca brasileira precisou apenas de um minuto e meio para aplicar uma técnica perfeita e derrubar a rival, festejando muito o ouro logo na primeira importante competição do ano. No peso até 60kg, o brasileiro Eric Takabatake também levou a medalha de ouro em outra campanha impecável em Cuba. Na final, seu rival, Bekir Ozlu, da Turquia, não compareceu por estar lesionado. O Brasil ainda fechou o dia com um bronze, de Rafaela Silva, na categoria até 57kg.

Confira como está a Corrida Olímpica pelas vagas no judô

Sarah é atualmente a número 14 do mundo, e Shira a número 19 do ranking mundial. Elas haviam se enfrentado apenas uma vez, no GP de Dusseldorf, na Alemanha, com vitória para a atleta de Israel. Agora, Sarah equilibra o duelo pessoal contra Shira e ganha moral para o restante da temporada, que terá nas Olimpíadas do Rio 2016 o seu ponto alto. Já Eric é o numero 16 do mundo, enquanto seu rival na final, Bekir Ozlu, é apenas o número 40 do ranking da Federação Internacional de Judô. A vitória de Erik é importante na sua briga pessoal contra o também brasileiro Felipe Kitadai, número 14 do mundo. O título pode fazer Erik passá-lo na disputa.

Takabatake no pódio do Gp de Havana (Foto: Divulgação)Takabatake no pódio do Gp de Havana (Foto: Divulgação)

Na trajetória até o pódio, a campeã olímpica bateu a dominicana Isandrina Sanchez por ippon na primeira luta. Na segunda, derrubou a dona da casa, a cubana Yanisleidi Ponciano, com a pontuação de um yuko. Na semifinal, Sarah cresceu para cima de outra atleta de Cuba, Dayaris Alvarez Mestre, vencendo por ippon. A final foi contra a israelense Shira Rishony. Com apenas um minuto e meio, derrubou Rishony com uma técnica perfeita e conseguiu pontuar por ippon, finalizando o duelo. Na mesma categoria de Sarah, a atual campeã mundial, a argentina Paula Pareto, foi bronze no peso até 48kg.

takabatake é ouro nos 60kg

Takabatake no pódio do Gp de Havana (Foto: Divulgação/IJF)Takabatake no pódio do Gp de Havana (Foto: Divulgação/IJF)

Takabatake começou sua campanha em Cuba logo diante de um dono da casa. Pegou Jorge Turcas e venceu por ippon. No segundo round, passou pelo italiano Maria Carmine Di Loreto com outro ippon. Terminando a fase preliminar, ele não tomou conhecimento do turco Sahin Kaba, vencendo por dois yukos. Na semifinal, Takabatake venceu o azerbaijano Orkhan Safarov, por um yuko. Na decisão, outro turco pela frente, mas Bekir Ozlu, lesionado, acabou não indo para o tatame, e o brasileiro foi confirmado como o campeão.

- Eu estou muito feliz pela medalha de ouro, a minha primeira em Grand Prix. Tinha chegado perto aqui mesmo em 2014, com a prata. Foi ótimo para começar bem o ano olímpico e isso me dá muito mais confiança. Mas cada competição é diferente da outra, então vamos seguir treinando forte para manter o nível nas próximas - disse o judoca, que briga pela vaga olímpica com Felipe Kitadai.

Felipe Kitadai não teve a mesma sorte no peso até 60kg. O brasileiro venceu na estreia contra o atleta de Quirguistão Otar Bestaev com uma penalização a menos. Depois, bateu também o cubano Roberto Almenares, por um yuko. Mas, então, caiu para o turco Bekir Ozlu por ippon. O turco depois foi derrotado por Takabatake. Na repescagem, Kitadai caiu para o uzbeque Sharafuddin Lutfillaev por ippon, e deu adeus a chance de medalha.

chibana fora do pódio

O garoto de São Paulo, número 24 do mundo, bateu na estreia do peso até 66kg o judoca do Azerbaijão Tarlan Karimov, por um yuko. Na segunda luta, ainda na chave preliminar, caiu para o francês Loic Korval, por um wazari. Na repescagem, venceu o argelino Houd Zourdani por ippon e ganhou a chance de brigar pelo bronze com o italiano Elio Verde, com o ranking 26 no mundo. Partindo para cima de Elio, Chibana fez o italiano ser punido por duas vezes. No contragolpe, porém, Verde conseguiu pontuar por wazari e tirou o brasileiro do pódio.

RAFAELA SILVA É BRONZE

Na categoria até 57kg entre as mulheres, a carioca Rafaela Silva ficou de bye na primeira rodada. Na segunda, venceu a francesa Sarah Harachi por ippon, com 2m35s de luta. Depois, bateu também a alemã Miryam Roper, por ippon, quando faltavam 59s para o fim do combate. Na semifinal, contudo, foi derrotada pela americana Marti Malloy por um yuko e teve que se contentar em tentar a briga pelo bronze. Na repescagem, a carioca encarou a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, que havia vencido ela nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e também no último Mundial, e ganhou por um yuko, faturando a medalha de bronze.


Data: 2016-01-23 00:00:00