Logo


Cuiabá , MT - -

Presidente da FMF garante as 12 equipes e espera estadual sem erros

João Carlos de Oliveira confirma que deve ficar no cargo pelo menos até o término do Mato-Grossense e vê negociações bem encaminhadas com patrocínios



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Vai ano, passa ano e os clubes mato-grossenses começam a temporada na ameaça de desistir do Campeonato Mato-Grossense. Cacerense, Rondonópolis e Mixto são uns dos clubes que cogitam uma possível saída do estadual por falta de dinheiro. Por ora, ainda não há nenhuma confirmação oficial e o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), João Carlos de Oliveira, mostrou confiança em ter as 12 equipes na disputa, conforme está no regulamento. 

A estreia da competição está marcada para o dia 31 de janeiro. Quem deixar o torneio, fica dois anos sem poder disputar nenhuma competição organizada pela entidade.

- Tenho certeza que os 12 times irão jogar. Estamos bem encaminhados quanto aos patrocínios, a federação também deve pagar a arbitragem, então já falei com a maioria dos presidentes que se mostraram confiantes. Entendo as dificuldades de todos, mas não fica bem para a imagem da competição essas notícias de desistência. Vamos ter um bom estadual, e tentar não repetir os erros - disse João, ao GloboEsporte.com. 

Em 2015, o Campeonato Mato-Grossense não teve rebaixamento. Na primeira rodada, clubes como Sinop, União e Cacerense escalaram jogadores de forma irregular, sem que estivessem no BID da CBF. Depois de diversas batalhas nos tribunais e perda de pontos, ficou decidido que União e Sinop entram como convidados no estadual 2016, o que aumentou de 10 para 12 o número de times participantes. Na época, as equipes alegaram que receberam o aval do então presidente em exercício da FMF, Helmute Lawisch, para escalar os jogadores mesmo que irregularmente. A saída encontrada para minimizar mais problemas na justiça foi essa.

VEJA A TABELA DO MATO-GROSSENSE

- Nesse ano, quem não tiver o jogador no BID vai ser punido. Não podemos deixar isso acontecer novamente. A tabela está no ar, todos sabem dos prazos e de quando podem começar a regularizar. Não tem desculpa.

De forma interina no cargo desde junho, João Carlos deve ser o presidente até (pelo menos) o término do Mato-Grossense. O titular Carlos Orione está de licença médica desde o término da Copa do Mundo, em 2014 e desde então os vices estão no comando - primeiro foi Lawisch, agora é João quem está no comando. 

Forma de disputa

Na primeira fase, as doze equipes enfrentam-se em turno e returno dentro de seus próprios grupos. As quatro melhores de cada chave se classificam, enquanto os dois sextos colocados são rebaixados. Na segunda fase, os oito times dividem-se novamente em dois grupos e se enfrentam em turno e returno. Classificam-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo.

 


Data: 2015-12-28 00:00:00