Logo


Cuiabá , MT - -

Seleção Feminina: Vestibular do Vadão: alternância ofensiva esquenta luta às Olimpíadas

Além de Marta com 7 gols e Formiga com um, outras sete jogadoras marcaram diante de Trinidad e Tobago e México, em Natal. Lista dos Jogos terá somente 18 atletas



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A cada jogo, a avaliação é feita. Com a missão de escolher apenas 18 de uma lista de 35 atletas que integram ou já passaram pela seleção permanente, Vadão tira suas conclusões. Mas a missão não é fácil. No setor ofensivo, por exemplo, há uma rotatividade grande entre as responsáveis pelos gols no Torneio Internacional de Natal. Além de Marta - com ampla vantagem na liderança da artilharia com sete gols e nome certo nas Olimpíadas -, as atacantes Debinha e Bia somam dois gols cada. A primeira foi destaque diante do México. O treinador vibrou com a atuação logo após a partida e salientou a velocidade e movimentação da atacante, que foi titular em 2015 antes de uma lesão.



- A Debinha era titular absoluta no ano passado. Ela se contundiu em Algarve (torneio feminino em Portugal), uma lesão séria, e ficou fora do Mundial, do Pan e voltou somente agora no final do ano. Agora que ela está recuperando sua melhor forma física. Ela é uma jogadora muito rápida, muito veloz e inteligente para jogar. Ela não é somente veloz. Através da sua movimentação, da sua diagonal, ela ocupando bem as costas do adversário, ela provocou uma série de situações. Estamos contentes que ela está totalmente recuperada -  afirmou Vadão.



Andressa Alves foi poupada diante de Trinidad e Tobago em razão do bate e volta à França para uma partida por seu clube, o Montpellier. No segundo jogo, a titular e camisa 9 do time de Vadão já estava novamente em campo contra o México. E balançou as redes. A experiência internacional, em um campeonato como o Francês, pode colaborar para a disputa dos Jogos de 2016. Ela comenta que seu ritmo técnico e tático evoluiu no país que atualmente ocupa a terceira colocação no ranking da Fifa.



- Eu acho que melhorei bastante. Meu ritmo tanto técnico como tático e velocidade. Eu acho que a França está me ajudando bastante neste momento - disse Andressa Alves.



A multifuncionalidade é algo valorizado por Vadão. A prova é que não somente as atacantes marcam gols pelo Brasil. No torneio na Arena das Dunas, Poliana, que é lateral, marcou um, Gabi Zanotti, zagueira, fez um, Formiga, volante, assinalou um, e Rilany, lateral, também balançou as redes, além de Raquel, meia-atacante, com um gol. O treinador salienta que os Jogos Olímpicos ainda estão distantes e ainda está usando o torneio para observações. Mas ele avisa: salvo o aparecimento de uma grande jogadora, o "vestibular" ficará entre as 30/35 jogadoras que estão envolvidas com o grupo nesse momento.



- Está um pouco distante ainda a convocação. Ainda estou observando algumas nesse torneio, por exemplo, a Thaisinha, que é atacante, na primeira convocação que fiz dela ela não foi liberada pelo time coreano . Está tendo oportunidade agora. Nós temos um grupo de 30, 35 atletas que já foram selecionadas durante esse um ano e meio. Acredito que não fuja muito disso. A não ser que surja de última hora uma grande atleta e obviamente será observada. Mas de uma forma geral, nós já temos um grupo que nós chamamos de lista larga, que é um grupo maior para depois selecionarmos.

O Brasil encara o Canadá nesta quarta-feira, a partir de 21h45 (de Brasília), pelo Torneio Internacional de Natal. A partida é válida pela terceira rodada da competição. As duas equipes já estão classificadas à final no domingo. Caso a Seleção ao menos empate hoje, pode jogar por um empate para ficar o título no final de semana. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real. 

Seleção conversa antes do treino (Foto: Cíntia Barlem)

Seleção conversa antes do último treino para enfrentar o Canadá (Foto: Cíntia Barlem)

 


Data: 2015-12-16 00:00:00