Logo


Cuiabá , MT - -

Ronaldinho pode ser punido pela Fifa por participar de amistoso no Kuwait

País está suspenso pela entidade e pelo COI de quaisquer atividades esportivas



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A presença de Ronaldinho e de outros jogadores, assim como ex-atletas de futebol, no amistoso do próximo dia 18 de dezembro no Kuwait, provocou um grande mal-estar na Fifa. O país está suspenso de todas as atividades da entidade que comanda o futebol mundial e do Comitê Olímpico Internacional (COI), por “interferência do governo nas federações esportivas nacionais”. Ao saber da organização do encontro amistoso, que contará com as presenças de Ronaldinho, Figo, Deco, Nesta, Del Piero, Carlo Ancelotti (como treinador), entre outros, a Fifa divulgou imediatamente um comunicado “convidando” os jogadores a não participarem da partida e avisando dos riscos.

O GloboEsporte.com sabe que os jogadores atualmente em atividade, Pirlo, Xavi e Gerrard, já abdicaram da sua presença no Kuwait com medo de enfrentarem uma suspensão, que poderia chegar aos 3 meses, de acordo com as fontes ouvidas pela reportagem. No entanto, não é excluído, que jogadores fora de atividade, como Ronaldinho, possam estar tranquilos.

De acordo com a organização de Zurique, mesmo estes jogadores podem ser sancionados. Questionada de forma oficial pela reportagem sobre o caso, a Fifa não exclui essa possibilidade.

- Não podemos especular sobre uma situação hipotética. Em qualquer caso, qualquer possível violação dos regulamentos seriam avaliadas e consideradas pela Comissão Disciplinar da FIFA com base nas especificidades de cada caso - respondeu um porta-voz da entidade.

Leia mais: "Reforço do Flu", R10 curte a vida de globetrotter e lucra com sua marca

Até o momento, Ronaldinho está sem clube, mas a situação não é simples. No dia 28 de setembro, o craque acertou uma rescisão amigável com o Fluminense - no entanto, de acordo com o artigo 4 do Regulamento da Fifa sobre o Estatuto e Transferência do Jogador, atletas que terminem os seus contratos "permanecem registados na associação do seu último clube por um período de 30 meses". Neste caso, Ronaldinho ainda está registado na CBF, membro-associado da Conmebol, afiliada da Fifa e por isso, a entidade-mor do futebol teria jurisdição para punir e/ou suspender o brasileiro.

Além disso, o brasileiro vai representar o Fluminense na Florida Cup, entre os dias 10 e 20 de janeiro. A presença de Ronaldinho está confirmada nos jogos contra Shakhtar e Internacional. Mas o problema que reside é: se o brasileiro acertar com algum clube ainda em dezembro ou até mesmo no próximo ano, poderá ter de descontar alguma sanção ou suspensão da Fifa, visto que ainda está inscrito na CBF? Mais uma vez, a entidade não responde de forma direta, mas não excluiu essa possibilidade. 

- As associações membros da Fifa ou seus clubes afiliados e jogadores que não estão suspensos não podem ter contato com a associação esportiva suspensa pela Fifa (o Kuwait neste caso) - alertou a entidade.

Segundo a reportagem apurou, a Fifa está muito descontente pela insistência do Kuwait em realizar esta partida, mas também pela adesão de várias estrelas internacionais a um evento, que se realiza num território suspenso de todas as atividades esportivas. Além disso, estarão presentes Pierluigi Collina, atualmente responsável pela arbitragem da Uefa, que será o árbitro do jogo, e Figo, antigo candidato à presidência da Fifa.

 


Data: 2015-12-14 00:00:00