Logo


Cuiabá , MT - -

Veja dicas de preparação e cuidados a um mês da 32ª Corrida de Reis

O médico do esporte, Gustavo Veiga, alerta para o limite do corpo e a importância da hidratação. O calçado deve ser escolhido e trabalhado para evitar lesões na prova



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A um mês da Corrida de Reis, algumas dicas são essenciais para a preparação e também alguns cuidados para os atletas para o dia da corrida. A prova será realizada pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, no dia 10 de janeiro, e vai reunir 15 mil pessoas. O médico do esporte, Gustavo Veiga, alertou os corredores da geral para não forçar o próprio corpo e fazer avaliações preventivas para evitar possíveis problemas de saúde.

- Se você nunca participou de uma corrida com o percurso de 10 km em diante não vá tentando trabalhar acima do seu limite. Tentar trabalhar dentro da zona de conforto é uma forma de evitar problemas, principalmente se você não teve uma preparação adequada para esse objetivo ao longo do ano e fazer uma avaliação prévia com um médico para ver suas condições de saúde - afirmou o médico.

A principal recomendação é treinamento. Não adianta o atleta ir para a prova sem uma preparação prévia. A dica é procurar um profissional de educação física para pegar uma planilha de corrida, além da realização de exames, conforme reitera Gustavo. Ainda dá tempo de chegar bem na prova e iniciar uma nova etapa na vida, para os iniciantes.

Algo indispensável para os atletas é a água. Segundo Gustavo o líquido já pode começar a fazer parte da rotina dos participantes da Corrida de Reis.  

- Tentar se hidratar muito bem antes da prova. Geralmente, nós pedimos que até 48 horas antes da prova se aumente a ingestão de líquidos, numa escala de 3 a 4 litros por dia, para poder prevenir os problemas relacionados a hidratação. 

Outra dica dada pelo médico é em relação ao tênis que o corredor vai usar na prova. É importante "conhecer" o calçado para não causar lesões principalmente nas articulações. 

- Usar calçados adequados e confortáveis. Procure não comprar tênis novo para sair mais bonito na televisão, próximo ao dia da competição, porque isso pode gerar desconforto, lesões no pés, tornozelos, joelhos. Utilize tênis que você já está acostumando a praticar exercícios e que te caiba bem - finalizou.

 


Data: 2015-12-11 00:00:00