Logo


Cuiabá , MT - -

Mandato de João chega ao fim com polêmica; FMF se cala sobre futuro

Licença médica de Carlos Orione se encerra novamente, mas ninguém da entidade (muito menos o Barão) quis falar sobre o que virá pela frente



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Desde o fim da Copa do Mundo de 2014, o presidente Carlos Orione anunciou a saída do comando da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). Debilitado fisicamente, o Barão tem deixado a entidade sob o comando de dois de seus vices - Helmute Lawisch e João Carlos de Oliveira.

Helmute ficou à frente por cerca de um ano, mas nos últimos meses foi João Carlos quem esteve à frente da federação. Seu mandato tampão chegou ao fim nesta terça-feira e nada se sabe sobre o futuro: Orione renuncia ou concede nova licença para um dos vices assumirem? Seu mandato se estende até 2017.

A reportagem do GloboEsporte.com tentou por diversas vezes falar com Orione, todas sem sucesso. Sua assessora direta há anos, Lucia dos Santos, se limitou a dizer que não estava mais na entidade através de sua secretária. Tampouco deu notícias sobre a situação de seu chefe.

João Carlos deixa o comando sob polêmica com a segunda vaga de Mato Grosso na Copa Verde. Depois de indicar o Operário Várzea-grandense como vice-campeão estadual, ele se viu em uma encruzilhada com a mudança indicada pela CBF, que mudou a forma de disputa do torneio, dando somente uma vaga para o campeão estadual (Cuiabá) e a outra do ranking nacional de clubes - atualmente o Luverdense é o líder.

João Carlos e Carlos Orione, Federação Mato-grossense de Futebol (Foto: Robson Boamorte)João Carlos e Carlos Orione, Federação Mato-grossense de Futebol (Foto: Robson Boamorte)

- Saio de cabeça tranquila e com dever cumprido. Fiz o que pude para os filiados, deixei bem encaminhada a situação de patrocínios do Mato-Grossense. Não posso falar pelo Orione. Eu saio, mas a entidade fica. Essa questão da Copa Verde eu volto a dizer que é uma determinação da CBF. O torneio é dela. Tentamos reverter, mas não foi possível - disse João, que está na federação desde a década de 80.

Carlos Orione é o presidente da FMF desde 1977. Se ele renunciar, uma nova eleição será convocada. A FMF entra em férias nesta quinta-feira e retorna somente no dia 10 de janeiro. Até lá, as movimentações de bastidores devem se intensificar.

 


Data: 2015-12-09 00:00:00