Logo


Cuiabá , MT - -

Mato-grossenses da Luta Olímpica embarcam para jogos escolares brasileiros

“Estamos confiantes e com muita vontade de fazer bonito para MT. Mas vamos com os pés no chão. Pois sabemos que não será uma tarefa fácil”, comenta Josiel de Oliveira



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Seis lutadores de Wrestling viajam para representar Mato Grosso na 2ª etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), na categoria A (de 15 a 17 anos), que será realizada de 12 a 21 de novembro, em Londrina, no Paraná. Eles garantiram as vagas quando foram campeões na fase estadual, que ocorreu em agosto passado, em Sorriso. Agora os atletas vão em busca de mais medalhas para somar com as sete já conquistadas pela modalidade.


De acordo com as informações passadas pelo diretor executivo da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Alexandre Galina, serão quatro desportistas de Cuiabá, um de Várzea Grande e outro de Paranatinga. Josiel de Oliveira e Valeska Mattos na disputa do peso pesado, Guilherme Carvalho e Kellen Loraine pelo peso médio e Lucas Santana e Karolayne Braga na categoria de peso leve. Todos medalhistas de ouro nas fases municipais e estaduais dos jogos escolares. 


“Essa modalidade esportiva está presente em nosso estado desde 2013. E mesmo com poucos anos de implantação, participa e conquista títulos brasileiros desde o primeiro ano. Temos seis medalhas nacionais individuais (cinco bronzes e uma prata) e uma por equipe (prata). E alguns dos atletas que estão indo para Londrina já participaram dessa competição e já abocanharam medalhas. Como Guilherme e Josiel que foram os primeiros a trazê-las para MT”, conta Galina.


Para o atleta Guilherme Carvalho, o primeiro mato-grossense a adquirir uma medalha nacional de Wrestling para MT (bronze – 2013), modalidade mais conhecida como Luta Olímpica, essa será outra oportunidade para mostrar a força do estado na luta. Segundo ele, a preparação física e técnica vem sendo aperfeiçoada sem interrupções há quase três anos. E por isso acredita estar em condições favoráveis de combate. Com chances de novamente subir ao pódio.


“Treinamos técnicas de Luta Olímpica duas vezes por semana. Mas a preparação física ocorre seis vezes por semana. Pois também praticamos outras modalidades de luta. Além disso, ainda recebemos, no mês passado, o coordenador de seleções da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), Flavio Cabral. Ele ministrou três dias de treinos. Mostrou novas técnicas e lapidou outras. Esse treinamento contribuiu e deve ajudar nesse próximo passo”, avalia Carvalho. 


Durante a 1ª edição do Treinamento de Capacitação Técnica e Arbitral em Lutas, organizado pela FMTJJLA com apoio do Nafimes (UFMT), Instituto Lutar e Governo do Estado (Secel), que foi realizado em três módulos no mês de outubro, Flávio Cabral disse que Mato Grosso está entre os estados que mais progridem na modalidade. Junto com Amazonas, Paraíba e Pernambuco.  


 


Data: 2015-11-09 00:00:00