Logo


Cuiabá , MT - -

Cinco jogadores do Ação Futebol vão fazer testes em clubes do Rio e de São Paulo



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

 

Para a Sociedade Ação Futebol, que perdeu todos os jogos do recém-encerrado Campeonato Mato-grossense da Segunda Divisão, promovido pela Federação Mato-grossense de Futebol e que resultou na ascensão de Operário FC Ltda. e Araguaia para a divisão de honra do ano que vem, o certame teve um aspecto positivo; cinco de seus jogadores das divisões de base vão fazer testes em clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 O “faz tudo” do novo clube profissional de Mato Grosso, Liu Rodrigues, o Ação cumpriu seu objetivo: dar oportunidades a jogadores de “aparecer” no futebol. Tanto é que para o certame do ano que vem, o clube vai continuar se empenhando para revelar talentos para o futebol. Sobre a falta de público nos jogos da Segunda Divisão, Liu atribui o fato principalmente a atual crise financeira que assola o país.

.Olho no Esporte – Para a Sociedade Ação Futebol como foi mais uma experiência no profissionalismo, com a participação no Campeonato Mato-grossense da Segunda Divisão deste ano?

Liu Rodrigues -- O Ação já participou até da primeira divisão do futebol de Mato Grosso em 2008. Quanto ao retorno especifico a esta segunda divisão, nada fora do esperado... sabíamos das nossas limitações por ser uma equipe jovem, porém essa era a ideia: dar oportunidades aos jogadores.

Olho no Esporte – Com um time formado com jogadores da base, o Ação Futebol conseguiu chegar ao final do certame com as finanças equilibradas?

Liu Rodrigues -- Quanto ao fechamento financeiro sim, o clube entrou na competição e saldou todos os seus compromissos de custos. Cabe registrar  aqui nossos sinceros agradecimentos aos nossos parceiros Sicredi e Tubarão Sports.

 Olho no Esporte -- A sucessão de derrotas durante o campeonato não deixou os jogadores chateados? Ou eles estavam conscientes de que não teriam mesmo condições de concorrer com times formados de jogadores profissionais?

Liu Rodrigues --.Não!. Nossos jogadores foram e são sempre orientados quanto ao risco de se colocar atletas mais novos diante de equipes com atletas experientes. Contudo, nossa posição foi sempre a mesma: dar oportunidade a novos atletas. Na verdade, era um risco calculado. Disputamos o campeonato com quatro jogadores sub 17, cinco sub 20 e outros mais experientes.

 Olho no Esporte – Que motivos levaram apenas quatro clubes – Operário FC Ltda., Ação Futebol, Juara e Araguaia -- a participar da Segundona de 2015?

Liu Rodrigues -- O motivo é simples: a atual crise financeira e a falta de investidores no nosso futebol

Olho no Esporte – A sua previsão de que os jogos do Ação Futebol em Cuiabá teriam bom público porque os parentes de seus atletas compareceriam a Arena Pantanal para incentivá-los se confirmou?

Liu Rodrigues – Sim, considerando-se a nossa.ainda pequena torcida.. Contudo, foi uma surpresa .colocarmos sempre a media de 200 espectadores na Arena, Pantanal, coisa que algumas vezes times grandes .não conseguem.

Olho no Esporte – A FMF cometeu alguma falha para o certame ter sido disputado com os estádios vazios ou é o publico que anda desiludido mesmo com o futebol mato-grossense?

Liu Rodrigues -- A meu ver é o reflexo da própria segunda divisão. Lembramos que as agremiações são responsáveis pela promoção de seus jogos e nada tem haver com a FMF. Pelo contrário, a federação, através do presidente João Carlos Oliveira Santos, empenhou-se para colaborar com os clubes.  Foi através dele que veio o patrocínio do Sicredi.

Olho no Esporte – Por que o Ação Futebol foi o único clube da Região Centro-Oeste a ser convidado a participar recentemente no Rio de Janeiro de um debate que discutiu a questão das divisões de base no futebol brasileiro?

Liu Rodrigues -- Na verdade, o Movimento de Formação Futebol de Base é uma reunião onde se discute tudo o que gira em torno da formação de base no Brasil. Porém a liderança, a maioria dos participantes é das equipes da primeira divisão. Contudo, o Ação foi convidado devido a ser um clube formador e estar trabalhando no mesmo molde das grandes equipes do Brasil. Por isso,  convidaram-nos para estar somando junto ao movimento.

Olho no Esporte – Quantos jogadores do Ação Futebol “pintaram” como craques promissores ou com um campeonato tão curto os jogadores não tiveram tempo de se destacar?

Liu Rodrigues – Da nossa equipe, três atletas estão sendo direcionados para clubes do Rio de Janeiro e dois para equipes de São Paulo. São frutos dos investimentos e riscos para colocar atletas novos na vitrine.

Olho no Esporte – A classe empresarial da Grande Cuiabá colaborou efetivamente com os times da Segundona ou o apoio financeiro ficou restrito a instituição que entrou com R$ 50 mil para ajudar nas despesas dos clubes?

Liu Rodrigues – Infelizmente, tivemos somente a participação financeira do Sicredi. Temos muito o que aprender com o futebol-negócio e de resultados dentro e fora de campo. .Aí, acredito eu que a classe empresarial investirá no futebol mato-grossense. Falta de transparência, de prestação de contas e de credibilidade ainda são falhas significativas que bloqueiam os investidores, uma vez que a maioria das equipes sobrevive do investimento político e não de sua capacidade de gerir o clube.

Olho no Esporte -- No ano que vem, o Ação Futebol pretende mesclar a base com profissionais, ou vai repetir a experiência deste ano?

Liu Rodrigues – Vamos continuar com o mesmo modelo, porém com outros atletas, pois a medida que uma equipe se encaixa os resultados veem...

     


Data: 2015-10-25 00:00:00