Logo


Cuiabá , MT - -

Fórmula 1: Rosberg quebra, Hamilton põe a mão na taça, e Mercedes leva o bi na Rússia

Inglês vence e pode levar o tri na próxima etapa. Punição a Raikkonen faz Mercedes assegurar título de equipes. Massa e Nasr fazem prova de recuperação e são 4º e 6



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Dia de festa para Lewis Hamilton e equipe Mercedes no GP da Rússia, válido pela 15ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1. O piloto britânico venceu a corrida e se aproximou do tricampeonato, enquanto a escuderia alemã selou o bi do Mundial de Construtores.

A Mercedes chegou a Sochi precisando fazer apenas três pontos a mais que a Ferrari para se tornar campeã antecipada, mas o abandono do pole position Nico Rosberg, com problemas no acelerador logo no começo, fizeram o time adiar a festa.

Por pouco tempo. Cerca de 1h30 após o fim da prova, o finlandês Kimi Raikkonen foi penalizado com o acréscimo de 30s por ter batido em Valtteri Bottas na última volta, e caiu da quinta para a oitava colocação, deixando de ganhar seis pontos, dando o taça para as Flechas de Prata.

Lewis Hamilton joga troféu para o alto no pódio do GP da Rússia (Foto: AFP)Com a mão na taça! Hamilton joga troféu para o alto no pódio do GP da Rússia (Foto: AFP)

Sem Rosberg, seu único concorrente a altura neste fim de semana pelo caminho, Hamilton venceu a corrida com facilidade. Sebastian Vettel, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Force India, completaram o pódio de uma prova muito movimentada e recheada de incidentes do início ao fim. Com o resultado, o britânico disparou no Mundial de Pilotos. Restando quatro corridas para o fim, ele tem 302 pontos, contra 236 de Vettel, o novo vice-líder do campeonato, e 229 de Rosberg. Lewis pode conquistar matematicamente o campeonato já na próxima etapa, no GP dos Estados Unidos daqui a duas semanas. Para isso, basta fazer nove pontos a mais que o alemão da Ferrari, e dois a mais que o companheiro de equipe. Além de ficar com a mão na taça, Hamilton chegou a 42 vitórias na carreira, superou o ídolo Ayrton Senna no ranking dos maiores vencedores da história da F-1 e igualou Vettel na terceira posição da lista.

TABELÃO:Confira a classificação completa

Classificação Mundial de Pilotos (Foto: GloboEsporte.com)

Classificação Mundial de Construtores (Foto: GloboEsporte.com)







Equipe Mercedes comemora bicampeonato do Mundial de Construtores (Foto: Divulgação)Equipe Mercedes comemora bicampeonato do Mundial de Construtores (Foto: Divulgação)



Para os brasileiros, nada como um dia após o outro. Felipe Massa e Felipe Nasr fizeram boas corridas de recuperação. Partindo de 15º, o veterano da Williams fez boas ultrapassagens, se beneficiou de diversos acidentes e abandonos e terminou em quarto, atrás de Daniil Kvyat, da RBR. O mesmo valeu para seu xará mais jovem, que cruzou a linha de chegada em sétimo com a limitada Sauber, mas subiu para sexto com a punição a Raikkonen.

Getty Images: Felipe Massa começou ganhando posições já na largada do GP da Rússia (Foto: Getty Images)Getty Images: Felipe Massa começou ganhando posições já na largada do GP da Rússia (Foto: Getty Images)





A grande surpresa da prova ficou por conta de Pérez. Graças a uma aposta acertada da Force India que antecipou o pit stop para o período de safety car provocado pelo forte acidente de Romain Grosjean (Lotus) na 12ª volta, o mexicano apareceu na terceira posição. Mesmo com pneus desgastados, ele conseguiu segurar o lugar até a penúltima volta, quando foi ultrapassado por Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. Mas na volta final, o finlandês da Ferrari se precipitou e bateu no compatriota da Williams, que abandonou. O Homem de Gelo ainda cruzou em quinto, atrás de Massa, mas está sendo investigado pela direção de prova. 

Sergio Pérez comemora terceiro lugar no GP da Rússia (Foto: Reuters)Sergio Pérez comemora terceiro lugar no GP da Rússia (Foto: Reuters)



Por sinal, houve muitos acidentes e abandonos. Além da pancada de Grosjean e do choque entre Bottas e Raikkonen, houve também uma batida entre Nico Hulkenberg (Force India) e Marcus Ericsson (Sauber) na primeira volta. O espanhol Carlos Sainz Jr., liberado pelos médicos para correr, teve um problema no freio no mesmo ponto do grande susto de sábado, mas dessa vez bateu levemente no muro apenas. Daniel Ricciardo (RBR) foi outro a abandonar. Com tantos incidentes, a McLaren teria conseguido emplacar seus dois carros nos pontos pela primeira vez na temporada, com Jenson Button e Fernando Alonso em nono e décimo. Mas o espanhol foi punido com o acréscimo de 5s por cortar a pista com frequência e caiu para 11º. O holandês Max Verstappen herdou o 10º lugar e entrou na zona de pontuação.

Veja um compilado dos acidentes deste domingo:

 
 
 


A CORRIDA

Largando em segundo, Hamilton tentou dar o bote em Rosberg na curva 2, chegou a ficar com o bico do carro na frente, mas o alemão se impôs e manteve a ponta.  Raikkonen passou Vettel e Bottas e pulou para terceiro. Mais atrás, Hulkenberg, que largava em sexto, rodou sozinho, e acabou atingido por Ericsson – os dois abandonaram e o safety car precisou ser acionado. Outro que se deu mal foi Max Verstappen, que precisou desviar do acidente, acabou tocando o muro e furando um pneu. Felipe Massa ganhou três posições na largada e subiu de 15º para 12º, enquanto Felipe Nasr passou de 12º para 11º. Veja a largada e a batida no vídeo abaixo.

 
 
 



Rosberg abandona

A relargada foi dada na quarta volta. Bottas aproveitou para ultrapassar Raikkonen e retomar a terceira posição. Na sétima volta, Rosberg passou a enfrentar problemas no pedal do acelerador, que começou a travar. Ele espalhou em uma curva e foi ultrapassado por Hamilton, que assumiu a liderança. Na volta seguinte, sem condições de continuar na corrida, o alemão precisou abandonar (confira no vídeo). Após dez voltas completadas, os dois brasileiros entraram na zona de pontuação. Nasr aparecia em oitavo, logo à frente de Massa.    

 
 
 



Grosjean bate forte, mas sai ileso

Na 12ª volta, Grosjean perdeu o controle sozinho da Lotus e bateu forte na curva 3. Apesar do impacto, o franco-suíço não se machucou (veja vídeo). A batida provocou mais uma entrada do safety car. Alguns pilotos do pelotão traseiro aproveitaram para antecipar a primeira parada nos boxes.