Logo


Cuiabá , MT - -

Cuiabá lidera primeiro ranking estadual divulgado pela federação

Hegemonia estadual garante Dourado na ponta, seguido do Luverdense e Mixto



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Luverdense é o melhor time mato-grossense em atividade, já que está a apenas três pontos do G-4 da Série B do Brasileiro, mas é o Cuiabá que lidera o primeiro ranking estadual divulgado pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), que elaborou o formato de pontuação do ranking nacional de clubes da CBF. Ele contou com as três competições que somam pontos para a entidade: Brasileiro, Copa do Brasil e Estadual. A pontuação vale para os últimos cinco anos de disputa, assim como o da CBF.

A ideia partiu dos próprios clubes que buscam uma regulamentação maior dentro das normas da federação para possíveis indicações ou prioridades em campeonatos futuros.

Ranking Mato Grosso (Foto: Divulgação/FMF)Ranking Mato Grosso (Foto: Divulgação/FMF)

Tricampeão mato-grossense, o Cuiabá é o líder do ranking com 13.305 pontos. A hegemonia estadual do Dourado - detentor de quatro títulos e um vice nos últimos cinco anos garantem a equipe no topo da tabela. A equipe também disputa a Série C desde 2012, além do quarto lugar na Série D 2011. Logo em seguida vem o Luverdense, único representante da Série B de Mato Grosso e que tem feitos memoráveis como a classificação até as oitavas de final da Copa do Brasil em 2013.

A medalha de bronze ficou com o Mixto, que apesar da seca de títulos do Mato-Grossense (o último foi em 2008), disputou a Série D em 2012 e 2013, além do vice-estadual em 2013.

- Estamos acompanhando a evolução do futebol nacional, não só dentro de campo, mas como também em sua organização de logística e estrutura. Adotaremos esse novo sistema de pontuação para modernizar nosso futebol e tomar parâmetros em discussões futuras, principalmente para destacar dentro da CBF uma pontuação dos clubes de Mato Grosso. Acreditamos que em um curto período, os clubes e o futebol mato-grossense estarão na elite do nosso futebol - disse João Carlos Oliveira, presidente da FMF.

Entenda o ranking

Também foi adotado no ranking de clubes do futebol estadual o peso da tabela da série A, onde os pontos conquistados no ano vigente (N) tem o valor multiplicado por 5. No ano imediatamente anterior (N-1) é multiplicado por 4, ano anterior (N-2) x3, ano anterior (N-3) é x 2 e último ano (N-4) tem os pontos multiplicados x1. Adotando também o critério de pontuação para os times que disputam os brasileiros das séries A, B, C e D, a FMF estipulou que somem ao ranking anualmente - 1000 pontos para o participante na série A, 500 pontos para o participante da série B, 250 pontos para a série C e 100 pontos para o participante estadual da série D.

CONFIRA O RANKING DETALHADO

 

 


Data: 2015-10-09 00:00:00