Logo


Cuiabá , MT - -

Obsessão pela Copa do Brasil: Copa FMF sub-21 começa neste domingo

Torneio reúne sete equipes em busca da vaga na Copa do Brasil 2016



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Na luta pela vaga na Copa do Brasil de 2016, sete clubes começam a disputar a Copa FMF neste domingo, que dá ao campeão a oportunidade de jogar a competição nacional. Com o intuito de revelar os novos jogadores do estado, só podem ser inscritos atletas com idade abaixo de 21 anos. O jogo de estreia será no Gigante do Norte, às 16h30, em Sinop, com o time da casa recebendo o Luverdense.

Os sete times foram divididos em duas chaves - na A estão Sinop, Luverdense e Cuiabá; na B estão Mixto, Dom Bosco, União e Rondonópolis. As equipes jogam em turno e returno, e os dois primeiros classificados de cada grupo garantem vaga nas semifinais, que serão no estilo mata-mata, assim como as finais. 

Completando a primeira rodada, União e Rondonópolis duelam no estádio Luthero Lopes, às 18h, no domingo. E na segunda-feira está marcado o "Clássico Vovô" entre Dom Bosco e Mixto, que será na Arena Pantanal, às 20h. Veja a tabela completa.

O torneio começou a ser disputado em 2004 e foi criado para movimentar o segundo semestre e revelar novos jogadores. O primeiro campeão foi o Luverdense. O atual campeão é o Rondonópolis, que levantou o título em 2013. Em 2014, o torneio não foi disputado.

Header_Cuiabá_690 (Foto: Arte Esporte)

O Dourado entrou na competição depois da desistência do Poconé. Apesar de já ter vaga na Copa do Brasil 2016, a equipe vai disputar o torneio para dar ritmo de jogo e poder observar os jovens atletas. Segundo o presidente Aron Dresch, o clube pretende testar os jogadores, mas a ideia também é garimpar reforços para a próxima temporada, em que o clube terá cinco torneios para disputar. 

O time é formado basicamente por jogadores de Cuiabá e região. O treinador será o Eduardo Henrique, que é interino fixo do time. O Dourado tem um título da competição, conquistado em 2010. 

HEADER Dom Bosco-MT (Foto: infoesporte)

O Clube Esportivo Dom Bosco iniciou a sua preparação para a disputa da Copa FMF Sub-21 há 20 dias, após fechar uma parceria com a Escola de Futebol Gol de Placa. Segundo Fábio Assis, presidente da Associação Leões da Colina-Aleco, a parceria visa colher frutos a longo prazo com a formação de jogadores.

O técnico será Giani Adrianni, que é da Gol de Placa e foi auxiliar técnico de Eduardo Henrique, no Mixto, na disputa do Mato-Grossense Sub-19.

Header_Luverdense_690 (Foto: Arte Esporte)

Finalista do Mato-Grossense sub-19 e com a batuta de ter eliminado o Santos na Copa do Brasil sub-20, o Luverdense surge como um dos favoritos ao título. O grupo conta com atletas que tem atuado na Série B do Brasileiro, como o lateral Gabriel Passos e o atacante Carlos Henrique. A base é a mesma que disputou os dois torneios que o time tem se dado bem até aqui. 

Considerado o melhor time de Mato Grosso na atualidade, o Verdão do Norte encara a competição com a importância que lhe é devida, já que o time quer voltar à disputa da Copa do Brasil. Em 2013, o time venceu o Corinthians, por 1 a 0, em Lucas do Rio Verde e, apesar de ter sido eliminado no Pacaembu, cravou o nome no cenário nacional. O time é tricampeão da Copinha com os títulos de 2004, 2007 e 2011. 

Header_Mixto_690 (Foto: Arte Esporte)

Com parceria firmada com um grupo de pastores de Campinas (SP), o Mixto terá um time desconhecido para a disputa da competição. Todos os jogadores foram trazidos do interior de São Paulo e já vinham treinando há um mês. O treinador será um velho conhecido do torcedor mato-grossense. Gilmarzinho Ferreira terá a missão de conduzir o Tigre ao título e a consequente vaga na Copa do Brasil 2016. 

A equipe treina deste a metade do mês de setembro em Chapada dos Guimarães, novo local de trabalho do clube. Em Cuiabá, o Tigre não tem nenhum lugar para treinar e encontrou uma saída na cidade turística, já que a prefeitura cedeu o espaço. O Mixto levou a taça em 2012. 

Header_Rondonópolis_690 (Foto: Arte Esporte)

O Leão vem com a base formada com os atletas que chegaram à decisão do estadual sub-19 deste ano, e com Vinicíus Richa no comando técnico. E Para completar o elenco, a diretoria contratou cerca de 15 atletas na mesma faixa etária. O único jogador de 20 anos é o Biro-Biro, que disputou o Campeonato Mato-Grossense pelo próprio REC.

Com o título de 2013 da Copa FMF, o Rondonópolis é o atual campeão. Uma vez que ano passado a competição não foi realizada. Segundo o presidente do clube, Francisco Marino, será difícil repetir a campanha de dois anos atrás, porque o elenco de 30 jogadores tem idade abaixo dos demais adversários. 

Header_Sinop_690 (Foto: Arte Esporte)

O Sinop apostou em um time quase pronto para a disputa da competição. Sob o comando do ex-jogador do time, Edson Belo, o Galo do Norte trouxe a maioria do elenco do Atlético Ibirama-SC, após uma parceria firmada com o time catarinense. Quase todo o grupo vinha jogando o estadual de lá e chega entrosado para buscar o título inédito do clube. 

A equipe não disputa a Copa do Brasil desde 2000 e uma das metas da diretoria é voltar aos torneios nacionais. Ser campeão da Copinha é o caminho mais curto para atingir o objetivo.

Header_UNIÃO-RONDONÓPOLIS_690 (Foto: Arte Esporte)

Na briga pela vaga na Copa do Brasil do próximo ano, o Colorado montou um time mesclado entre jogadores de Rondonópolis, e ainda sete atletas oriundos de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Só o São Caetano cedeu dois atletas por empréstimo ao União para a disputa da Copa FMF.

O técnico será Cristiano Bifulco, que já comandou o sub-17 do time, e agora terá a oportunidade na equipe profissional, com um grupo de 26 jogadores. Nas duas últimas Copa FMF disputadas, em 2012 e 2013, o União ficou com o vice-campeonato.


Data: 2015-10-03 00:00:00