Logo


Cuiabá , MT - -

Fifa anuncia a inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018

Notícia divulgada nesta sexta através do site oficial da entidade é vista como passo inicial para tornar a modalidade olímpica, sonho antigo da comunidade salonista



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Fifa anunciou nesta sexta-feira, por meio de comunicado em seu site oficial, que o futsal fará parte dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018. A modalidade irá substituir o futebol no evento que será realizado em Buenos Aires. No início do ano, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach já havia sinalizado com a possibilidade da inclusão do futsal no cronograma da competição. O fato é visto pela comunidade salonista como uma possibilidade de tornar a modalidade olímpica, sonho antigo dos praticantes do futsal.

As relações entre o COI e a Fifa, que assumiu o controle do futsal em 1989, sempre foram um empecilho para que a modalidade se tornasse olímpica. Um dos pré-requisitos seria o limite máximo de 23 anos de idade aos jogadores, assim como acontece no futebol de campo (apenas três atletas podem exceder esse limite). Outra exigência seria de que os mundiais de salão deixassem de ser realizados nos anos das Olimpíadas. A Fifa, no entanto, não aceita.

Como o Brasil é o maior vencedor do futsal mundial com sete títulos, dirigentes da Fifa se uniram à Confederação Brasileira (CBFS) em busca deste espaço para a modalidade nos Jogos do Rio de Janeiro. Em uma última cartada para tentar integrar o programa olímpico de 2016, em 2012, o astro Falcão foi nomeado embaixador do esporte para ajudar no lobby, mas o COI manteve-se irredutível.

Na gestão na Thomas Bach, porém, o assunto voltou à pauta. Um dos 40 tópicos da Agenda 2020 menciona a importância de aproximar as relações com ligas profissionais. E a Fifa não escapa a essa nova visão do COI. Em seu objetivo de fortalecer contatos, o dirigente alemão tem conversado ainda com figuras importantes da NBA, NHL e até da NFL, embora o futebol americano não seja olímpico. Ele inclusive esteve no último SuperBowl, que aconteceu em fevereiro nos Estados Unidos.

 


Data: 2015-09-25 00:00:00