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Porche Cup: Pedro saiu da pista a 169 km/h e girou mais forte que piloto de caça

Dados indicam que aceleração no ar atingiu 12,7 vezes força da gravidade. Piloto de caça enfrenta forças de até 8G, enquanto astronauta se prepara para suportar até 9G



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Os engenheiros da Porsche GT3 Cup Challenge recuperaram os dados do computador de bordo do carro de Pedro Piquet para estudar o assustador acidente durante a corrida do último domingo, em Goiânia. O piloto de 17 anos saiu apenas com uma fratura na mão e leve trauma pulmonar e recebeu alta do Hospital de Urgências de Goiânia na manhã desta segunda-feira. O sistema do carro do filho de Nelson Piquet registrou informações até o motor parar de funcionar. Foram gravados os dados até 0s3 após o primeiro toque da traseira do carro no chão, depois dos múltiplos giros no ar.

Após contornar a curva 1 em quinta marcha a 207,2 km/h, o Porsche #6 teve um primeiro contato com outro carro a 200,9 km/h. Neste momento, Pedro deixou de acelerar e tocou o freio. Após o segundo contato com o outro veículo, a última velocidade registrada com as rodas no solo foi 169,3 km/h (sempre em quinta marcha).

O sistema registrou também as acelerações máximas com o Porsche no ar. A aceleração lateral máxima foi 8,4 G, a aceleração longitudinal máxima 6,5, e a aceleração vertical, 8,7 vezes a força da gravidade. A aceleração combinada máxima (momento em que o carro está girando) atingiu 12,7 G. Para efeito de comparação: um piloto de caça enfrenta forças de até 8 G, enquanto um astronauta tem treinamentos para fazer o corpo suportar até 9 G.

- Foi um grande susto. Sabemos do risco inerente ao esporte, e o episódio colocou à prova nosso protocolo de segurança, que funcionou muito bem. Graças a isso o Pedro deixa o hospital com só algumas escoriações e mais nada - disse um aliviado Dener Pires, promotor da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Confira vídeo no link abaixo:

http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2015/09/pedro-saiu-da-pista-169-kmh-e-girou-mais-que-piloto-de-caca-aponta-analise.html

Acidente de Pedro Piquet na etapa de Goiânia da Porsche Cup (Foto: Reprodução)Acidente de Pedro Piquet na etapa de Goiânia da Porsche Cup (Foto: Reprodução)


O dirigente acrescentou que o trabalho da equipe de resgate médico foi impecável e destacou as condições de segurança do autódromo: "a área de escape é ampla, e o carro não chegou nem perto do muro".

- O carro mostrou mais uma vez o tanto que é seguro, tanto na rigidez do cockpit quanto nas extremidades, que absorveram bem a força da pancada - finalizou.

A categoria compete com o Porsche 911 GT3 Cup. Na classe Cup (pela qual compete Pedro Piquet), é utilizada a mais recente geração do modelo, chamada "991", enquanto a Challenge corre com a versão "997 - II". As principais diferenças são na potência dos propulsores (460 HP na Cup e 450 na Challenge) e o sistema de transmissão (câmbio por paddle shift na Cup e sequencial na Challenge).

Pedro Piquet com o rosto inchado após forte acidente em Goiânia (Foto: Divulgação)Pedro Piquet com o rosto inchado após forte acidente em Goiânia (Foto: Divulgação)

 

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Data: 2015-09-21 00:00:00