Logo


Cuiabá , MT - -

60 dias de Ronaldinho: esperança vira dúvida com volta indeterminada ao Fluminense

Depois da contratação, aumento de sócios e estreia com jogada de gol, meia convive com problemas físicos e, fora contra Coritiba e Sport, será preparado à Copa do Brasil



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A conversa à beira do gramado, entre a cúpula do futebol e o líder da comissão técnica, durante o treino de segunda-feira, nas Laranjeiras, oficializou uma ideia amadurecida nos últimos dias no Fluminense: Ronaldinho só voltará a atuar ao estar recondicionado fisicamente. Sem prazo para o retorno, o meia, que se recupera de inflamação na garganta, está fora contra o Coritiba, nesta quarta, e não tem presença assegurada diante do Sport, no domingo. A ideia é prepará-lo para o duelo, das quartas de final da Copa do Brasil, com o Grêmio. Uma situação, decidida por Mário Bittencourt, Fernando Simone e Enderson Moreira, que, 60 dias após a contratação, transforma a esperança em dúvida.  

Ronaldinho foi anunciado como reforço em 11 de julho - 60 dias completos nesta terça-feira. Ao estrear contra o Grêmio, cinco dias depois do primeiro treino, construiu a jogada do gol da vitória no Maracanã (relembre no vídeo abaixo). Encheu os tricolores de esperança de, após a traumática saída da Unimed, manter um time competitivo. Houve benefício também fora de campo, com um salto de sócios (cerca de 10 mil, segundo o clube). Porém, o time entrou em fase irregular, e o camisa 10 pouco contribuiu. Não brilhou. A falta de ritmo, explicada pelos dois meses parados desde a saída do Querétaro, pesou. Depois de cinco jogos, foi poupado. Perdeu dois para melhorar a forma. Voltou. Foi preservado de mais um e vetado do último.  

Ronaldinho no Flu

Seis jogos
478 minutos em campo
Nenhum gol
8 finalizações
Poupado em três partidas
Um duelo vetado
30 treinos

Acontece que a ideia de dar ritmo atuando parou de surtir efeito. A má fase no Brasileirão também pesou - são oito derrotas nos últimos dez jogos e queda ao nono lugar, com 33 pontos, cinco atrás da zona da Libertadores. A Copa do Brasil, cujo confronto com o time gaúcho tem datas de 23 e 30 de setembro, é uma alternativa de conquista com vaga ao torneio sul-americano.  

- Às vezes que ele entrou e jogou, não foi nem perto do que se espera dele. Vamos ser honestos. Estamos dando todas as possibilidades para corresponder no campo. É óbvio que sabíamos que ele estava 60 dias parados. A contratação dele... a gente sabia que tem 35 anos, que tem nome maravilhoso, um dos melhores da história do futebol. Teremos toda a paciência para esperar ele se condicionar. Obviamente, ele tem de entrar condicionado. Não vamos perder dez jogos esperando ele se recondicionar nos jogos. Não. Teve o problema agora. Vamos esperar ele se recuperar durante a semana. Se estiver recuperado e o treinador achar que deve ir, ok. Até porque levar um jogador a campo sem as melhores condições expõe o clube e o atleta. O futebol requer força física. Ronaldo prima pela qualidade, o cara que acha a bola genial. Mas até para isso precisa estar condicionado. Como fizemos na semana, mas ele teve o problema da garganta. Quando tiver, estará à disposição - explicou o vice de futebol, Mário Bittencourt.  

Ronaldinho é esperado nesta terça-feira nas Laranjeiras. Depois de ser vetado pelos médicos do jogo com o Flamengo, o quadro de dor de garganta, motivado por virose, não melhorou. Tanto que sequer foi treinar na segunda. A ausência gerou questionamentos nas redes sociais por parte de torcedores, os mesmos que o vaiaram na derrota para o Atlético-MG.

O panorama de dúvida, porém, não abala a confiança. Enderson diz que o jogador irá render:

- Futebol não é mágica. Sabemos que ele pode resolver em um lance, é genial, é fora de série. Mas sabemos que para que isso possa acontecer tem um aspecto muito importante no futebol que é a dinâmica de jogo, a intensidade. Ele vai nos ajudar, com certeza.

 


Data: 2015-09-08 00:00:00