Logo


Cuiabá , MT - -

Ciclismo: Após punição na abertura do Tour do Rio, ciclista português fatura 2ª etapa

Gustavo Veloso termina percurso de 178,9km, entre Andra dos Reis e Valença em 4h20m56s. Alex Diniz é o segundo, e o português Raul Alarcon completa o pódio



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Depois de perder o título na abertura do Tour do Rio por ter cometido uma infração no sprint final, deixando o primeiro lugar para o espanhol Oscar Sevilla, o português Gustavo Veloso não deu brechas aos rivais e sagrou-se campeão da segunda etapa. O ciclista da equipe Quinta da Lixa completou o percurso de 178,9km em exaustivos 4h20m56s de prova. Depois de superar a chuva, o vento e uma série montanhas, Veloso cruzou a linha de chegada com dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o brasileiro Alex Diniz, um dos melhores em terrenos íngremes e representante de São José dos Campos. O também português Raul Alarcon, parceiro de Gustavo, completou o pódio.

- Foi uma prova muito dura. Mas hoje o trabalho da minha equipe foi fundamental para que eu chegasse a essa vitória. Sem dúvida dei um grande passo para a conquista do Tour. Já faz dois anos que venho batendo na trave (foi vice-campeão em 2013 e 2014) e quero mudar essa história. Hoje é dia de festejar. Além da corrida também ganhei um grande dor nas pernas - brincou Veloso, que ganhou a camisa amarela, de líder geral de pontos.

O português contou que Oscar Sevilla vinha realizando uma boa prova, mas seus companheiros não realizaram a devida proteção ao ciclista da EPM-Une. Isto fez com que o vice-campeão da Volta da Espanha em 2001 perdesse a liderança. O espanhol naturalizado colombiano precisou se contentar com a 11ª colocação na prova.

- O Sevilla estava na frente, mas a equipe dele não conseguiu acompanhá-lo, foi ai que meu time me ajudou e conseguir abrir um pouco. Nos 40km finais de prova arrisquei,  disparei e apostei que chegaria bem na frente. Felizmente, deu certo, estratégia perfeita e alcançada - completou.

O brasileiro Alex Diniz, de 29 anos, destacou o alto nível dos competidores, após a disputa de duas de cinco etapas. O ciclista e a equipe que somarem o menor tempo no fim do Tour do Rio serão os vencedores.

- Em 14 anos de ciclismo nunca tinha visto uma prova tão desgastante como essa. Foi briga pela liderança desde o início. Esperávamos uma prova mais tranquila, mas minha equipe fez um excelente trabalho e soube tirar proveito da retaguarda que me deram. Ninguém ganha prova sozinho - analisou Diniz.

Nesta sexta-feira, a terceira etapa acontece a partir das 12h, em trecho de 166km que vai de Valença até Rio das Flores, com previsão de chegada às 16h03m, ao lado da antiga estação de trem. Os vencedores do Tour do Rio 2015 serão conhecidos neste domingo, dia 30, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. 

Confira as classificações:

Individual na 2ª etapa:
1 – Gustavo Veloso (Quinta da Lixa - Portugal) – 4h20m56
2 – Alex Diniz  (São José dos Campos - Brasil)  - a 1m48s
3 – Raul Alarcon (Quinta da Lixa – Portugal) – mesmo tempo

Por equipe na 2ª etapa:
1 – Quinta da Lixa - Portugal
2 – EPM/Une - Colômbia

Individual Geral por Pontos
1 –  Gustavo Veloso – 17 pontos
2- Oscar Sevilla – 10 pontos
3- Alex Diniz – 7 pontos

Vencedor de Montanha da 2ª etapa
João Marcelo Gaspar - São José dos Campos

Vencedor Sub23 da 2ª etapa
Fernando Finkler - Florianópolis

Confira a programação em 2015:
1ª etapa: Rio de Janeiro - Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis - 158km)
2ª etapa: Angra dos Reis - Valença (Angra dos Reis, Piraí, Barra do Piraí e Valença - 175km)
3ª etapa: Valença – Rio das Flores (Valença, Rio Preto-MG, Juiz de Fora-MG, Matias Barbosa, Simão Pereira, Levy Gasperian e Rio das Flores - 166km)
4ª etapa: Valença - Teresópolis  (Valença, Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Petrópolis e Teresópolis - 153km)
5ª etapa: Teresópolis - Rio de Janeiro (Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro - 145km)
Total: 797km

 


Data: 2015-08-27 00:00:00