Logo


Cuiabá , MT - -

Fórmula 1: Hamilton controla Nico e vence em Spa. Grosejan vai ao pódio. Massa é 6º

Britânico vence pela 6ª vez no ano e abre 28 pontos na liderança. Pneu fura no fim e Vettel perde pódio para Grosjean. Williams erra feio com Bottas. Nasr termina em 11º



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Era grande a expectativa para a largada do GP da Bélgica, 11ª etapa da temporada 2015. Não apenas pela volta da Fórmula 1 após as férias, mas pela nova regra que retirava as ajudas dos boxes aos pilotos na hora da partida. Em segundo no grid, Nico Rosberg esperava tirar vantagem da novidade para surpreender o pole position Lewis Hamilton, seu companheiro deMercedes e concorrente na briga pelo título. Mas aconteceu o inverso. O britânico manteve a ponta, enquanto o alemão despencou para a sexta colocação, jogando fora a grande chance de vencer no famoso circuito de Spa-Francorchamps. Na primeira metade da prova, Hamilton teve que lidar com a aproximação de Nico, que, com melhor rendimento, chegou a ficar a 2s de diferença. Mas na sequência, o bicampeão mundial aperto o ritmo, aumentou a vantagem para quase 5s e controlou a corrida até a bandeirada (melhores momentos no vídeo). É a sexta vitória do inglês em 11 etapas. A oito provas do fim, ele chega a 227 pontos, e abre 28 de Rosberg. Confira a classificação do campeonato.


No terceiro lugar do pódio, uma surpresa: Romain Grosjean, da Lotus. O franco-suíço havia feito o quarto tempo no treino classificatório de sábado, mas largou em nono em razão de uma penalidade por trocar o câmbio. Na corrida, Grosjean recuperou o terreno perdido e aparecia em quarto nas voltas finais, pressionando o terceiro colocado Sebastian Vettel, quando o pneu traseiro direito do tetracampeão, que tentava levar a Ferrari até o fim com um pit stop a menos que os demais, explodiu na penúltima volta. Forçado a parar nos boxes, o alemão terminou apenas em 12º. 

Romain Grosjean comemora terceiro lugar no GP da Bélgica (Foto: Getty Images)Romain Grosjean comemora terceiro lugar no GP da Bélgica (Foto: Getty Images)

Em seu 900º GP da história, a Ferrari não teve um bom dia. Além do problema com Vettel, Kimi largou das últimas posições por causa de uma punição por troca de câmbio e até fez uma boa corrida de recuperação, mas chegou somente em sétimo.

Pneu de Sebastian Vettel fura na penúltima volta do GP da Bélgica (Foto: Reuters)Pneu de Sebastian Vettel fura na penúltima volta do GP da Bélgica (Foto: Reuters)



Massa chega em sexto e passa Bottas no Mundial de Pilotos

Felipe Massa, por sua vez, largou em sexto e em sexto chegou. Mas nesse meio tempo até que teve uma corrida movimentada. Ganhou e perdeu posições e beneficiou-se com problemas de alguns rivais para marcar mais oito pontos no campeonato. O brasileiro da Williams tem motivos para comemorar. Com o resultado, chegou a 82 pontos, deixando o companheiro de Williams, Valtteri Bottas, para trás na classificação, e igualando Kimi Raikkonen na quarta posição do Mundial de Pilotos. 

Que trapalhada! Williams mistura tipos de pneus em carro de Bottas

Bottas, aliás, teve a corrida prejudicada devido a um erro grosseiro da Williams. Durante seu primeiro pit stop, um dos mecânicos da equipe inglesa se confundiu e colocou um pneu médio (faixa lateral branca) no carro do finlandês, enquanto os demais compostos eram macios (faixa lateral amarela). Por causa dos diferentes tipos de pneus, Bottas – que era o sexto antes da parada nos boxes – teve seu ritmo de corrida prejudicado e ainda foi punido com drive-through (passagem direta pelos boxes) e chegou a cair para 11º. No fim, terminou em nono.


Aniversariante da semana, Felipe Nasr bem que tentou, mas ficou fora da zona de pontuação mais uma vez. O brasileiro largou em 14º com a Sauber, herdou algumas posições, mas sofreu com problemas nos freios durante a prova e cruzou em 11º, a uma colocação da zona de pontuação, logo atrás de seu parceiro de time, o sueco Marcus Ericsson. A Fórmula 1 volta no dia 6 de setembro, com o GP da Itália.

VOANDO BAIXO: Quando você acha que as pataquadas da Williams chegaram ao limite...

FÁBIO SEIXAS:
Faltam duas vitórias para Hamilton igualar Senna

Confira vídeo no link abaixo:

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/08/hamilton-controla-rosberg-e-vence-gp-da-belgica-felipe-massa-e-o-sexto.html

RESULTADO DO GP DA BÉLGICA

Resultado do GP da Bélgica (Foto: Divulgação)



CLASSIFICAÇÃO 2015

Classificação do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 após o GP da Bélgica (Foto: GloboEsporte.com)CLIQUE AQUI E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DA TEMPORADA 2015







A CORRIDA



O clima de apreensão pela largada foi cortado quando o carro de Nico Hulkenberg (Force India) apagou no grid e forçou a realização de uma nova volta de apresentação (vídeo). Outro que teve problemas de potência no motor foi Carlos Sainz Jr. (STR), que recolheu ao fim da volta para partir dos boxes.


Na largada válida (vídeo), Hamilton não tracionou de forma ideal, mas conseguiu se segurar na ponta. Pior que ele foi Rosberg, que despencou de segundo para sexto. Quem mandou bem foi Pérez, que pulou de quarto para segundo, Ricciardo, que passou de quinto para terceiro, e Vettel, que saltou de oitavo para quinto. Bottas caiu de 3º para sexto, enquanto Massa perdeu uma posição e foi para oitavo. Nasr se manteve em 14º.


Na volta de abertura, um abusado Pérez ainda tentou atacar Hamilton para assumir a liderança, mas o britânico se defendeu bem, manteve a ponta e abriu. Após intenso troca-troca de posições, Ricciardo aparecia em terceiro, seguido por Rosberg, Vettel, Bottas, Grosjean e Massa. Mais atrás, Maldonado abandonava sem potência no motor da Lotus. Pouco depois, Kvyat passava Massa e empurrava o brasileiro para a oitava colocação.

Rosberg se recupera na primeira rodada de pit stops



Ricciardo abriu os trabalhos nos boxes já na 9ª volta, acompanhado da maioria dos membros do pelotão da frente na volta seguinte. Já a dupla da Mercedes e Vettel, da Ferrari, retardaram ao máximo a primeira parada. Quem se deu bem com isso foi Rosberg, que ganhou as posições de Ricciardo e Pérez e subiu para segundo.



Enquanto isso, Bottas não imprimia um bom ritmo e perdia posições. A explicação: uma trapalhada da Williams, que colocou três pneus macios e um composto médio no carro. Por causa do erro, o finlandês foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes). Após a primeira rodada de pit stops – e a punição a Bottas – a classificação era a seguinte: Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg, Vettel, Pérez, Ricciardo, Grosjean, Kvyat e Massa. Raikkonen e Verstappen completavam o top 10.



Na 22ª volta, Ricciardo, quarto colocado na prova, ficou lento na pista devido a um problema na RBR e parou no início da reta (vídeo). O safety car virtual foi acionado por dois minutos para a retirada do carro do australiano. Grosjean, Massa Kimi, Verstappen e Bottas aproveitaram para trocar novamente os pneus, enquanto Pérez se direcionava para os boxes no momento que o piloto da RBR abandonava Já Hamilton, Nico, Vettel e Kvyat preferiram seguir na pista.


Com pouco mais da metade da prova disputada, o top 10 era o seguinte: Hamilton, Rosberg, Vettel, Grosjean, Kvyat, Pérez, Massa, Raikkonen, Verstappen e Bottas. Nasr aparecia em 12º. O britânico, que sofria a aproximação de Nico nas voltas anteriores, apertou o ritmo e abriu do companheiro.

Com receio de seus pneus não resistirem até o fim, Kvyat fez mais uma parada na 29ª volta e colocou um novo jogo de pneus macios, retornando em décimo, logo atrás do finlandês da Williams. Na 31ª volta, Hamilton, que tinha 5s de vantagem para Rosberg e 23s para Vettel, fez seu segundo pit stop e colocou um novo jogo de pneus macios. Com isso, o alemão da Mercedes assumiu a liderança da prova. Mas por pouco tempo. Nico também parou na volta seguinte e o britânico retomou a ponta.



Com Hamilton com relativa folga para Rosberg, as atenções da corrida se voltaram para a disputa pelo quinto lugar entre Pérez e Massa e pela briga pelo terceiro lugar no pódio: com um pit stop a menos e pneus desgastados, Vettel sofria a aproximação do quarto colocado Grosjean.



Sem conseguir passar o mexicano da Force India, o brasileiro passou a sofrer pressão de Kvyat. Com pneus mais novos, o russo passou Massa a três voltas do fim, e depois ainda deixou Pérez para trás para assumir o quinto lugar. Ele ainda ganharia mais uma posição: na penúltima volta, o tetracampeão viu seu pneu traseiro direito explodir e perdeu a chance de pódio. O alemão precisou parar nos boxes e terminou apenas em 12º. Lá na frente, Hamilton recebia a bandeira quadriculada para mais uma vitória. E Grosjean cruzava em terceiro para comemor
Data: 2015-08-23 00:00:00