Logo


Cuiabá , MT - -

Atletismo: Menos nuggets, mais sacrifícios: Usain Bolt se reinventa para manter reinado

Ameaçado pela grande fase de Gatlin, jamaicano muda dieta e impõe rotina de mais treinos para seguir em alto rendimento e se vê com chances de superar o americano



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Usain Bolt tinha 21 anos quando assombrou o mundo no Ninho do Pássaro. Conquistou três medalhas de ouro com três recordes mundiais nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m. No auge da vitalidade física, recorreu a uma inusitada dieta à base de nuggets de frango para buscar energia e voar na pista olímpica em Pequim. Sete anos depois, o Raio volta ao palco que o consagrou com outro físico e outra cabeça. Com uma dieta bem mais regrada e foco muito maior em sua preparação, o jamaicano encara uma batalha árdua para superar um início ruim de temporada e manter seu reinado nas provas de velocidade.

+ Assista aos vídeos do Mundial de Atletismo

Classificado com o quinto melhor tempo das eliminatórias, Bolt tem Justin Gatlin como sua maior sombra em busca do título dos 100m. O jamaicano e o americano disputam as semifinais a partir das 8h10 (horário de Brasília) de domingo. A final será duas horas depois. O SporTV transmite ao vivo o evento, direto da China, e o SporTV.com acompanha em Tempo Real.

Em sua biografia, lançada em 2013, Bolt revelou os bastidores de sua conquista nos Jogos de 2008 e abriu ao público uma curiosidade sobre sua alimentação. Fã de fast food, ele comeu sua primeira caixa com 20 nuggets em um almoço em Pequim. Depois pediu mais para o jantar e no dia seguinte já se alimentou assim o dia inteiro. Seguiu nesta rotina por cerca de 10 dias, comendo mais de 1.000 empanados de frango até o fim da competição. Este número equivale à ingestão de mais de 59 mil calorias.

Agora com 29 anos, completados no último dia 21, o Raio sente que não metaboliza a comida da mesma forma. Precisou adaptar seus hábitos e introduzir novos sabores e cores, abrindo-se a vegetais e leguminosas.

- Este ano me deram uma comida muito melhor desde que cheguei. Comida normal, não comida chinesa especificamente, mas coisas comuns, como frango e vegetais.

Leia mais:
Bolt avança nos 100m, mas vê Gatlin mais rápido

Thiago Braz decepciona; Keila e Augusto avançam

Mo Farah supera suspeitas é vence 10.000m

Não foi apenas no aspecto nutricional que Bolt precisou se reinventar. Para se manter entre a elite dos velocistas, ele entendeu que precisaria de cada vez mais disciplina com o passar dos anos. Apesar de ainda ser visto com alguma frequência em eventos sociais, sobretudo organizados por seus patrocinadores, o jamaicano aumentou o número de horas que treina na pista e intensificou a preparação na academia para prevenir lesões.

Usain Bolt em sua forma física em 2008, quando foi campeão olímpico pela 1ª vez (Foto: Getty Images)Usain Bolt em sua forma física em 2008, quando foi campeão olímpico pela 1ª vez (Foto: Getty Images)

- Estive no esporte tempo o bastante, vi muito, e definitivamente estou mais experiente. Mudei muito, aprendi muito, sou um cara diferente. Definitivamente, eu tenho que me sacrificar mais. Não é tão fácil como antes, tenho que me focar mais. É definitivamente diferente, sou muito mais dedicado agora.

Mesmo assim, não foi o bastante. Em 2014, teve que lidar boa parte da temporada com um incômodo problema no pé esquerdo e no início deste ano acumulou resultados decepcionantes. Sua melhor marca foi obtida na etapa de Londres da Diamon League, em 24 de julho, quando correu 9s87, apenas o sexto tempo no ranking mundial de 2015 - atrás de marcas obtidas por Justin Gatlin, Asafa Powell, Trayvon Bromell, Keston Bledmand e Jimmy Vicault.

Neste sábado, Bolt foi disparado o atleta estrangeiro mais aplaudido no Ninho do Pássaro. Retribuiu o carinho e fez sua parte ao avançar à final com 9s96. Mesmo tendo diminuído o ritmo perto da linha de chegada, Bolt sabe que precisará fazer muito melhor do que isso se quiser sagrar-se campeão. Gatlin esforçou-se muito menos, iniciou a freada a quase 20 metros da linha de chegada e ainda assim fez a terceira melhor marca do ano nos 100m, a mais baixa das eliminatórias: 9s83.

- Não é a primeira vez que surge essa desconfiança. Assim que me machuquei questionaram se eu superaria. “Será que Usain Bolt machucado vai ser o mesmo depois? Será que vai voltar? Será finalmente batido? É fácil escrever isso. Eu não me preocupo com a mídia, eu só preciso fazer o meu trabalho. Ignorei o que aconteceu e continuei trabalhando no que achava certo. (...) Na final vou acertar tudo isso e ir para cima.

Bolt ostrava 200m atletismo (Foto: (AP Photo/Petr David Josek))Bolt em ação em 2015: astro teve que mudar hábitos (Foto: (AP Photo/Petr David Josek))

Data: 2015-08-22 00:00:00