Logo


Cuiabá , MT - -

Atleta do Olimpus MT conquista ouro em GP de judô na Turquia

Atendida pelo programa de bolsas do Governo, Érika Zoaga ajudou Seleção Brasileira de judô paralímpico a ficar com 3º lugar em competição



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A judoca mato-grossense Érika Zoaga conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de judô paralímpico, realizado em Antalya, na Turquia, nesta terça-feira (03.04). Como beneficiária do programa de bolsas Olimpus da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Érika contribuiu para que a Seleção Brasileira alcançasse o terceiro lugar no quadro geral de medalhas.

Repetindo a excelente performance da primeira etapa do circuito na Alemanha, o Brasil conquistou oito medalhas no total, incluindo duas de ouro, três de prata e três de bronze. A China foi a campeã do evento, seguida pelo Uzbequistão.

Érika expressou sua gratidão pela conquista e o significado especial que essa medalha tem para sua jornada rumo às Paralimpíadas de Paris. "Desafio e superação, é o que posso dizer desse resultado. Estou muito feliz e emocionada por saber que o sonho de chegar em Paris está cada vez mais perto. Sigo cada vez mais focada, porque ainda tenho um caminho a percorrer antes disso", afirmou a atleta, que em maio participará de outra competição em Tbilisi, na Geórgia.

Para alcançar o topo do pódio, Érika, que é cega, enfrentou uma chave com todas as adversárias à sua frente no ranking mundial. O secretário adjunto de Esporte da Secel, David Moura, celebrou o resultado. "A Érika é uma atleta muito dedicada, uma gigante! Esse ouro é muito importante para essa corrida olímpica, traz mais confiança para buscar uma medalha olímpica. Orgulho para Mato Grosso", comemorou.

Alex Lili, representante do Segmento das Pessoas com Deficiência do Conselho do Desporto de Mato Grosso (Consed), explicou como funcionam as classificatórias para os Jogos Paralímpicos. "A sexta colocação é justamente a última posição dentro da zona classificatória e, como no ano de Jogos todas as competições são classificatórias e dobram pontos, com essa medalha significa dizer que a Érika está praticamente garantida em Paris pela primeira vez", esclareceu.


Data: 2024-04-04 00:00:00