Logo


Cuiabá , MT - -

Presidente da CBAt: "Realizar o Campeonato Ibero-Americano em MT é reflexo do apoio estadual ao esporte"

Campeonato será realizado em maio, no COT da UFMT; esta será a penúltima competição até os Jogos Olímpicos



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Nesta sexta-feira (15.03), o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, destacou a gestão e a boa governança do estado de Mato Grosso, evidenciadas pela realização do Campeonato Ibero-Americano. Ele ressaltou que trazer um evento de tal magnitude para o estado é resultado dos investimentos contínuos em esportes, desde a base, destacando o sucesso do Projeto Olimpus, considerado o melhor programa de bolsas do país.

Campos participou de uma inspeção técnica no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A vistoria contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e membros da Associação Ibero-Americana de Atletismo.

O objetivo da inspeção foi avaliar a estrutura onde serão realizadas as provas de pista e campo, que incluirá um percurso da marcha atlética da Avenida Parque do Barbado até o Parque Tia Nair. O evento acontecerá na capital mato-grossense entre os dias 10 e 12 de maio.

As negociações para trazer o campeonato para a região Centro-Oeste começaram em julho do ano passado, durante o Troféu Brasil de Atletismo.

Jefferson Carvalho Neves, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, ressaltou a importância do evento e sua relevância como seletiva olímpica. Ele destacou que a competição reunirá os melhores atletas de 25 países, proporcionando uma visibilidade significativa para Mato Grosso e oferecendo oportunidades para os atletas locais.

Antes da inspeção, os representantes da CBAt e da Associação foram recebidos pela Casa Civil em uma reunião para alinhar o papel de cada parceiro durante a competição. A senadora Margareth Buzetti elogiou a iniciativa do governo estadual e da UFMT em sediar o evento, destacando a importância do esporte como um incentivo para os jovens.

O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo entre seleções nacionais, realizada a cada dois anos entre países ibero-americanos, Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. A edição de Cuiabá será a penúltima competição antes dos Jogos Olímpicos e tem grande relevância como seletiva para o evento.


Data: 2024-03-17 00:00:00