Logo


Cuiabá , MT - -

Indígena vai Iutar Wrestling na etapa nacional dos Jogos Escolares



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Doze lutadores de Wrestling estão classificados para representar Mato Grosso na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que vão ocorrer de 3 a 12 de setembro, para a categoria B (12 a 14 anos), em Fortaleza-CE, e de 12 a 21 de novembro, para a categoria A (15 a 17 anos), em Londrina-PR. E, dentre eles, um dos destaques foi uma indiazinha da Escola Indígena Kura Bakairi, da aldeia Pakuera, que fica a 100 km da sede do município de Paranatinga.

De acordo com o técnico chefe do Wrestling de Mato Grosso, modalidade também chamada de Luta Olímpica, Francisco Fernandes Júnior, os atletas -- sete da capital, três de Paranatinga, um de Sorriso e um de Várzea Grande --  classificaram-se ao ser campeões na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude. Segundo ele, apenas os medalhas de ouro de cada categoria vão para o nacional. E, nesse grupo, uma das histórias mais curiosas é de uma lutadora do interior.

Larissa Tywaki Pedroso, peso médio de 13 anos, tem como maior dificuldade, para se manter no esporte, a distância entre onde mora e o local de treino. No ano passado, quando ganhou bronze no nacional, treinava uma vez por mês. Neste ano, mudou para uma vez por semana. Mas como são elevados os gastos com a viagem até Paranatinga, não sabe se vai conseguir praticar mais vezes por semana. Mas garante que pelo menos os treinos serão mais longos.

“Eu tenho o sonho de ser atleta profissional. De poder viajar e lutar pelo mundo todo. E para isso estou determinada. Mesmo tendo que percorrer uma grande distância para treinar. E, além das aulas de Wrestling, também tenho preparado meu físico. Corro bastante todo dia na aldeia. Pra ficar com as pernas fortes e não cansar quando estiver no tatame. Não será nada fácil me derrubar” -- garante Larissa Tywaki.

Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), instituição responsável por fomentar a modalidade esportiva em Mato Grosso, Francisco José Fernandes, o “Chicão”, a menina da aldeia tem espírito de luta. Conforme Chicão, a atleta ainda precisa aprender muitas técnicas de luta, mas já tem dois dos principais fatores para ser uma Wrestler, que é a força física e a alma de guerreira.


Data: 2015-08-18 00:00:00