Logo


Cuiabá , MT - -

R. Oliveira perde pênalti e Santos empata com Atlético-PR

Artilheiro do campeonato perde pênalti pelo segundo jogo consecutivo, e Santos e Atlético-PR não saem do 0 a 0 na Arena da Baixada



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Atlético-PR não conseguiu os três pontos diante do seu torcedor para voltar a encostar no G4 do Campeonato Brasileiro, pois ficou no empate por 0 a 0 contra o Santos, na noite deste sábado.

O Furacão, desta forma, fica com 30 pontos, na sexta colocação. O time da Vila Belmiro, por outro lado, manteve seu jejum de vitórias fora de casa. Agora são dez jogos, ou quatro meses, sem vencer qualquer adversário como visitante. E o duelo desta 19ª rodada, a última do primeiro turno, poderia ter um placar diferente, caso Ricardo Oliveira não desperdiçasse um pênalti ainda no primeiro tempo. Assim como na quarta, contra o Vasco, o camisa 9 bateu no canto, rasteiro, e viu, desta vez, Weverton se dar bem, espalmando a cobrança para escanteio. Assim, o Peixe fica com 24 pontos, provisoriamente na 11ª colocação.

Agora, o Santos volta suas atenções para a Copa do Brasil, prioridade da equipe neste segundo semestre. Na quarta-feira, a Vila Belmiro será palco do clássico contra o Corinthians, às 22 horas, no primeiro duelo válido pelas oitavas de final. Pelo Brasileirão, o time da Baixada Santista recebe o Avaí , às 18h30 do sábado, também em casa.

Fora da disputa pela Copa do Brasil, o Atlético-PR se prepara para a primeira rodada do segundo turno do nacional por pontos corridos. O time de Milton Mendes visita o Internacional, às 16 horas do domingo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Intensidade e erros 



Com a Arena da Baixada recebendo bom público, Atlético-PR e Santos fizeram um primeiro tempo de muita marcação, correria, mas de muitos passes errados também. O time da casa, empurrado por sua torcida, buscou ditar o ritmo do jogo, mas foi surpreendido com uma marcação bem alinhada do Peixe no setor defensivo e, muitas vezes, com seus atacantes apertando os zagueiros na saída de bola.

Aos 4 minutos, a primeira oportunidade de gol surgiu dos pés de Crysan, que bateu para fora, depois de aproveitar chute torto de Marcos Guilherme.

Aos 10, o Santos quase se deu bem em função de sua marcação avançada. Lucas Lima dividiu com o goleiro Weverton e a bola sobrou para Ricardo Oliveira, mas Alan Ruschel afastou o perigo na hora H.



A grande chande gol do Furacão, então, surgiu aos 25 minutos. E seria um golaço. Marcos Guilherme apostou na jogada individual pelo milho da defesa santista. O meia tabelou com Crysan, deu um drible da vaca em David Braz e, na cara de Vanderlei, bateu rasteiro. A bola tirou tinta da trave e saiu pela linha de fundo.

O lance levantou o torcedor na arquibancada. Mas, logo o Peixe equilibrou as ações e o jogo voltou a ficar truncado, com muita disputa no meio de campo e poucas jogadas de perigo. Mesmo assim, no fim da primeira etapa, o alvinegro praiano teve a melhor chance para abrir o placar. E, de novo, apertando a saída de bola do adversário.

O lance aconteceu aos 39 minutos. Geuvânio roubou a bola de Alan Ruschel, entrou na área e cruzou rasteiro. A bola bateu no braço de Kadu, que tentou cortar o lance com um carrinho. Mesmo com o braço do zagueiro arrastando-se pelo gramado, o árbitro deu pênalti.

Na batida, Ricardo Oliveira repetiu a cobrança desperdiçada diante do Vasco, na quarta. Canto direito do goleiro, rasteiro. E mais uma vez o centroavante teve que lamentar, porque Werverton voou na bola e espalmou para escanteio, assim como fez Martín Silva, no meio de semana.

“Bati no mesmo canto, com confiança, acho que o goleiro tem seus mértitos”, justificou o camisa 9 santista, antes de descer para os vestiários.

“Só queria me concentrar e pensar em ser mais frio que ele. A responsabilidade no pênalti é toda dele. Botei isso na minha cabeça e esperei o máximo que eu pude”, explicou Weverton.

Goleiro Weverton comemora pênalti defendido ainda no 1º tempo
 
Goleiro Weverton comemora pênalti defendido ainda no 1º tempo




Nada de gols 



Na segunda etapa, Milton Mendes já voltou com Walter na equipe. O centroavante, famoso por sua técnica apurada e pelos quilos a mais, colocou fogo no jogo e logo aos três minutos quase marcou. Depois de cruzamento de Eduardo, Walter foi mais esperto que David Braz e cabeceou com muito perigo, para fora.

A resposta santista veio três minutos depois e mais uma vez Ricardo Oliveira, artilheiro do Campeonato Brasileiro, foi protagonista de um lance incrível. Geuvânio passou no meio da defesa atleticana e, dentro da área, serviu o camisa 9, que bateu de primeira. Weverton fez grande defesa e, no rebote, com o goleiro caído no chão, Ricardo Oliveira ‘pregou’ a bola no travessão de forma inacreditável.

O jogo continuou muito intenso, assim como a primeira etapa, porém, com mais espaços e jogadas mais agudas. Preocupado em colocar o time de volta no G-4, Milton Mendes colocou o time no ataque de vez com Douglas Coutinho no lugar de Crysan. Apesar de ser um atacante pelo outro, a movimentação atleticana melhorou e a defesa santista passou a ter amis dificuldades para segurar a pressão.

Atacante Walter entrou no intervalo, mas não conseguiu mudar a história da partida
 
Atacante Walter entrou no intervalo, mas não conseguiu mudar a história da partida
Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press

Dorival Jr, então, apostou em Marquinhos Gabriel para tentar preencher o meio de campo e segurar as subidas de Eduardo pelo lado esquerdo da defesa santista. Gabriel foi sacado. Cansado, Geuvânio também deu lugar a Neto Berola.

A partida ficou um verdadeiro ‘lá e cá’, com as duas equipes se contra-atacando seguidamente. E a torcida rubro-negra foi quem esteve mais perto de tirar o grito de gol da garganta. Walter abriu pela direita e cruzou. Douglas Coutinho dividiu com o goleiro Vanderlei e viu a bola quicar próximo a linha do gol, mas a zaga alvinegra afastou o perigo antes dela entrar.

Aos 35, Vanderlei eviou o gol do Furacão, após cobrança de escanteio. Douglas Coutinho cabeceou com liberdade para o chão e o goleiro alvinegro espalmou.

E assim o jogo caminhou até o apito final, com o time da casa fazendo muita pressão, mas sem efetividade. Alan Ruschel ainda acabou expulso por reclamação.


Data: 2015-08-16 00:00:00