Logo


Cuiabá , MT - -

Wrestlers vão representar Mato Grosso nos jogos escolares nacionais



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Doze atletas do Wrestling se consagraram campeões na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), realizada de 6 a 9 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Fermino Maleski, na cidade de Sorriso (398 km da capital). E os resultados garantiram as vagas para a etapa nacional, que ocorre de 3 a 12 de setembro para a categoria B (12 a 14 anos), em Fortaleza-CE e de 12 a 21 de novembro, para a categoria A (15 a 17 anos), em Londrina-PR.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), instituição responsável por fomentar o Wrestling, também chamado de Luta Olímpica, em Mato Grosso, Francisco José Fernandes, o Chicão, apesar da modalidade estar entre os esportes olímpicos mais antigos, ela só estreou na etapa nacional dos Jogos Escolares em 2012, e na estadual de Mato Grosso em 2013. E, de lá para cá, o número de Wrestlers dobrou.

“Foi a terceira vez que a Luta Olímpica participou da etapa mato-grossense dos Jogos Escolares. Na primeira tivemos cerca de 15 atletas disputando as vagas para a competição nacional. Nesta foram 33 lutadores. E, assim como dobrou a quantidade de competidores, o número de praticantes também cresceu exponencialmente em todo Mato Grosso. O que indica um futuro próspero para a modalidade no estado” -- avalia o presidente Francisco.

Categoria A

Foram seis os campeões classificados pela categoria A, de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino, e divisões por peso: Josiel de Oliveira e Valeska Pedroso Mattos com medalhas de ouro no peso pesado; Guilherme Fonseca Carvalho e Kellen Loraine Silvério, com ouro no peso médio e Lucas Santana Guedes e Karolayne Amorim Braga com ouro do peso leve. Agora eles retornam aos treinos para a etapa nacional em 12 a 21 de novembro, em Londrina-PR.

O vencedor peso médio da categoria A, Guilherme Carvalho (15 anos), diz que os treinos vão sofrer substanciais modificações visando o pódio da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs). “Eles serão mais intensos. Significa que serão mais longos, com mais horas de duração, e também por mais vezes por semana. Antes treinava duas vezes e agora serão cinco”. Guilherme faturou medalha de bronze no nacional de 2013, a 1ª do Wrestling de Mato Grosso.

 Categoria B

Outros seis campeões estão classificados pela categoria B, de 12 a 14 anos, nos gêneros masculino e feminino, e divisões por peso: Igor Fernando de Queiroz e Kethyle Lorenna Silvério com medalha de ouro no peso pesado; Lucas Antônio Duarte e Larissa Tywaki Souza com ouro no peso médio e Guilherme de Arruda Porto e Wany Gabriela Oliveira, com ouro no leve. Todos garantidos para a etapa nacional de 3 a 12 de setembro, em Fortaleza.

O peso pesado vitorioso da categoria B, Igor Fernando de Queiroz (13 anos), chamado de “Idjão”, conta que a maior dificuldade foi a semana anterior a disputa, quando precisou perder oito quilos para se encaixar no peso escolar, de 65.5 a 73.5 kg. “Na noite anterior das lutas ainda estava com três quilos acima do peso máximo permitido. Precisei correr de moletom durante horas para conseguir passar na pesagem”. Idjão lutou com os exatos 73.5kg máximo. 

 

 

    


Data: 2015-08-11 00:00:00