Logo


Cuiabá , MT - -

Histórico Feito: Seleção de Mato Grosso Conquista o 3º Lugar na Taça das Favelas 2023

Jefferson Carvalho Neves, Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, parabenizou os 33 jovens que representaram com orgulho o Estado



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Pela primeira vez na história, a seleção masculina de Mato Grosso alcançou o 3º lugar na etapa nacional da Taça das Favelas 2023. A significativa conquista ocorreu durante as semifinais realizadas no último domingo (17.12) em São Paulo. No torneio feminino, o estado assegurou a 9ª colocação.

A seleção do Espírito Santo abriu o placar no primeiro tempo, mas os atletas de Mato Grosso conseguiram o empate na segunda etapa. A disputa foi para os pênaltis, com os capixabas vencendo por 5 a 3, garantindo um lugar na final contra o Paraná.

Jefferson Carvalho Neves, Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, parabenizou os 33 jovens que representaram com orgulho o Estado. "Todos estão de parabéns por levar o nome de Mato Grosso ao maior torneio de futebol entre favelas do mundo. É gratificante ver o esforço e o desempenho destacado de nossos jovens, resultando na melhor colocação de nossa seleção estadual na competição", enfatizou.

Anderson Zanovello, presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA), ressaltou que os resultados obtidos pela seleção mato-grossense em ambas as categorias indicam um alto nível de competitividade. "A cada ano, estamos ganhando espaço e melhorando o desempenho na etapa nacional. Conseguimos a classificação como cabeça de chave na fase de grupos no masculino e alcançamos o terceiro lugar no campeonato nacional pela contagem de pontos. As meninas, na classificação do campeonato, ficaram em nona posição. É uma performance melhor do que no ano passado, e pretendemos voltar mais fortes em 2024", afirmou Anderson.

A participação das seleções de Mato Grosso em São Paulo foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), CUFA-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, em parceria com outras instituições.

CUFA: Transformando Vidas Há Duas Décadas

A CUFA é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Criada há 20 anos, surgiu da união de jovens de diversas favelas, predominantemente negros, que buscavam espaços para expressar suas atitudes, questionamentos e a simples vontade de viver.


Data: 2023-12-19 00:00:00