Logo


Cuiabá , MT - -

Natação: Etiene revela crise de choro antes da prata em Kazan: “Coração na boca”

Pernambucana de 25 anos precisou ser acalmada por técnico para se concentrar na prova e conquistar a primeira medalha da natação feminina do Brasil no Mundial



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Os 27 segundos e 26 centésimos que Etiene Medeiros levou para dar suas braçadas rumo ao pódio do Mundial de Kazan foram o momento menos sofrido do dia. A afirmação, que pode até soar contraditória, é justificada pelos vários minutos de tensão vividos pela pernambucana pouco tempo antes da final. A chance de conquistar sua primeira medalha e, de quebra, o primeiro pódio da natação feminina do Brasil acabou gerando um estresse além do normal. Antes do balizamento, a nadadora de 25 anos teve uma crise de choro e precisou ser acalmada pelo técnico para se recuperar a tempo do fazer história.

- É um vulcão. Vai ser difícil uma pessoa que nunca foi atleta sentir essa sensação. É bom e, ao mesmo tempo, é alucinante. O coração fica na boca. Mas isso é normal, nós temos que estar prontos para isso. A gente faz toda a preparação para enfrentar esse momento. E, na hora da piscina, é automático. Antes, eu até chorei e falei: “Que sensação louca”. O negócio é louco mesmo, dá vontade de vomitar, tem sensação de tudo... Mas tem que ter um pensamento forte – afirmou a nova medalhista.

+ Clique aqui e assista aos vídeos das principais provas do Mundial de Kazan
+
Prata nos 50m costas, Etiene é 1ª do Brasil a subir ao pódio do Mundial
+
Embalado pelo Pan, Thiago Pereira é prata nos 200m medley no Mundial
+ Confira a programação da natação e as provas de cada brasileiro

As provas começam sempre a partir das 11h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do canal também podem assistir pela internet, no SporTV Play, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real.

O vulcão quase em ebulição precisou ser controlado pelo treinador Fernando Vanzella para evitar que o estresse exagerado da atleta momentos antes da prova não atrapalhasse seu desempenho na final. Etiene teve uma crise de choro minutos antes de entrar na área de controle das disputas, e o técnico foi fundamental para ajudá-la a recuperar a concentração.

- Um pouco antes de ir para o controle, percebi ela bem nervosa. Aí conversamos um pouco, falamos da felicidade de estar aqui, trabalhamos um pouco a respiração... Passamos ali por um estresse que, normalmente, ela não apresenta. Acho que faz parte. Por tudo que ela está conquistando, evoluindo – comentou o treinador, que ganhou um abraço emocionado da atleta em forma de agredecimento depois da prova.

Deu certo. Mais controlada emocionalmente, Etiene foi para a final concentrada no objetivo de subir ao pódio de Kazan. Até os últimos 10 metros de prova, chegou a ter a medalha de ouro nas mãos, mas a chinesa Fu Yuanhui acelerou no fim e bateu em primeiro. A prata foi o suficiente para a brasileira vibrar muito e, enfim, respirar aliviada.


Etiene Medeiros comemora prata inédita com o técnico Vanzella (Foto: GloboEsporte.com)Etiene Medeiros e seu técnico Fernando Vanzella comemoram o resultado (Foto: GloboEsporte.com)

 

 


Data: 2015-08-06 00:00:00