Logo


Cuiabá , MT - -

CBF estende prazo final do Campeonato Brasileiro para 6 de dezembro devido a partidas adiadas

A determinação visa acomodar partidas adiadas no Brasileirão, sem interferir na data FIFA de novembro



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Nesta sexta-feira, a CBF tomou a decisão de estender o término do Campeonato Brasileiro para o dia 6 de dezembro, originalmente programado para encerrar no dia 3 (domingo), proporcionando uma prorrogação de três dias ao torneio.

A determinação visa acomodar partidas adiadas no Brasileirão, sem interferir na data FIFA de novembro.

Durante o período de jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, entre 13 e 21 de novembro, não haverá confrontos do campeonato nacional, com exceção do embate entre Fortaleza e Cruzeiro, anteriormente programado para este fim de semana. O duelo será realizado em 18 de novembro, devido à participação do Fortaleza na final da Copa Sul-Americana, marcada para este sábado.

Os demais jogos adiados - Fluminense x São Paulo, Flamengo x Red Bull Bragantino e Fortaleza x Botafogo - ocorrerão logo após a pausa da data FIFA. Com isso, a 35ª rodada, originalmente prevista para 22 e 23 de novembro, foi transferida para o final de semana subsequente, em 25 e 26 de novembro.

Como o mesmo padrão segue nas três rodadas seguintes, o término do Campeonato Brasileiro será adiado em três dias.

Em comunicado oficial, a CBF justificou que as alterações seguem as regras do Regulamento Específico da Competição do Brasileirão e do Regulamento Geral das Competições (RGC). A decisão foi baseada na garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, preservando as datas FIFA, e considerando o melhor interesse dos clubes, jogadores e torcedores.

A CBF criticou as mudanças no calendário da Conmebol, incluindo os playoffs da Sul-Americana, que utilizaram três novas datas não programadas anteriormente, criando um conflito com o calendário das competições nacionais.

A entidade assegurou que a prorrogação do término do Brasileirão "não impactará o calendário do futebol brasileiro na temporada de 2024, sem alterações nos períodos de férias e datas de início das competições".


Data: 2023-10-28 00:00:00