Logo


Cuiabá , MT - -

Bia Haddad inicia a semana fora do top 20 pela primeira vez em mais de um ano



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Beatriz Haddad Maia começa a semana fora do top 20 da classificação da WTA, algo que não ocorria desde agosto do ano passado.

Sua queda no ranking se deu após ser eliminada nas oitavas de final do ATP 250 de Hong Kong e presenciar a chinesa Qinwen Zheng conquistar o título do WTA 500 de Zhengzhou, na China. Como resultado, a tenista brasileira desceu da 20ª para a 21ª posição na atualização mais recente desta segunda-feira.

Nessa mesma atualização, Zheng, anteriormente classificada como 24ª, ultrapassou a belarussa Victoria Azarenka, que agora ocupa o 19º lugar e é a última integrante do top 20.

Apesar dessa queda temporária, Bia Haddad Maia tem boas chances de retornar à 20ª posição na próxima atualização, uma vez que Azarenka não participará de nenhuma competição nesta semana, o que a fará perder pontos no ranking.

A paulista, por outro lado, começa sua participação no WTA 250 de Nanchang na madrugada desta terça-feira, onde é a cabeça de chave número 1 e enfrentará a japonesa Hibino Nao.

A última vez que Beatriz Haddad Maia ficou fora do top 20 foi na semana de 8 de agosto de 2022, quando ela alcançou a final do WTA 1000 de Toronto e subiu para a 16ª posição na atualização subsequente, datada de 15 de agosto de 2022.

Esse feito marcou a primeira vez em que ela se posicionou entre as 20 melhores tenistas do mundo, e até então, não havia retrocedido no ranking. Destaque-se que ela chegou a atingir o inédito top 10, em décimo lugar, em junho do mesmo ano, após se tornar semifinalista em Roland Garros.

Vale a pena ressaltar que Beatriz Haddad Maia se tornou a primeira tenista brasileira a alcançar tal feito, uma vez que o ranking oficial foi instituído somente em 1975, época em que Maria Esther Bueno estava prestes a se aposentar. María Esther Bueno foi uma lenda do esporte nacional nas décadas de 1950 e 1960.

Entre 1959 e 1960, ela foi considerada a número 1 do mundo pelos principais jornais e publicações especializadas. Além disso, levando em conta o cenário masculino, o Brasil não havia conseguido entrar no top 10 desde Gustavo Kuerten, o Guga, em 2002.

Na atualização do ranking desta segunda-feira, Thiago Monteiro registrou uma notável ascensão, ganhando 24 posições e agora ocupando o 126º lugar. O melhor ranqueado brasileiro ainda é Thiago Wild, que ocupa a 77ª posição.

Entre as jogadoras, Laura Pigossi, a segunda melhor do Brasil, perdeu duas posições e agora está em 120º lugar. Pigossi esteve em ação nesta segunda-feira, competindo no WTA de Monastir, na Tunísia, onde foi eliminada na primeira rodada pela russa Iryna Shymanovich.

Nas classificações de topo, houve poucas alterações. O ranking da WTA permaneceu inalterado no top 10, com Aryna Sabalenka na liderança, seguida por Iga Swiatek e Coco Gauff. Já na ATP, a maior mudança no top 10 foi realizada pelo russo Andrey Rublev, que subiu da sétima para a quinta posição, após ser vice-campeão do Masters 1000 de Xangai. O polonês Hubert Hurkacz, vencedor do torneio chinês após derrotar Rublev, subiu seis posições e se aproximou do top 10, ocupando a 11ª posição.


Data: 2023-10-17 00:00:00