Logo


Cuiabá , MT - -

Aleco tenta resgatar a história e a tradição do Dom Bosco



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Foi trocando ideias através do wathsapp que um grupo de torcedores do Clube Esportivo Dom Bosco, o mais antigo clube social e esportivo de Cuiabá, decidiu criar a Associação Leões da Colina – Aleco, para resgatar a história e a tradição do azulão. Em princípio, a prioridade era a reestruturação da sede no Morro da Colina Iluminada e que já foi um dos orgulhos de Cuiabá.

Só para recordar: foi na sede do Dom Bosco que o presidente-general João Batista de Oliveira Figueiredo  e sua comitiva almoçaram na década de 80 na sua visita a Mato Grosso. Foi uma festa daquelas, que agitou o mundo político, econômico e social de Mato Grosso com a participação de cerca de 400 convidados. 

Mas o advogado Francisco Faiad, dombosquino de primeira hora, bateu o pé: o futebol tinha que voltar. E voltou mesmo, com toda a força. Depois de muitos anos licenciado da Federação Mato-grossense de Futebol, o Dom Bosco disputou a 2ª Divisão no ano passado, subiu para a 1ª Divisão este ano .e andou perto de disputar o título da temporada.. 

Um dos integrantes da Aleco, Bathilde Abdallah afirma que a mudança de planos levou à criação de uma diretoria específica, que além do futebol profissional, vai cuidar também das divisões de base. Para Abdallah, que acha que torcedor tem direito de sonhar com um time como o dos tempos de Adilson, Bargas, Fidélis. Pelego, etc., ou os clubes formam seus próprios jogadores ou vão estar sempre endividados.

Olho no Esporte – Como surgiu a ideia da fundação da Associação Leões da Colina – Aleco, cujo objetivo não era administrar o setor de futebol, incluindo as divisões de base, e sim outros setores do Clube Esportivo Dom Bosco para recuperá-lo como um todo?

Bathilde -- A ideia surgiu do Fábio Assis e Fauze Lemos Jr., que formaram um grupo de whatsapp, com pessoas que tinham uma grande relação com o saudoso Clube Dom Bosco. Assim começaram as reuniões e a intenção de se criar uma associação sem fins lucrativos para reativarmos o Clube Esportivo Dom Bosco. A princípio a ideia da ALECO surgiu para que reestruturasse o clube a começar pela sede social e para depois aos poucos mexer com o futebol.

Olho no Esporte – A Aleco tem uma diretoria específica para cuidar do futebol, que voltou com toda força este ano, inclusive disputando uma vaga para a decisão do Campeonato Estadual de 2015?

Bathilde -- Aqui vale ressaltar que a Aleco, como já dito acima, não tinha intenção nenhuma em participar de nenhum campeonato de futebol por enquanto, só que o doutor Francisco Faiad, membro também da Aleco e mais alguns abnegados achavam que deveríamos voltar e já a disputar a segunda divisão. Então a Aleco, por uma vontade de todos e com a emoção do retorno do nosso querido azulão abraçou a causa junto e deu no que deu, Dom Bosco campeão da 2ª Divisão invicto. Isso, justiça seja feita, só aconteceu devido a coragem do Faiad e dê mais alguns dirigentes. Hoje, nós temos sim uma diretoria específica que cuida do futebol, não só do profissional como da base como foi o caso do sub 19 que disputamos recentemente com uma parceria com o Brasil Central.

Olho no Esporte – A torcida do Dom Bosco reagiu favoravelmente à volta do clube ao futebol depois de uma longa ausência do profissionalismo, prestigiando os jogos do clube?

Bathilde -- A torcida reagiu sim de forma satisfatória ao retorno do Dom Bosco ao futebol profissional..

Olho no Esporte -- Quantos associados – e quem são – estão empenhados nessa cruzada para o ressurgimento do mais antigo clube social e esportivo de Cuiabá?

Bathilde -- Os associados contribuintes que nos ajudam nessa gestão da Aleco são em torno de 70 a 80 pessoas. E são pessoas de todo o tipo de formação profissional (advogados, médicos, publicitários, empresários, funcionários públicos...)

Olho no Esporte  – O fato de o Dom Bosco ter conseguido patrocinadores para bancar todas as despesas que teve ao longo do Campeonato Estadual de 2015 comprova o prestígio que o clube sempre desfrutou entre a sociedade cuiabana?

Bathilde – Ah, isso com certeza. Prestígio do clube, bem como das pessoas que comandam o azulão. Isso também é muito importante: nós da Aleco fazemos isso por amor ao clube. Só temos que agradecer a todos os patrocinadores que nos ajudaram nessa empreitada: Grupo São Benedito, City Lar, Colchões Pelmex, Oncomed, Hotel Abudi, Clin Life, WClube Fitness, GFP Publicidade, Droga Master, GTX Goiatex Sports, HSF, Mega Nutri, Sonimed.

Olho no Esporte – Todos os clubes reclamam que os torcedores estão fugindo dos estádios por causa da concorrência da televisão, transmitindo grandes clássicos do futebol brasileiro nos horários dos jogos dos campeonatos regionais. O Dom Bosco tem algum projeto para reverter essa situação?

Bathilde -- Realmente nesse campeonato sentimos na pele isso. Creio que uma saída seria realizar os jogos sábado à noite, porque assim fugiríamos de um Santos x Corinthians, Fluminense x Flamengo, por exemplo....

Olho no Esporte – Com a Aleco cuidando especificamente do futebol, o torcedor dombosquino pode sonhar em um futuro não muito distante com um Dom Bosco da década de 70, com jogadores das virtudes de Adilson, Bargas, Pelego, Fidélis...?

Bathilde -- Kkkkkkkkk tem que rir um pouco, sonhar não custa nada né, amigo? Mas, sinceramente, esperamos num futuro próximo chegar lá, se Deus quiser.

Olho no Esporte – A volta do Dom Bosco ao futebol profissional tem incentivado o retorno de antigos associados ao clube?

Bathilde -- O exemplo disso sou eu, Fauze, Armando, Bebeto, Geandre, Sidnei, Luís Mauro e tantas outras pessoas. Voltamos a ser associado do clube, com um detalhe bem interessante: com os títulos antigos que foram comprados pelos nossos pais.

Olho no Esporte  – O Dom Bosco projeta investir ou não nas suas divisões de base, visando seu futuro no futebol profissional?

Bathilde -- Não tem como não investir na base, Está mais que comprovado que a solução é a base e os clubes daqui têm que pensar nisso com urgência. Se não fizerem isso, estão fadados a ficarem endividados.

Olho no Esporte  -- O que significa para o Dom Bosco esse resgate que filhos e netos estão fazendo de títulos remidos de seus pais, avôs...?

Bathilde --: Eu resumo a minha resposta a duas palavras: TRADIÇÃO E HISTÓRIA.

  


Data: 2015-07-26 00:00:00