Logo


Cuiabá , MT - -

Julgamento de Daniel Alves pode ocorrer neste mês; recapitule o que se conhece sobre o assunto

O jogador, atualmente sem clube, responde a um processo de agressão sexual a uma jovem em Barcelona



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Daniel Alves completa nove meses de prisão na cadeia Brians 2, em Barcelona, na Espanha, neste mês de outubro. O jogador, atualmente sem clube, enfrenta um processo por agressão sexual a uma jovem em uma casa noturna de Barcelona em dezembro de 2022. A investigação foi encerrada em julho, e de acordo com a imprensa espanhola, o brasileiro deverá ser julgado entre outubro e novembro. Vale destacar que Daniel Alves fez 40 anos enquanto estava detido, após se apresentar à Justiça espanhola em 20 de janeiro.

Em agosto, na mesma semana em que a Justiça de Barcelona encerrou as investigações, Daniel Alves e sua defesa desistiram de novos recursos para acelerar o julgamento e se tornar réu no processo.

Em nota enviada ao Estadão na época, foi mencionado que "Dani Alves tem se mostrado insatisfeito com o relato dos fatos contidos na decisão judicial, que não condizem com a realidade do ocorrido". No entanto, ele também afirmou que não recorreria da decisão para agilizar seu julgamento. A denúncia era uma etapa necessária para encaminhar o caso ao juiz de primeira instância.

O julgamento ainda não tem data definida. Desde o início das investigações, Daniel Alves concedeu entrevistas negando as acusações de estupro. Em uma entrevista ao programa "Y Ahora Sonsoles", do canal espanhol Antena 3, em 5 de janeiro, ele confirmou estar na casa noturna Sutton na data do incidente, mas negou a agressão e alegou não conhecer a mulher. Suas versões mudaram ao longo das investigações.

Após participar da Copa do Mundo no Catar até meados de dezembro de 2022, Daniel Alves voltou ao futebol do México, onde tinha contrato. No entanto, após sua prisão, o Pumas rescindiu o acordo. Durante seu tempo na prisão, o jogador rompeu com sua esposa, Joana Sanz, e teve a companhia de seus filhos e da mãe deles em Barcelona. Um outro detento chegou a afirmar que Daniel Alves sofria perseguição na prisão.

O caso ganhou notoriedade na imprensa espanhola no final de 2022, quando o jornal ABC revelou que Daniel Alves teria violentado sexualmente uma jovem na casa noturna Sutton em 31 de dezembro. A mulher estava acompanhada por amigas e a equipe de segurança da casa noturna chamou a polícia, que ouviu o depoimento da vítima.

Em 10 de janeiro, a Justiça espanhola aceitou a denúncia e iniciou uma investigação contra o jogador brasileiro, que já havia defendido o Barcelona por muitos anos. Inconsistências nas versões de Daniel Alves, além do temor de fuga do país europeu, levaram a juíza Maria Concepción Canton Martín a ordenar a prisão de Daniel Alves em 20 de janeiro, após ele prestar depoimento.

O Juizado de Instrução 15 de Barcelona conduz a investigação. Daniel Alves chegou a afirmar que não conhecia a mulher que o acusava, mas posteriormente admitiu ter tido relações sexuais com ela de forma consensual. A prisão provisória foi decretada a pedido do Ministério Público devido ao risco de fuga durante o processo.

Daniel Alves depôs voluntariamente à polícia espanhola sem a presença de seus advogados. Na época de sua detenção, ele estava na Espanha para o funeral da mãe de sua esposa, Joana Sanz, que chegou a pedir privacidade em meio a esse período difícil.

Quanto à pena que Daniel Alves poderá enfrentar, as alterações no Código Penal da Espanha em outubro de 2022 introduziram uma nova lei chamada "Só sim é sim", que classifica todos os atos sexuais não consensuais como atos de violência. De acordo com o jornal El Mundo, Daniel Alves poderá ser condenado a uma pena de oito a dez anos de prisão. Seu contrato com o Pumas foi rescindido no mesmo dia de sua prisão provisória, e o advogado Cristóbal Martell, que já representou o Barcelona e Lionel Messi, foi contratado para lidar com o caso.

Embora tenha tentado obter sua libertação em várias ocasiões, os pedidos de soltura de Daniel Alves foram negados. Ele prestou novo depoimento à Justiça espanhola em abril, reafirmando que a relação sexual foi consensual e explicando que as diversas versões dadas anteriormente foram uma tentativa de ocultar sua infidelidade a Joana Sanz, sua esposa. Joana Sanz continuou a visitar Daniel Alves na prisão, e segundo o canal espanhol Telecinco, ela desistiu do pedido de divórcio para apoiar o jogador neste momento difícil.


Data: 2023-10-03 00:00:00