Logo


Cuiabá , MT - -

Corinthians Não Recebe Indicação de Tite e Considera Mano Menezes como Alternativa

Mano Menezes foi demitido do Internacional em julho, depois de recusar uma proposta para assumir o Corinthians em abril



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O treinador Mano Menezes, de 61 anos, está no centro das atenções no Corinthians. A diretoria do clube pretende abordá-lo nesta quinta-feira para discutir a possibilidade de assumir o cargo imediatamente.

O Corinthians, inclusive, está considerando a ideia de que Mano comande a equipe no clássico contra o São Paulo, agendado para este sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio do Morumbi.

Detalhes como a duração do contrato, condições financeiras e outros aspectos ainda não foram abordados, portanto, uma reunião é vista como essencial para agilizar as negociações. O Corinthians está disposto a firmar um contrato que tenha vigência, no mínimo, até o final da temporada de 2024.

Mano Menezes foi demitido do Internacional em julho, depois de recusar uma proposta para assumir o Corinthians em abril. Naquela época, ele optou por não trocar de clube devido ao seu compromisso anterior. No entanto, a situação é diferente agora.

Inicialmente, Mano não planejava assumir nenhum clube antes do próximo ano, mas a perspectiva de ter um contrato de longo prazo, a oportunidade de antecipar o planejamento de trabalho e a chance de competir pelo título da Copa Sul-Americana são motivos que podem levá-lo a reconsiderar seus planos de carreira.

Se Mano recusar o convite, o Corinthians buscará uma nova alternativa. Dentro da diretoria, há interesse no nome de Luis Castro, um treinador português que deixou o Botafogo em julho para comandar o Al Nassr. No entanto, o foco principal é fechar um acordo o mais rápido possível com Mano, e há otimismo nesse sentido.

Na facção que está no poder, Mano Menezes já era visto como o nome preferido para assumir o cargo de técnico a partir de 2024. A oposição tinha a intenção de trabalhar com outro nome, que não foi revelado.

Mano Menezes comandou o Corinthians entre 2008 e 2010 e novamente em 2014. No total, ele esteve à frente do Timão em 248 jogos, período em que ajudou o clube a retornar à elite do futebol brasileiro e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, ambos em 2009. Em 2010, o Corinthians era um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro quando Mano deixou o clube para assumir a Seleção Brasileira. Em sua última passagem, o treinador promoveu uma grande reformulação no elenco e garantiu uma vaga na Libertadores de 2015, quando Tite assumiu o comando.

E quanto a Tite? Assim como em outras quatro oportunidades, Duilio Monteiro Alves não deixou de buscar informações sobre Tite.

Gilmar Veloz, empresário de Tite e amigo pessoal de Duilio, assistiu ao último jogo de Vanderlei Luxemburgo contra o Fortaleza na terça-feira, no camarote do presidente na Neo Química Arena.

Durante a visita de Veloz, que não tinha sido planejada com o objetivo de negociar, Duilio voltou a questionar o empresário sobre a situação de Tite, com o intuito de obter informações atualizadas. Isso ocorreu porque o técnico havia recusado recentemente a oferta do próprio Corinthians e seu nome passou a ser cogitado no Flamengo.

A resposta dada a Duilio foi que Tite está decidido a não assumir nenhum clube no Brasil em 2023 e que ele não estava negociando com o Flamengo, pelo menos até aquele momento.

Em nenhum momento, nem mesmo nesta quarta-feira, após a demissão de Luxemburgo, Duilio foi informado sobre uma mudança de planos por parte de Tite.

Diante dessa situação e da necessidade urgente de encontrar um substituto para Luxemburgo, Duilio decidiu não esperar por Tite. Se o treinador realmente mudar de ideia e começar a trabalhar no Flamengo, o Corinthians entende que fez a sua parte e que a responsabilidade de explicar suas decisões de carreira seria de Tite.

Demissão de Luxa A demissão de Vanderlei Luxemburgo nunca esteve condicionada a um nome pré-acordado com o clube. A decisão do Corinthians de encerrar o contrato foi baseada na necessidade de buscar a classificação para a final da Copa Sul-Americana. Os resultados e o desempenho insatisfatório da equipe foram determinantes para a diretoria alvinegra.

Internamente, havia um consenso de que o trabalho não estava progredindo e que, nas atuais circunstâncias, seria muito improvável conquistar a vaga na final do torneio.

A avaliação foi de que o problema não era a falta de empenho e dedicação dos jogadores, mas sim a dificuldade de compreender o que Luxemburgo desejava em campo. Isso se devia, em grande parte, às decisões do treinador que não eram apoiadas por um plano de trabalho claro no centro de treinamento Joaquim Grava.

Diante dos resultados ruins, do desempenho em queda e das críticas às atividades realizadas no centro de treinamento, a permanência de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians se tornou insustentável.


Data: 2023-09-28 00:00:00