Logo


Cuiabá , MT - -

São Paulo ostenta um índice de sucesso de 63% em finais realizadas no Morumbi e permanece invicto por 17 anos

O palco da decisão será o Morumbi, um estádio que tem sido testemunha de vitórias cruciais para o clube ao longo dos anos, revertendo placares desfavoráveis em duas ocasiões nesta temporada, primeiro contra o San Lorenzo, na Copa Sul-Americana, e depois diante do Corinthians, na Copa do Brasil



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Após conquistar uma vantagem sólida na partida de ida no Maracanã, o São Paulo entrará em campo neste domingo, dia 24, diante do Flamengo, com a possibilidade de garantir sua primeira Copa do Brasil na história precisando apenas de um empate. O palco da decisão será o Morumbi, um estádio que tem sido testemunha de vitórias cruciais para o clube ao longo dos anos, revertendo placares desfavoráveis em duas ocasiões nesta temporada, primeiro contra o San Lorenzo, na Copa Sul-Americana, e depois diante do Corinthians, na Copa do Brasil.

Um levantamento realizado por Michael Serra, historiador do São Paulo, revela que o clube já disputou 27 finais no Morumbi, com um impressionante aproveitamento de 63%. Vale notar que o estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, tornou-se a casa do São Paulo na década de 1960, após o clube ter passado por diversas outras casas, como o Pacaembu e o Canindé, ao longo de sua história.

A primeira decisão do São Paulo no Morumbi aconteceu em 1975, quando enfrentou a Portuguesa como visitante. Embora tenha sido derrotado por 1 a 0, o São Paulo conquistou o título estadual nos pênaltis. Até o início dos anos 2000, era comum que as finais do Campeonato Paulista fossem realizadas no Morumbi, independentemente do time que o disputava ou do mando de campo.

A final mais recente disputada no Morumbi foi em 2021, no Campeonato Paulista, quando o São Paulo venceu o Palmeiras na partida de volta por 2 a 0, encerrando um jejum de nove anos sem títulos. A última conquista antes disso ocorreu na Copa Sul-Americana de 2012, contra o Tigres, em um jogo que foi interrompido no intervalo devido a confrontos entre jogadores argentinos e seguranças nos vestiários.

Das 27 finais realizadas no Morumbi, o São Paulo saiu vitorioso em 17 delas. A última derrota em uma final no estádio aconteceu em 2006, na Recopa Sul-Americana, quando enfrentou o Boca Juniors. Desde então, apenas mais duas finais foram disputadas no Morumbi, período que coincidiu com uma seca de títulos para o São Paulo. Nesse intervalo, o clube conquistou apenas cinco títulos, com duas delas sendo em finais realizadas no Morumbi, e as demais no tricampeonato brasileiro, entre 2006 e 2008.

O Campeonato Paulista é a competição que mais vezes teve finais realizadas no Morumbi, com 15 decisões no total. Além disso, o Brasileirão (3), Libertadores (2), Rio-São Paulo (2), Supercopa Libertadores de 1993, Super Paulista de 2002, Recopa Sul-Americana de 2006 e Sul-Americana de 2012 também fazem parte da lista de competições que tiveram finais memoráveis no estádio.

Curiosamente, o Corinthians é o adversário que mais vezes enfrentou o São Paulo em finais no Morumbi, com um total de oito confrontos, dos quais o São Paulo venceu três, todos no Campeonato Paulista.

A seguir, confira todas as finais decididas no Morumbi ao longo da história do São Paulo:


Data: 2023-09-22 00:00:00