Logo


Cuiabá , MT - -

Ex-chefe da F1 expressa desaprovação à ação judicial de Massa; 'prioriza apenas aspectos financeiros

Ecclestone comentou: "O clã de Massa só se preocupa com dinheiro



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O ex-chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, lançou críticas contra Felipe Massa por sua busca pelo reconhecimento do título do Mundial de 2008. O influente dirigente inglês, que está prestes a completar 93 anos no próximo mês, afirmou que o piloto brasileiro "só se preocupa com dinheiro".

Ecclestone comentou: "O clã de Massa só se preocupa com dinheiro. Mas as chances de obter sucesso neste caso são zero." Ele também sugeriu que Lewis Hamilton deveria considerar uma ação judicial para buscar o título da temporada de 2021.

Procurado pelo Estadão, Felipe Massa ainda não se pronunciou sobre as declarações de Ecclestone, enquanto sua assessoria informou que o piloto está avaliando se fará algum comentário sobre a entrevista do inglês.

O episódio conhecido como "Cingapuragate" marcou uma das situações mais polêmicas da história da Fórmula 1. Durante o GP de Cingapura de 2008, Nelsinho Piquet, piloto brasileiro da Renault, deliberadamente bateu durante a corrida por ordens da equipe para beneficiar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.

Como resultado dessa ação, Alonso venceu a corrida, e Felipe Massa, que estava liderando a prova até então, terminou em 13º lugar e não somou pontos. Lewis Hamilton, seu rival direto na disputa pelo título daquele ano, conseguiu abrir vantagem no campeonato.

Embora o caso tenha sido denunciado em 2009 e tenha levado à punição dos principais dirigentes da Renault, não afetou o resultado da corrida de 2008, pois, de acordo com as regras da FIA, um campeonato não pode ser alterado após sua conclusão. A denúncia, investigação e punições só ocorreram um ano depois do ocorrido.

No entanto, o caso foi reacendido neste ano quando Bernie Ecclestone revelou ter conhecimento da conspiração da Renault em 2008, pouco tempo após o acidente de Nelsinho Piquet. Ele afirmou também que o então presidente da FIA, Max Mosley, estava ciente do ocorrido. Essa revelação deu a Felipe Massa a possibilidade de buscar reparação na Justiça, e recentemente ele contratou um grupo de advogados para tentar obter o reconhecimento do título de 2008, além de uma possível indenização, estimada em até US$ 150 milhões, equivalente a R$ 470 milhões.

Ecclestone também comentou sobre o controverso fim da temporada de 2021, sugerindo que Lewis Hamilton e a equipe Mercedes poderiam acionar a Justiça contra a FIA devido às circunstâncias da última etapa em Abu Dhabi. Nessa corrida, decisões polêmicas da direção de prova resultaram na vitória de Max Verstappen sobre Hamilton, que estava na disputa pelo título. Verstappen acabou conquistando seu primeiro título mundial.


Data: 2023-09-14 00:00:00