Logo


Cuiabá , MT - -

Após renunciar, Rubiales pode enfrentar investigação na Austrália devido a beijo em jogadora espanhola

Nesta segunda-feira, as autoridades australianas manifestaram sua disposição para investigar o incidente no local



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Um dia após sua renúncia à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales não conseguiu escapar das repercussões de sua decisão.

O agora ex-dirigente pode se ver envolvido em uma investigação na Austrália devido a um incidente em que beijou a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina, realizada na Austrália e Nova Zelândia.

Nesta segunda-feira, as autoridades australianas manifestaram sua disposição para investigar o incidente no local. A polícia de New South Wales (NSW), o estado onde ocorreu a final da Copa em Sydney, declarou: "Um relatório ainda não foi solicitado à polícia de NSW. No entanto, se recebermos uma solicitação, entraremos em contato com as autoridades internacionais para prestar assistência conforme necessário".

A renúncia de Rubiales foi oficializada no domingo, após a polêmica envolvendo o beijo a Jenni Hermoso, que inicialmente ele afirmou ter sido consensual e sem problemas. No entanto, diante da crescente pressão, ele cedeu e deixou a presidência da RFEF, bem como a vice-presidência da UEFA.

As tensões em torno de Rubiales aumentaram desde o incidente em 20 de agosto. A última atualização havia ocorrido na sexta-feira, quando o Ministério Público da Espanha iniciou um processo contra ele por agressão sexual e coerção.

Na terça-feira passada, a jogadora denunciou formalmente Rubiales ao Ministério Público, abrindo caminho para uma investigação criminal. Essa investigação pode ter implicações internacionais devido ao fato de o incidente ter ocorrido em Sydney, Austrália.

Segundo os promotores espanhóis, Hermoso relatou ter sido pressionada a defender o presidente assim que a imagem do incidente se espalhou pelo mundo, logo após a conquista do título. O Ministério Público solicitou que Rubiales fosse chamado a depor perante o tribunal. Se o juiz concordar, uma investigação formal será conduzida, resultando em uma recomendação de arquivamento ou julgamento do caso.

Até agora, a questão havia enfrentado dificuldades judiciais, devido ao artigo 191.1 do Código Penal da Espanha, que exige que a denúncia de agressão sexual seja feita pela vítima ou por um representante legal. O Ministério Público geralmente inicia processos apenas quando as vítimas são menores ou têm alguma deficiência.

Com a denúncia de Hermoso e a ação do Ministério, de acordo com uma nova lei de consentimento sexual aprovada no ano anterior, Rubiales pode enfrentar multa ou prisão por um período de um a quatro anos se for considerado culpado.

No âmbito esportivo, Rubiales já enfrentou consequências e foi suspenso por 90 dias pela FIFA, enquanto uma investigação interna está em andamento na entidade. A renúncia de Rubiales era amplamente esperada, mas em uma assembleia geral extraordinária da Federação Espanhola, ele inicialmente se recusou a renunciar, alegando ser vítima de perseguição e defendendo que o beijo foi consensual. No entanto, Hermoso negou essa versão e afirmou que nunca houve consentimento. Ela e suas colegas de equipe declararam que não representarão mais a Espanha enquanto os atuais dirigentes permanecerem no poder.


Data: 2023-09-11 00:00:00