Logo


Cuiabá , MT - -

Cristiano Ronaldo: Reflexões sobre Democracia e Ditadura

O craque português não poupou críticas ao campeonato local, afirmando que ele jamais terá condições de se equiparar aos melhores campeonatos da Europa



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O futebol é uma paixão nacional em Portugal, desde os mais jovens até os mais idosos, e Cristiano Ronaldo é o grande ídolo do país. No entanto, recentemente, durante o período de jogos das seleções nacionais, Cristiano Ronaldo fez declarações polêmicas sobre o campeonato português e as polêmicas que têm surgido no mundo do futebol.

O craque português não poupou críticas ao campeonato local, afirmando que ele jamais terá condições de se equiparar aos melhores campeonatos da Europa. Para ele, falta seriedade e foco no jogo em detrimento das questões extracampo, e chegou a classificar o campeonato português como um "circo".

Do ponto de vista das partidas, há controvérsias sobre possíveis favorecimentos aos grandes clubes como Porto, Benfica e Sporting. Recentemente, um jogo teve 22 minutos de acréscimo até o Porto conseguir empatar com o modesto Arouca. O empate veio através de um pênalti, e o VAR ficou fora de operação devido a uma falha de energia na cabine do árbitro de vídeo, sendo a confirmação feita via telefone celular. Essa situação destacou a percepção de proteção aos grandes clubes.

Além disso, Cristiano Ronaldo também expressou preocupações políticas, já que as polêmicas do futebol têm se estendido para a política em Portugal. Políticos, incluindo o presidente da República e líderes de diferentes partidos, se envolvem em debates diários, muitas vezes alimentados pela mídia especializada, seguindo o padrão do jornalismo esportivo. Isso resultou em uma política dominada por controvérsias e disputas constantes.

Na tentativa de evitar polêmicas, Cristiano Ronaldo e outros jogadores como Neymar têm elogiado países como a Arábia Saudita, que organizam eventos esportivos sem controvérsias, mas sob regimes ditatoriais. Essa atitude evita debates, mas levanta questões éticas sobre a celebração de regimes autoritários.

Embora a polêmica seja inerente à democracia e possa enriquecer o debate público, a qualidade da polêmica desempenha um papel crucial. Polêmicas estéreis e radicais podem prejudicar a crença na própria democracia. No contexto atual, as disfunções e patologias da democracia em todo o mundo são um desafio a ser enfrentado.

No que diz respeito ao futebol, a seleção portuguesa está indo bem nas eliminatórias da Eurocopa, com cinco jogos e cinco vitórias. No entanto, Cristiano Ronaldo teve uma atuação discreta em um jogo contra a Eslováquia, levando um cartão amarelo e ficando fora da próxima partida de Portugal contra Luxemburgo.


Data: 2023-09-10 00:00:00