Logo


Cuiabá , MT - -

CBF comunica a saída de Pia Sundhage da liderança da Seleção Brasileira feminina

Após o desempenho insatisfatório da equipe na Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia, era esperado um amplo redirecionamento no setor



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A técnica sueca Pia Sundhage não faz mais parte da liderança da seleção brasileira feminina. A decisão foi oficialmente anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira. Após o desempenho insatisfatório da equipe na Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia, era esperado um amplo redirecionamento no setor. Contudo, o nome de seu sucessor ainda não foi revelado.

"Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos que conviveram e contribuíram com a comissão técnica da seleção brasileira feminina de futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Pia trouxe, nesse período de 2019 até agora, um trabalho que foi muito relevante para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo. Desejamos a ela todo o sucesso em seus novos desafios", declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Conforme comunicado pela entidade, a nova equipe técnica será anunciada nos próximos dias e terá como missão primordial melhorar os resultados da seleção feminina na Olimpíada de Paris, em 2024, e na próxima Copa do Mundo, em 2027, cuja sede ainda não foi definida.

Há expectativas sobre a possível nomeação do técnico do Corinthians, Arthur Elias, para assumir o comando da seleção feminina. As notáveis conquistas sob sua orientação no clube alvinegro o colocam como o favorito para o cargo.

Bicampeã olímpica com a seleção dos Estados Unidos, Pia chegou ao Brasil com a intenção de revitalizar a equipe e alcançar feitos notáveis. No entanto, os resultados obtidos não corresponderam às aspirações. O único título significativo foi a Copa América contra adversárias menos fortes do continente.

Nos Jogos de Tóquio, o Brasil foi eliminado nas quartas de final pelo Canadá, que posteriormente se consagraria campeão olímpico. O confronto terminou empatado sem gols, e as canadenses triunfaram nas penalidades por 4 a 3.

A Copa do Mundo Feminina, no entanto, marcou a principal decepção durante o período de Pia. A seleção brasileira chegou ao torneio com a empolgação das boas atuações diante das renomadas Inglaterra e Alemanha, mas acabou sendo eliminada ainda na fase de grupos. O Brasil venceu a modesta equipe do Panamá por 4 a 0, sofreu derrota para a França por 2 a 1 e empatou com a também menos cotada Jamaica por 0 a 0.

A equipe técnica completa de Pia foi desfeita pela CBF. Também deixam suas posições as suecas Lilie Persson e Anders Johansson, assistentes, e Ann-Helen Grahm, observadora técnica.


Data: 2023-08-31 00:00:00