Logo


Cuiabá , MT - -

FIFA suspende Luis Rubiales por 90 dias e inicia investigação sobre beijo forçado em Jenni Hermoso

A suspensão entra em vigor imediatamente e permanecerá em vigor durante o processo disciplinar que está em curso



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Comitê Disciplinar da FIFA emitiu um comunicado neste sábado informando sobre a decisão de suspender Luis Rubiales, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por um período de 90 dias.

A suspensão entra em vigor imediatamente e permanecerá em vigor durante o processo disciplinar que está em curso.

Esse processo foi instaurado devido a um incidente em que Rubiales beijou a atacante Jenni Hermoso sem seu consentimento durante as celebrações do título da Espanha na Copa do Mundo Feminina.

"Através do poder concedido pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (FDC), o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), tomou a decisão de suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional.

A suspensão, que entra em vigor imediatamente, terá uma duração inicial de 90 dias, enquanto o processo disciplinar instaurado contra o Sr. Luis Rubiales na quinta-feira, 24 de agosto, está em andamento", declarou a FIFA em comunicado oficial.

A FIFA também ordenou que Rubiales não entre em contato com Jenni Hermoso e evite qualquer contato com pessoas próximas a ela.

Essas instruções também se estendem a outros membros da Federação Espanhola de Futebol. A organização esclareceu que não divulgará mais detalhes sobre o processo disciplinar até que uma decisão final seja alcançada.

Luis Rubiales se pronunciou durante uma assembleia geral extraordinária da RFEF, reafirmando que não pretende renunciar ao cargo de presidente.

Ele defendeu suas ações, descrevendo um encontro amistoso com Jenni Hermoso após a vitória na Copa do Mundo Feminina. No entanto, a atleta e suas colegas de equipe emitiram um comunicado conjunto negando o consentimento e anunciaram um boicote à seleção enquanto a atual administração permanecer no comando.

A pressão sobre Rubiales cresceu, incluindo manifestações do governo espanhol e de outros setores esportivos.

A ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, Teresa Ribera, expressou o desejo de que Rubiales deixe o cargo, enquanto o presidente do Conselho Nacional de Esportes da Espanha iniciou um processo judicial contra o dirigente.

A situação também resultou na saída de um jogador da seleção masculina de futebol em protesto.

A FIFA reforçou seu compromisso com o respeito à integridade de todas as pessoas e condenou qualquer comportamento contrário a esse princípio.

A decisão de suspensão foi comunicada a Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA para cumprimento adequado. A FIFA informou que não divulgará mais informações sobre o processo disciplinar até que uma decisão final seja tomada.


Data: 2023-08-28 00:00:00