Logo


Cuiabá , MT - -

Jogos Pan-americano: Clayton "voa", e Brasil precisa de somente meia-hora para golear o Peru

Veloz e habilidoso, atacante do Figueirense aproveita espaços para fazer um gol e dar duas assistências em vitória por 4 a 0. Luan abre placar, e Seleção mantém 100%



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Foram necessários somente 29 minutos para a Seleção masculina vencer e convencer em seu segundo compromisso nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com um Clayton em dia iluminado, o Brasil abriu o placar cedo e aproveitou os espaços para fazer 4 a 0 no Peru, nesta quinta-feira, no estádio de Hamilton, e manter os 100% de aproveitamento no Canadá. O atacante do Figueirense marcou um gol e deu dois de presente, para Rômulo e Dodô. Luan abriu o placar. Vitória sem sustos e sem esforço.

Com o triunfo, o Brasil pula para seis pontos, com oito gols marcados e um sofrido, na primeira colocação do Grupo A dos Jogos. Caso o Panamá supere o Canadá na partida que completa a rodada, a vaga na semifinal será confirmada antecipadamente. O próximo compromisso do time de Rogério Micale está marcado para segunda-feira, às 18h30 (de Brasília), novamente em Hamilton.

Acelera, Clayton!

O impedimento de Maldonado com menos de um minuto de jogo já deixava claro que os peruanos não ficariam na defensiva no duelo contra o Brasil. E eles não precisaram esperar muito para descobrirem que nem teria tempo para isso. Logo na primeira subida ao ataque, a Seleção teve dois escanteios em sequência. No primeiro, Luan cabeceou em cima da zaga. No seguinte, escorou de perna direita e marcou o gol. Vantagem brasileira e obrigação do Peru, que já tinha perdido na estreia, de sair para o ataque.

Com bom toque de bola, os compatriotas de Guerrero até se mantinham no campo ofensivo, aproveitavam espaços nas costas da defesa brasileira que insistia em fazer linha de impedimento, mas não conseguia assustar Andrey. De tanto avançar, o Peru se descuidou na defesa e conheceu a velocidade de Clayton.

Acelerado, o atacante do Figueirense esteve imparável no primeiro tempo. Aos 20, tabelou com Clayton e dividiu com a zaga para tocar na saída de Pietro e marcar o segundo. Cinco minutos depois, arrancou em velocidade pela esquerda, deixou os rivais para trás e serviu Rômulo como quem diz: "Faz!". E o meia do Bahia fez. Da mesma maneira, aos 29, mostrou para os peruanos que seria necessário um motor extra para marcá-lo e deu de presente o gol para Dodô: 4 a 0, goleada, e o relógio nem apontava meia-hora.

Brasil muda e administra

Por mais que o Peru não fosse tão frágil quanto o placar pudesse apontar, o panorama apresentado naturalmente tornou o segundo tempo mais monótono - até porque, não seria fácil manter o ritmo da etapa inicial. Sempre com o meia Cedrón, os peruanos tentavam assustar em bolas paradas e jogadas aéreas. Andrey, no entanto, trabalhou pouco.

Como já tinha acontecido na estreia, Lucas Piazon e Erik foram as opções de Micale para dar um gás novo na equipe, e até conseguiram criar boas jogadas. O goleiro Pietro, por sua vez, impediu o gol do atacante do Goiás na melhor delas. Bastante participativo, Luciano, do Corinthians, também tentou o seu gol, mas nada aconteceu. Não tinha problema, 30 minutos foram suficientes para o Brasil manter os 100%, e canadenses e peruanos conhecerem Clayton. Muito prazer!

Micale e Clayton celebram e cobram

Apesar de satisfeito com o desempenho avassalador da equipe no Pan, Rogério Micale aponta pontos a melhorar. O treinador está preocupado com o relaxamento da equipe no segundo tempo, mas sabe que isso é muito fruto dos placares tranquilos construídos nos minutos iniciais. A blitz ofensiva assim que a bola rola, por sinal, é uma das exigências que tem sido bem cumprida pela Seleção.

Muito importante começar bem o campeonato, mas o grupo sabe que não conquistou nada. A gente tem que ir jogo a jogo. Foi uma vitória importante, mas ainda é a primeira fase

Clayton, atacante da seleção brasileira

- Foi uma boa partida. Entramos para tentar fazer os gols e liquidar o mais rápido possível. Conseguimos logo no início, assim como no primeiro jogo. Precisamos ter mais equilíbrio na segunda etapa porque está caindo um pouquinho o rendimento. Mas é natural até pelo placar elevado e as condições que é feito o jogo. Só ter atenção. Mas o jogo foi muito bom.

Destaque absoluto na vitória sobre o Peru, Clayton aposta no discurso de humildade e cobra pés no chão no caminho até o lugar mais alto do pódio.

- Muito importante começar bem o campeonato, mas o grupo sabe que não conquistou nada. A gente tem que ir jogo a jogo. Foi uma vitória importante, mas ainda é a primeira fase. Precisamos ganhar todos os jogos para convencer. A gente vem em busca do ouro.

Em Toronto, o Brasil busca o tetracampeonato pan-americano de futebol e o fim de um jejum de 28 anos. A última medalha de ouro foi conquistada em Indianápolis, em 1987.

 


Data: 2015-07-16 00:00:00