Logo


Cuiabá , MT - -

Seplag realiza exercício em grupo no Parque das Águas para marcar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

Ação tem como propósito fomentar a saúde e qualidade de vida no serviço público



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) está convidando a todos para participarem da segunda edição do evento de treino coletivo intitulado "Largue o Cigarro Correndo". Este evento é organizado em parceria com a Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da área sistêmica.

O treinamento está agendado para o dia 29 de agosto, no Parque das Águas, a partir das 17h, com um percurso de 4,5 km, que consiste em dar três voltas na lagoa. Há um total de 80 vagas disponíveis e o prazo para inscrições vai até o dia 27 de agosto. Além da inscrição, os participantes são convidados a contribuir com 1 kg de alimento não perecível.

Esta atividade faz parte do projeto "Vou Correr", que está vinculado ao programa "Vida Saudável", e tem como objetivo incentivar a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho do serviço público. O evento também é apoiado pelo MT Saúde, que estará presente no local realizando testes de glicose e medições da pressão arterial dos participantes.

Este evento tem um significado especial, pois está alinhado com o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, que é celebrado em 29 de agosto. Importante notar que o evento não se trata de uma corrida competitiva, mas sim de um treino que busca mobilizar e conscientizar os servidores interessados nesse tipo de atividade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença crônica resultante da dependência de produtos à base de tabaco, tais como cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Além de estar relacionado a doenças crônicas não transmissíveis, como apontado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras condições de saúde, incluindo tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gástrica, impotência sexual, infertilidade em homens e mulheres, osteoporose e catarata.

Além de promover interação entre os servidores do Estado, a corrida também auxilia no combate ao vício em tabaco, pois durante o exercício físico, a liberação de endorfina - um hormônio relacionado ao bem-estar físico e mental - ocorre.

Os interessados em participar podem realizar suas inscrições através deste link.


Data: 2023-08-17 00:00:00