Logo


Cuiabá , MT - -

São Paulo deixa o Corinthians para trás e alcança final da Copa do Brasil após 23 anos

Wellington Rato e Lucas Moura marcaram os gols que classificaram o Tricolor para a final



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Lucas Moura enfrenta dúvidas em relação à sua participação na próxima temporada com o São Paulo. No entanto, o jogador está ciente de que, após 11 anos, terá a oportunidade de disputar outra final pelo clube do coração. Em uma trajetória semelhante à de Raí em 1998, o meio-atacante fez seu retorno ao futebol brasileiro para representar o time que o revelou, desempenhando um papel fundamental na classificação do São Paulo para a final da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, diante de um Morumbi lotado com mais de 62 mil torcedores, foi a chave para essa conquista.

Lucas, após uma década na Europa, retornou ao Brasil e foi o destaque central de uma noite brilhante para o São Paulo. O time dominou o Corinthians e precisou de apenas 12 minutos para anular a vantagem que a equipe alvinegra havia conquistado em Itaquera, além de mais 31 minutos para se colocar à frente no confronto.

Dotado de rapidez, uma característica comum entre muitos jogadores na Europa, Lucas mostrou um estilo distinto em solo brasileiro. Ele precisa de pouco espaço para desequilibrar e explorou várias brechas na defesa adversária. Jogando no meio-campo, Lucas brilhou no Morumbi repleto de energia. No entanto, ele não foi o único a brilhar.

Wellington Rato, potencialmente relegado para dar espaço ao astro James Rodríguez, manteve-se como titular por decisão de Dorival Júnior e retribuiu a confiança do treinador com um golaço. Aproveitando um erro de saída do goleiro Cássio, Rato avançou pelo meio-campo e acertou um chute de rara precisão no ângulo. O confronto estava nivelado aos 12 minutos.

À marca dos 31 minutos, a vantagem virou a favor do São Paulo. Lucas, livre de marcação, explorou com maestria a defesa corintiana. Recebendo um passe livre pelo meio-campo, ele levantou a cabeça e lançou a bola para Wellington Rato, que retribuiu com uma cabeçada. A bola atravessou a área até encontrar a cabeça do camisa 7. Dominando o primeiro tempo, Lucas provocou uma explosão de alegria no Morumbi, que registrou um recorde de público.

O Corinthians, abalado e encurralado em sua defesa, assistiu passivamente ao domínio do São Paulo. Isso ficou evidente nas 14 finalizações do time tricolor no primeiro tempo, em comparação com apenas uma tentativa da equipe alvinegra. Vanderlei Luxemburgo reconheceu seus equívocos e substituiu Bruno Méndez e Fausto Vera no intervalo, ambos desempenhando um dos piores papéis em campo.

O Corinthians melhorou sua presença ofensiva após o intervalo, mas ainda permaneceu limitado. O primeiro chute a gol aconteceu após os 30 minutos do segundo tempo. O desempenho do time foi pálido, evidenciando sua dependência constante do talento de Renato Augusto. Contudo, o maestro alvinegro passou despercebido desta vez, sem protagonizar jogadas especiais.

O protagonista da noite, incontestavelmente, foi Lucas Moura. Ele também desencadeou a jogada que poderia ter resultado no terceiro gol do São Paulo. No entanto, Wellington Rato não conseguiu converter o lance, que começou com uma fintada de Lucas sobre Murillo e passou pelos pés de Calleri.

Nos minutos finais, o Corinthians exerceu uma pressão que lhe havia faltado anteriormente, porém, agiu de maneira desorganizada e persistente. O jovem Wesley tentou furar a defesa são-paulina, e o zagueiro Gil foi posicionado como centroavante. A oportunidade de forçar a disputa para os pênaltis esteve nas mãos de Giuliano, mas o chute saiu desviado. Nos acréscimos, Renato Augusto também fez sua tentativa, mas o chute rasteiro cruzou a área sem ser completado para o gol.

No Morumbi, 62.093 torcedores do São Paulo respiraram aliviados. Esse foi o maior público registrado pelo clube paulista desde 2015. Um recorde de oito anos atrás foi a partida contra o Cruzeiro, na Libertadores, em que 66.369 torcedores estiveram presentes.

Ficha técnica

SÃO PAULO 2 x 0 CORINTHIANS

SÃO PAULO - Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Michel Araújo), Alisson (Gabriel Neves) e Wellington Rato (Juan); Lucas Moura e Calleri (Diego Costa). Técnico: Dorival Júnior.

CORINTHIANS - Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murilo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Maycon, Fausto Vera (Matías Rojas), Renato Augusto, Ruan Oliveira (Giuliano) e Adson (Wesley); Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

GOLS - Wellington Rato, aos 12, e Lucas Moura, aos 31 do 1ºT.

ÁRBITRO - Raphael Claus (Fifa/SP).

CARTÃO AMARELO - Murillo.

PÚBLICO - 62.093 torcedores.

RENDA - R$ 8.500.325,00.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)."


Data: 2023-08-17 00:00:00