Logo


Cuiabá , MT - -

Botelho dá nome ao maior campeonato de futebol da história

Prêmio da 13ª edição do Peladão homenageia o presidente da ALMT, principal incentivador do futebol amador em Cuiabá e no Estado



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A 13ª edição do Peladão, o maior campeonato de futebol amador do Centro-Oeste, traz uma grande novidade: o prêmio ao vencedor levará o nome de Troféu Eduardo Botelho. Essa emocionante homenagem visa reconhecer o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), pelos importantes incentivos que tem proporcionado ao esporte nos últimos anos. Além de promover a paixão pelo futebol, o evento é de cunho solidário, buscando arrecadar 35 toneladas de alimentos não perecíveis destinados a instituições de caridade.

As inscrições para o campeonato serão abertas em agosto, e a grande final está prevista para abril de 2024, mês que celebra os 305 anos de Cuiabá. A expectativa é de que essa edição reúna cerca de 700 equipes de aproximadamente 40 municípios, contando com a participação de mais de 15 mil atletas.

Botelho demonstra grande satisfação com a homenagem e reforça seu compromisso com o esporte amador. Em uma reunião com mais de 40 representantes da categoria, o deputado afirmou que o futebol amador tem um papel crucial em movimentar os bairros, fortalecer a economia local, gerar renda e proporcionar entretenimento às famílias. Em troca, recebe o reconhecimento dos atletas e das comunidades por suas ações em prol do setor.

O organizador do Peladão, Tiego Poli Kiesque, ressalta a importância da taça de 2023 como uma homenagem justa a alguém que tanto tem feito pelo futebol amador, principalmente em comunidades mais carentes. Ele destaca que hoje a cidade de Cuiabá e sua região metropolitana abrigam jogos de alto nível, promovendo o esporte nos quatro cantos da cidade.

Botelho compreende os impactos positivos que a modalidade traz para os bairros, especialmente nos fins de semana. Além de ser uma oportunidade para descobrir novos talentos e proporcionar diversão, os jogos também movimentam a economia local, gerando lucro para vendedores de alimentos e produtos relacionados aos eventos esportivos, criando assim um ambiente propício para oportunidades, sem a necessidade de cobrança de ingressos.

Emanuel Messias, produtor e gestor de eventos esportivos, destaca a importância dos investimentos públicos para dar estrutura e visibilidade ao futebol amador. Ele reconhece o papel fundamental de Botelho em alavancar o esporte no Estado, tornando-o reconhecido tanto em âmbito estadual como nacional. Diversos profissionais e líderes comunitários estão satisfeitos com os eventos, pois eles incentivam a prática esportiva nos bairros e promovem uma maior integração da comunidade.

Botelho elenca uma série de investimentos viabilizados por meio de emenda parlamentar para fomentar o esporte profissional e amador na capital e em todo o Mato Grosso. Aproximadamente R$ 3 milhões foram destinados a iniciativas como o Peladão, copas de futebol society, aquisição de material esportivo, torneios e escolinhas de futebol, que atendem jovens carentes das comunidades de Cuiabá.

Uma das medidas mais recentes do parlamentar é o Projeto de Lei 13/2023, que dispõe sobre o projeto Olimpus, que visa conceder bolsas-atleta, bolsas-técnicas e premiações por desempenho aos peões de rodeio.

Com essa iniciativa, Eduardo Botelho continua a se destacar como um importante incentivador do esporte amador em Mato Grosso, fortalecendo a paixão pelo futebol e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais. O Troféu Eduardo Botelho no Peladão representa o reconhecimento merecido por seu compromisso e dedicação ao esporte e à solidariedade na região.


Data: 2023-07-31 00:00:00