Logo


Cuiabá , MT - -

"Armada de xarás": Brasil vai com 13 T(h)iago(u)s para o Pan de Toronto

"País" competirá em nove esportes diferentes e entrará em ação em todos os dias



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Se os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, fossem disputados em Santiago, no Chile, a seleção brasileira praticamente jogaria em casa. Dos 590 atletas convocados, 13 se chamam Thiago, com ou sem h, ou até com uma variação diferente: Thiagus. A "armada dos xarás" vai do Mr. Pan, o Pereira, que vai em busca de oito medalhas, até o Bonfim, que sonha com uma sexta posição no hóquei na grama que pode valer uma inédita vaga olímpica.

A delegação de T(h)iago(u)s entrará em ação ao menos uma vez por dia nos Jogos Pan-Americanos. Nove atletas desta "nação" são favoritos ao pódio em suas respectivas provas, o que pode deixar o país "T(h)iag(u)s" entre os dez primeiros do quadro de medalhas

O primeiro a entrar em ação é Thiago Almeida do remo que, já no primeiro dia oficial de competições, no sábado, disputa a prova do skiff duplo peso leve do remo. No último dia, a única esperança de aparição do "país T(h)iag(u)s" está no vôlei masculino, com as disputas do ouro e bronze. Pelo retrospecto da seleção, é muito provável que o time esteja na decisão e assim os torcedores da "armada dos xarás" poderão fechar a competição com chave de ouro. 

DAS PIPAS ÀS PISTAS

Thiago André atletismo (Foto: Osvaldo F./Contrapé)Thiago André gosta de empinar pipas
(Foto: Osvaldo F./Contrapé)

Favorito ao ouro na prova dos 1500m do atletismo, Thiago André é uma das grandes promessas do esporte brasileiro. Nascido em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, e fã de empinar pipas, o corredor entrará em ação no dia 23 de julho nas eliminatórias e, se tudo der certo, disputará a final no dia 24. 

Em maio, o atleta conseguiu o índice para as Olimpíadas de 2016 com a marca de 3min35s90, conquistada em uma prova disputada em Hangelo, na Holanda. 

O GRANDE NOME DO ATLETISMO BRASILEIRO

Thiago Braz, Baku 2015 recorde sul-americano, salto com vara (Foto: Getty Images)Thiago Braz bateu recentemente o recorde sul-americano (Foto: Getty Images)

O principal nome do atletismo masculino do país atualmente é Thiago Braz, terceiro colocado do ranking mundial do salto com vara. Vice-campeão dos Jogos da Juventude em 2010, campeão mundial sub-20 em 2012 e quarto colocado no Mundial Indoor do ano passado, o atleta mudou de casa esse ano. Está treinando na Itália, onde vive com a mulher Ana Paula, atleta do salto em altura e que estará no Pan.

Em Toronto, o atleta compete no dia 21 de julho. A prova não tem eliminatória

O MISTER PAN

thiago pereira natação medalhas pan-americano (Foto: Satiro Sodré/Agif)Thiago com as oito medalhas do Pan de 2011 (Foto: Satiro Sodré/Agif)

Thiago Pereira é o Mister Pan. Ele tem 18 medalhas na história do evento, 12 delas de ouro, e está louco para bater recordes em Toronto. Se conquistar sete ouros nas oito provas que irá disputar, o atleta se torna o maior vencedor da história da competição.

A agenda de Thiago é extensa e ele cai na água em todos os dias da natação, entre 14 e 18 de julho. A jornada mais "tranquila" é a do primeiro dia, com apenas uma prova.

O XARÁ DO MR PAN

Thiago Almeida - remo (Foto: Reprodução/Facebook)Thiago Pereira é chance de medalha
(Foto: Reprodução/Facebook)

O remo também tem seu Thiago Pereira. Com menos glamour que o xará de nome e sobrenome, o atleta tem reais condições de subir ao pódio na prova do skiff duplo peso leve, em que competirá ao lado de Ailson Eráclito. É a principal chance de medalha do remo masculino em Toronto, já que conseguiu bons resultados nas etapas da Copa do Mundo.

As eliminatórias acontecem logo no dia 11 de julho e a final será realizada no dia 14. 

EM DOSE DUPLA

Thiago Nardin, também da Seleção Brasileira, foi o terceiro colocado (Foto: Divulgação/CBC/Thiago Lemos )Thiago Nardin é destaque do ciclismo
(Foto: Divulgação/CBC/Thiago Lemos )

Thiago Duarte Nardin disputará duas modalidades diferentes do ciclismo. Primeiro, tentará ajudar o país na prova de perseguição por equipes no ciclismo de velódromo, modalidade na qual o Brasil não sobe ao pódio desde 1995. Dias depois, ele muda o ambiente. Irá para a rua, no ciclismo estrada, onde pedalará por mais de quatro horas na prova de resistência.

No velódromo, entra em ação nos dias 18 e 19 de julho, enquanto no ciclismo estrada sua prova é dia 25. 

RUMO AO TETRA

Thiago Monteiro - Mundial de tênis de mesa (Foto: Divulgação/CBTM)Thiago Monteiro busca o quarto ouro
(Foto: Divulgação/CBTM)

Thiago Monteiro, do tênis de  mesa, está atrás da quarta medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Em 2003, foi campeão nas duplas, e em 2007 e 2011, fez parte do trio brasileiro que conquistou o título por equipes. O cearense, que começou no esporte no futsal, é favorito ao ouro por equipes e brigará forte pelo pódio no individual.

Se conseguir avançar às decisões, Monteiro jogará todos os dias entre 19 e 25 de julho. 

RUMO AO  TRI

Tiago Camilo (Foto: Divulgação / CBJ)Tiago Camilo é destaque do judô
(Foto: Divulgação / CBJ)

O mais vitorioso dos xarás é Tiago Camilo. Um dos únicos da "equipe" que não conta com o H no nome, o judoca tem no currículo duas medalhas olímpicas, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008. Quando o assunto é Jogos Pan-Americanos, são dois títulos, em 2007 (Rio de Janeiro) e 2011 (Guadalajara).

Em Toronto, tentará o tri, mas terá pela frente o cubano Asley Gonzalez, campeão mundial de 2013 e medalha de prata nas Olimpíadas de 2012. As lutas da categoria até 90kg no Pan serão no dia 13 de julho.

TEM UM "S" A MAIS AÍ

Thiagus Petrus, armador da seleção brasileira (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)Thiagus Petrus, armador da seleção brasileira (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)

Thiagus Petrus tem esse nome pois significa Thiago Pedro em Latim. O jogador é um dos destaques da seleção brasileira, favorita ao ouro no handebol. Seu cabelo estilo "black power" chama atenção durante o jogo. Com 1,90m de altura e 26 anos, é um dos principais defensores do time comandado pelo espanhol Jordi Ribera.

No Pan, a seleção de handebol está no grupo A, ao lado de Canadá, República Dominicana e Uruguai. A estreia será no dia 17 de julho, e a final dia 25. 

NAS BRAÇADAS DO XARÁ

Natação -  Trofeu Maria Lenk - Thiago Simon (Foto: Satiro Sodre/SSPress)Natação - Trofeu Maria Lenk - Thiago Simon (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

Thiago Simon, que nada pelo Corinthians, acompanha há alguns anos as braçadas de Thiago Pereira, grande nome da modalidade. As provas que Simon nada são as mesmas do xará medalhista olímpico mas, no Pan, ele disputará apenas os 200m peito, já que não conseguiu índice nas demais categorias.

Simon cairá na água no dia 15 de julho pela manhã para as eliminatórias e na tarde do mesmo dia para a final. 

UM SEXTO LUGAR QUE VALE OURO

Thiago hóquei na grama (Foto: Reprodução/Facebook)Thiago é goleiro do hóquei
(Foto: Reprodução/Facebook)

A seleção brasileira de hóquei na grama tem um objetivo inusitado no Pan de Toronto. O time que tem Thiago Bomfim como goleiro, precisa terminar entre os seis primeiros colocados em um torneio com oito times. Pode parecer fácil, mas para o hóquei na grama masculino seria histórico: se esse resultado acontecer, o país vai conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos.

A caminhada começa no dia 14 de julho, mas a partida mais importante será no dia 23, que definirá se o país conseguirá ou não o objetivo final. 

REMA, REMA REMADOR...

Thiago Almeida, remador capixaba. (Foto: Fábio Vicentini/Cedoc A Gazeta)Thiago Almeida, remador capixaba. (Foto: Fábio Vicentini/Cedoc A Gazeta)

Conhecido como Capixaba, já que nasceu em Cariacica (ES), Thiago Almeida está com 35 anos de idade e é um dos mais experientes do time de remo do Brasil.

Em Toronto, deve remar o barco do quatro sem pelo leve, para atletas até 72kg. Em 2007, a medalha no Pan escapou por quatro centésimos. No Pan de 2011, o quarteto nacional ficou na sexta posição. Almeida fará a estreia no dia 12, e a final será três dias depois.

O ÚNICO 'INHO"

Thiaguinho vôlei Sesi-SP (Foto: July Stanzioni/SM Press/Divulgação)Thiaguinho será o levantador do Brasil
(Foto: July Stanzioni/SM Press/Divulgação)

É comum o levantador no vôlei ter o nome no diminutivo, e isso acontece também com Thiago Pontos Veloso, o Thiaguinho. O paraibano disputará o Pan de Toronto e é uma das apostas para, em um futuro breve, assumir o posto que será deixado por Bruninho.

A seleção estreia no dia 17, contra a Colômbia. A importância de Thiaguinho para a "esquadra de xarás" é imensa, já que a decisão do ouro no vôlei acontece no último dia de disputas do Pan. É a chance de encerrar com chave de ouro a campanha do time dos T(h)iag(u)s. 

A DEFESA DO VÔLEI

Tiago Brendle, líbero do Campinas (Foto: Divulgação Brasil Kirin)Tiago Brendle é o líbero da seleção (Foto: Divulgação Brasil Kirin)

O gaúcho Tiago Brendle é um dos destaques da seleção brasileira do Pan. Ele chegou até a atuar na Liga Mundial deste ano, mas acabou preterido para a fase final, e será o grande nome do time em Toronto. Foi campeão mundial juvenil em 2005 com a seleção, e ainda sonha com uma vaga nas Olimpíadas de 2016.

O primeiro jogo será dia 17, contra a Colômbia, depois diante de Cuba (19) e Argentina (21).


Data: 2015-07-12 00:00:00