Logo


Cuiabá , MT - -

LNF: Para todos os gostos: confira o top 5 de canetas da 1ª fase da Liga Nacional

Lista conta com lances protagonizados por Betão, Dieguinho, Deives, Joãozinho e Diego. Machucado em boa parte da competição, Falcão fica fora da seleção de lances



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A primeira fase da Liga Nacional de Futsal (LNF) chegou ao fim no último dia 22 de junho, com 190 jogos realizados e 858 gols marcados. Apesar do alto número de vezes em que os goleiros foram buscar a bola no fundo da rede, o grande destaque do período foi o vasto repertório de dribles aplicados pelos jogadores, em especial a caneta, jogada na qual o atleta rola a bola por entre as pernas do seu marcador e completa do outro lado. Para homenagear os autores, o SporTV.com fez uma seleção das cinco melhores canetas da primeira fase (assista no vídeo acima). Machucado em boa parte da primeira fase, o craque Falcão acabou ficando fora da lista. A LNF recomeça na próxima segunda-feira com cinco partidas. O SporTV transmite ao vivo o duelo entre Corinthians e Umuarama, às 19h15, no Parque São Jorge, em São Paulo.

O grande destaque do top 5 de canetas da primeira fase foi o drible de Betão, do Sorocaba, em Cabreúva, do Orlândia, na partida entre as duas equipes na 18ª rodada, dia 20 de junho, em Orlândia (SP).  Campeão mundial em 2008 com a seleção brasileira, o veterano pivô conseguiu a proeza de aplicar o drible de costas para o adversário. Ironicamente, Cabreúva é conhecido no meio do futsal como o Rei das Canetas, por ser especialista no recurso. A jogada foi tão marcante para Betão, que o mesmo chegou até a tocar a bola para fora, depois de deixar o ala orlandino na saudade. O Orlândia venceu o duelo por 6 a 3.

- Consegui dar uma caneta em um lance em que eu estava apertado pelo meu irmão, o Douglas (pivô do Orlândia), daí o Cabreúva veio, e eu consegui fazer um belo lance em cima dele. Coloquei a bola para fora depois da caneta, mas foi só uma brincadeira. Não foi nada debochando, mesmo porque nós estávamos perdendo o jogo. Fico feliz por ter dado uma caneta logo no Rei das Canetas - brincou Betão.

Cabreúva Orlândia São Paulo Liga Nacional de Futsal (Foto: Márcio Damião/Divulgação)Cabreúva, o Rei das Canetas, acabou sendo vítima do próprio veneno (Foto: Márcio Damião/Divulgação)

Cabreúva, por sua vez, não se fez de rogado e elogiou o talento de Betão. Confiante em seu potencial, ele deixou no ar um possível troco ainda na temporada 2015 da LNF, o que pode acontecer na fase de mata-mata uma vez que Orlândia e Sorocaba estão em chaves diferentes na segunda fase.

- Quem dera que toda pessoa que gosta do esporte fizesse brincadeiras como essa e não dando pontapés nos outros.  Ninguém gosta de tomar caneta, não digo que vou dar o troco, mas acho melhor ele ficar esperto nos próximos jogos - disse Cabreúva.

Se sobraram brincadeiras e reverências na caneta de Betão em Cabreúva, o mesmo não se pode dizer do lance protagonizado por Dieguinho, do mesmo Orlândia, na partida contra a Alaf, em Lajeado (RS), na 11ª rodada. Provocado pela torcida local, o pivô orlandino respondeu com uma caneta no ala Lucas. Segundos depois, Dieguinho foi substituído pelo técnico Cidão e surpreendentemente advertido com o cartão amarelo pelo árbitro Emerson Silveira dos Santos, do Rio Grande do Sul. 

Dieguinho Orlândia Jacareí Liga Paulista futsal (Foto: Márcio Damião/Divulgação)Drible de Dieguinho foi considerado provocativo e jogador acabou recebendo cartão (Foto: Márcio Damião/Divulgação)

- Sempre que pegava na bola estava sendo vaiado pela torcida. Acho legal essa interação com a torcida, valorizo muito o espetáculo e resolvi entrar na brincadeira, responder em alto nível, sem agredir, sem xingar ninguém. Quando fui pressionado pelo adversário, uni o útil ao agradável. Para não perder a bola, toquei entre as pernas do meu marcador e logo depois toquei a bola olhando para o outro lado, um recurso muito usado no futsal - contou Dieguinho.

O problema foi que, assim que a bola saiu, o árbitro parou o jogo e seguiu em direção ao camisa 89 do Orlândia, mostrando o cartão amarelo. A justificativa foi que o jogador provocou o treinador adversário e o próprio árbitro com sorrisos, o que deixou Dieguinho indignado. O jogo terminou empatado em 1 a 1.

- Respeito a decisão do árbitro, ele é quem comanda o espetáculo, mas na minha visão não fiz nada para que pudesse receber o cartão. Não provoquei ninguém, admiro quem faz aquele tipo de lance, o público vai nos ginásios para ver lances bonitos, o que faz o Cabreúva da nossa equipe, o Falcão, o que o Edson do Alaf fez esses dias contra o próprio Falcão e até mesmo Ronaldinho Gaúcho e outros no futebol de campo. Nosso esporte é diversão, não podemos deixar o futsal tão sério assim. Dou risadas e me divirto com os lances do 12 (Falcão). Essa é a magia do nosso esporte – comentou o pivô.

Deives Corinthians São José Liga Nacional de Futsal (Foto: Divulgação/Corinthians)Deives Corinthians São José Liga Nacional de Futsal (Foto: Divulgação/Corinthians)

Os outros lances selecionados no top 5 de canetas da primeira fase da LNF tiveram como protagonistas o corintiano Deives, Joãozinho, do Concórdia, e, Diego, do Jaraguá. Curiosamente, nas três jogadas, as vítimas foram marcadores do Joinville. Mais precisamente, Leco, Raul e Junai. O lance de Deives em Leco aconteceu em jogada rápida de contra-ataque na última rodada da primeira fase, enquanto Diego aplicou sua caneta em Junai na partida da abertura da competição, em Jaraguá do Sul. Joãozinho, por sua vez, conseguiu dar o drible em Raul na 15ª rodada, no empate em 1 a 1 entre Concórdia e Joinville no Centro de Eventos de Concórdia (SC).

- Sou ala-direito e sempre procuro dar um drible quando a marcação aperta. O Raul veio me marcar em velocidade, e eu achei que era o momento certo de tentar a caneta, porque uma outra jogada poderia gerar um contra-ataque deles. Acho que os dribles bonitos fazem parte do futsal, é algo que engrandece o espetáculo. Só não podem é exagerar e usar isso para desrespeitar o adversário - frisou Joãozinho.

Amigos de longa data, Deives e Leco chegaram a conversar sobre o lance após a partida entre Joinville e Corinthians, que terminou empatada em 2 a 2. Segundo o ala/pivô corintiano, a caneta foi o melhor recurso encontrado no momento da jogada.

Joãozinho Concórdia futsal (Foto: Ricardo Artifon/Divulgação)Joãozinho, do Concórdia, entrou para o seleto top 5 da primeira fase da LNF (Foto: Ricardo Artifon/Divulgação)

- O Joinville estava nos marcando sob pressão, e o Leco veio para cima de mim em velocidade. Percebi que se eu passasse por ele ficaríamos no dois contra um, porque o Simi estava lá na frente. Então o recurso que me veio no momento foi colocar a bola por entre as pernas dele. Eu e Leco conversamos muito sobre o lance depois da partida. No final, ele acabou se dando bem, pois, pouco depois da jogada, ele marcou um dos gols do Joinville - destacou Deives, que prevê um caminho difícil para o Corinthians na segunda fase da LNF.

- Estamos treinando há duas semanas, mas creio que encontraremos muita dificuldade agora. São adversários difíceis, e a briga pelas quatro vagas do grupo vai ser acirrada. Temos que somar o maior número de pontos, de preferência fazendo valer o fator casa, pois a nossa torcida costuma incendiar os jogos no Parque São Jorge - finalizou.

 


Data: 2015-07-11 00:00:00