Logo


Cuiabá , MT - -

Jogos Pan-americanos: Ingrid vai repetir salto na final após “porrada na cabeça e no coração”

Técnica diz que atleta estava insegura e sentiu pressão, mas "peitou" medalhistas olímpicas. Sem valer, brasileira voltou a tentar saltar para sair de cabeça erguida



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O estrondo na água com a queda, o subsequente choro e a nota zero de Ingrid Oliveira marcaram a disputa da classificatória da plataforma de 10m dos saltos ornamentais nesta sexta-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Mas não há tempo para lamento. É levantar a cabeça e encarar o desafio. A brasileira de 19 anos terá uma nova chance na decisão, neste sábado, às 21h (de Brasília). E a técnica Andreia da Silva garantiu que, apesar do baque, a atleta vai repetir o salto.


- Conversei com ela, mandei ela levantar a cabeça, falei que ela sentiu que não saiu concentrada. O medo, a insegurança, isso tudo deixa o atleta temeroso. Não é nem o salto. A porrada que ela levou na água não doí nas costas, e sim na cabeça e no coração. Eu falei para ela: "Volta lá e faz o outro salto, tira 8 e 9". Ela fez. Assim, o atleta sai de cabeça erguida - afirmou Andreia.

Ingrid Oliveira não deu entrevistas após série de saltos desta sexta-feira (Foto: Timothy A. Clary/AFP/Getty Images)Ingrid Oliveira não deu entrevistas após série de saltos desta sexta-feira (Foto: Timothy A. Clary/AFP/Getty Images)

Para a treinadora, a jovem sentiu a pressão das arquibancadas lotadas e da importância de um Pan, mas, mesmo assim, peitou finalistas e medalhistas olímpicas, como as canadenses Rosalie Filion e Meaghan Benfeito.

- Temos que colocar grau de dificuldade mais alto mesmo, estamos em fase de preparação para as Olimpíadas. Ela tem usado 1,9, fomos para 2,9. No treino ela fez para 7,5, 8, mas tem três semanas. Ela estava insegura. Mas, mesmo com zero, ela não foi a última (ficou em sétimo, a frente de Delaney Schnell, dos EUA).

+ Veja galeria de fotos do primeiro dia de saltos ornamentais
+ Acompanhe o calendário de todos os eventos do Pan de Toronto

Além da pressão das arquibancadas, Ingrid foi personagem da semana por um fato fora das piscinas. Em sua chegada a Toronto, ela postou uma foto com maiô de treino na internet e recebeu comentários ofensivos e deselegantes. 

Ingrid erra, chora, mas avança às finais dos saltos ornamentais (Foto: Timothy A. Clary/AFP/Getty Images)Ingrid erra, chora, mas avança às finais dos saltos ornamentais (Foto: Timothy A. Clary/AFP/Getty Images)

Data: 2015-07-11 00:00:00