Logo


Cuiabá , MT - -

Calleri marca duas vezes e Pato estreia com gol em goleada do São Paulo sobre o Santos no Morumbi

Essa foi a quinta vitória consecutiva nos últimos seis jogos em todas as competições



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Dono do Morumbi, o São Paulo mostrou sua superioridade diante do Santos neste domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão. Com o estádio lotado e em ótima fase sob o comando de Dorival Júnior, o time tricolor despachou o rival praiano por 4 a 1. Essa foi a quinta vitória consecutiva nos últimos seis jogos em todas as competições.

Com o resultado, o São Paulo alcança os 25 pontos e se firma na briga pelo G-4, enquanto o Santos, que voltou a vencer após 12 jogos sem vitória, permanece na parte inferior da tabela com 16 pontos, mais próximo da zona de rebaixamento.

Desde o início, um Morumbi lotado dava o tom da partida. O São Paulo, impulsionado por sua torcida, começou em um ritmo acelerado, aproveitando também a boa fase sob o comando de Dorival Júnior. Por outro lado, o Santos, sem o treinador Paulo Turra, expulso no jogo contra o Goiás, parecia acuado e desorganizado. O auxiliar Felipe Endres assumiu o comando no banco de reservas.

O São Paulo adotou uma postura cautelosa e oportunista, cuidando da posse de bola com passes curtos e paciente na construção das jogadas, aproximando-se gradualmente do gol defendido por João Paulo. Essa é uma característica que Dorival Júnior trouxe para o Morumbi: uma equipe paciente, que sabe explorar as fraquezas dos adversários. Os números mostraram o domínio do São Paulo, em um determinado momento do primeiro tempo, a equipe do Morumbi havia trocado 109 passes, enquanto o Santos apenas 22.

Apesar de uma demora para abrir o placar, o São Paulo foi recompensado por sua insistência e paciência. Aos 19 minutos, Calleri foi derrubado na área por Joaquim e converteu o pênalti. Foi seu primeiro gol em seis jogos, desde o dia 8 de junho. Na comemoração, ele homenageou Nathan, jogador do São Paulo que perdeu a mãe durante a semana.

A temperatura da partida esquentou e houve um princípio de confusão após uma disputa de bola envolvendo Rafinha, que acabou caído no chão. Na tentativa de recuperar a posse, Mendoza acabou sendo punido com um cartão amarelo pelo árbitro Braulio da Silva Machado.

O São Paulo ficou ainda mais à vontade depois de abrir o placar. Aos 26 minutos, Michel Araújo quase marcou um golaço do meio de campo, acertando o travessão. O Santos continuou sendo dominado no Morumbi. Aos 39 minutos, Mendoza arriscou um chute da ponta da área, mas o goleiro Rafael defendeu.

Aos 45 minutos, Calleri marcou novamente, dessa vez de cabeça, após um cruzamento de Alisson. O VAR revisou o lance e validou o gol. O árbitro deu seis minutos de acréscimos, mas encerrou o primeiro tempo após uma colisão de cabeça entre Arboleda e Joaquim. Foi o quinto jogo consecutivo em que o Santos sofreu gol de bola aérea.

No segundo tempo, o São Paulo manteve o controle do jogo. Mesmo com a substituição de Camacho por Sandry no Santos, visando uma melhor troca de passes, foi o São Paulo que continuou criando chances e finalizando com Luciano e Alisson. O time visitante tentou pressionar a saída de bola, mas foi o São Paulo que esteve mais perto de marcar.

Aos 25 minutos, Dorival Júnior promoveu três mudanças no São Paulo, mas a dinâmica da partida permaneceu a mesma. Rodrigo Nestor, David e Caio Paulista entraram nas vagas de Alisson, Calleri e Welington, respectivamente, com o objetivo de manter o domínio do jogo. Camacho deixou o campo de maca após uma colisão com Luciano. O camisa 10 também foi substituído e teve seu nome ovacionado pelos torcedores nas arquibancadas.

O São Paulo continuou controlando a partida mesmo com as alterações no time. Aos 33 minutos, após uma boa troca de passes entre Nestor e Juan, David empurrou a bola para o gol na pequena área, ampliando o placar para 3 a 0. Em seguida, Erison acertou a trave do Santos. Alexandre Pato entrou em campo em meio à festa no Morumbi, com os torcedores gritando "olé" nos minutos finais.

Para coroar a festa, faltava o gol de Pato. O atacante iniciou a jogada que resultou em seu primeiro gol nesta terceira passagem pelo São Paulo. Ele tabelou com David e, em diagonal, finalizou cruzado para liquidar o confronto no Morumbi, fazendo o quarto gol do São Paulo. Marcos Leonardo ainda marcou um gol de pênalti para o Santos aos 48 minutos, mas a vitória do São Paulo já estava garantida.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 4x1 SANTOS

SÃO PAULO - Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Wellington (Caio Paulista); Méndez, Michel Araújo e Alisson (Rodrigo Nestor); Luciano (Erison), Juan (Alexandre Pato) e Calleri (David). Técnico: Dorival Júnior.

SANTOS - João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias (Vinícius Balieiro) e Dodô; Sandry (Camacho)(Kevyson), Dodi e Lucas Lima (Deivid Washington); Lucas Braga (Weslley Patati), Marcos Leonardo e Mendoza. Técnico: Felipe Endres.

GOLS - Calleri, aos 21 e 45 minutos do primeiro tempo, David aos 33 e Alexandre Pato aos 42, Marcos Leonardo aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Messias, Mendoza, Sandry, Alisson, Joaquim, Kevyson, Michel Araújo.

ÁRBITRO - Braulio da Silva Machado (Fifa/SC).

RENDA - R$ 3.304.056,00

PÚBLICO - 58.127 torcedores

LOCAL - Morumbi, em São Paulo.


Data: 2023-07-17 00:00:00