Logo


Cuiabá , MT - -

Secel divulga calendário dos Jogos Escolares e Estudantis de 2023

Competições reúnem estudantes de 12 a 17 anos em etapas regionais e estaduais, que serão realizadas de abril a julho



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou o calendário oficial dos Jogos Escolares e os Jogos Estudantis Mato-grossenses em 2023. De abril a junho, 10 municípios sediam as fases regionais e, em julho, outros três recebem as etapas estaduais. 

“Agradecemos aos municípios que se interessaram em sediar as competições, e ficamos honrados pela grande procura, pois mostra a credibilidade da Secel perante os gestores municipais. Vamos juntos realizar da melhor forma a programação desses importantes eventos que fortalecem e movimentam o esporte por todo o Estado, envolvendo escolas, municípios e comunidade”, expõe o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Nas fases regionais, os Jogos Escolares e Estudantis envolvem todas as regiões do Estado e serão realizadas nos municípios de Alta Floresta, Arenápolis, Juara, Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Rica, Nova Xavantina, Sinop, Alto Garças e Primavera do Leste. Escolas e seleções municipais disputam as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

As equipes campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual de cada faixa etária. As disputas estaduais dos Jogos Escolares, que reúnem estudantes de 12 a 14 anos, ocorrem 01 a 07 de julho, em Lucas do Rio Verde. Já os títulos estaduais dos Jogos Estudantis de Seleções, envolvendo estudantes de 15 a 17 anos, serão disputados de 21 a 27 de julho, em Água Boa.

Para as modalidades individuais, o evento volta a unificar os Jogos Escolares e os Jogos Estudantis e já começa na fase estadual, que será realizada em Várzea Grande, de 13 a 16 de julho. Nesse período, os estudantes competem nas provas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis serão sediados em Ribeirão Preto (SP), de 2 a 17 de setembro. Os Jogos Escolares, que são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.

Para participar dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis, cada município deve inscrever suas equipes e atletas. Os regulamentos geral e específicos das competições, bem como as fichas de inscrição, estarão disponíveis no site da Secel a partir do dia 10  de março.

Confira aqui o calendário.

 

Fonte: Governo de Mato Grosso


Data: 2023-03-07 00:00:00