Logo


Cuiabá , MT - -

O dia em que Pelé comandou um show de bola em Cuiabá

Com três gols marcados em 15 minutos, Pelé fez vibrar a torcida cuiabana na goleada sobre o Dom Bosco



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


TBT do PNB Online desta quinta-feira faz uma homenagem ao Rei do Futebol, Pelé, que faleceu neste dia 29 de dezembro. Relembramos um jogo de futebol de 57 anos atrás. Foi no dia 8 de maio de 1965 que Cuiabá parou para assistir a um show do Santos Futebol Clube no estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. O clube que representou a capital na partida, o Dom Bosco, saiu como coadjuvante do espetáculo promovido pelos atletas do time comandado por Pelé.

 

O Santos estava em turnê pelo país. Veio a Cuiabá enfrentar o Dom Bosco e depois foi a Campo Grande (MS) jogar contra o Comercial. Na capital mato-grossense, causou alvoroço, registrado nos jornais da época. No hotel em que a delegação estava "foi necessária uma permanente vigilância policial para garantir a manutenção da ordem. Em todos os momentos em que Pelé deixava o quarto a fim de realizar as suas refeições, o jogador era cercado pelos fãs, que pediam autógrafos", diz um trecho do jornal O Estado de Mato Grosso.

 

A partida estava marcada para o dia 8 de maio, um sábado, às 15h30. Mas desde as 10h um grande público já estava presente no Estádio Presidente Dutra. Torcedores formavam grandes filas nas bilheterias para conseguir ingressos para a partida. A renda foi superior a 15 milhões de cruzeiros, recorde em Mato Grosso.

 

O Santos estava escalado com Cláudio, Mauro (Modesto), Carlos Alberto (Dé), Geraldino, Haroldo, Lima, Peixinho, Mengálvio (Rossi), Coutinho (Toninho), Pelé (Santana) e Pepe (Abel). O Dom Bosco, por sua vez, jogou com Clóvis, Cuiabano (Platibanda), Bráulio (Avião), César, Carmelindo, Ramão, Tão, Wizer, Didi, Magalhães e Pretinho.

 

"Finalmente chegou o grande momento. No centro do gramado o governador Fernando Corrêa da Costa, secretários de Estado e outras autoridades locais foram cumprimentar os jogadores das equipes do Santos e do Dom Bosco. Logo depois das 15h30, o sr. Lúdio Coelho, especial convidado, deu o chute inicial", diz um trecho de reportagem da época.

 

O primeiro gol da partida foi marcado por Coutinho, aos 41 minutos do primeiro tempo. Novamente Coutinho, aos 2 minutos do segundo tempo, ampliou o placar para o Santos. Cinco minutos depois, Pelé iniciou uma série de três gols consecutivos, marcados aos 7, 8 e 22 minutos da etapa complementar.

 

Jornal Pelé Cuiabá

 

"Continuando com a goleada, o Santos assinala o sexto gol aos 34 minutos, através de Peixinho. A reação do Dom Bosco, no entanto, veio na fase final da peleja, com Belo marcando aos 40 minutos e Didi aos 41 minutos", traz outro trecho de reportagem do jornal da época.

 

Tricampeonato

 

Em entrevista após a partida em Cuiabá, Pelé disse que traria o tricampeonato da Copa do Mundo de Futebol. A seleção bicampeã mundial se preparava para ir à Inglaterra no ano seguinte, 1966,  tentar mais um título que, ao contrário da "previsão" de Pelé, viria apenas na Copa do Mundo de 1970 no México.


Data: 2022-12-30 00:00:00