Logo


Cuiabá , MT - -

EUA domina o Irã nos dois tempos e está nas oitavas da Copa do Catar

Com a vitória, americanos terminaram na segunda colocação do grupo B. Na próxima fase, eles enfrentam a seleção holandesa



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Em duelo entre rivas políticos históricos, os EUA bateram o Irã por 1 a 0, no estádio Al Thumama, em Doha, no Catar. Com o resultado, os americanos avançaram às oitavas de final, como a segunda colocada do grupo B.

A viória contra a equipe do Oriente Médio veio após dois empates em 0 a 0, contra País de Gales e Inglaterra. Com 5 pontos na tabela, os EUA ficaram atrás dos ingleses, que chegaram a 7, após boa vitória sobre os galeses.

O jogo

Nos primeiros minutos da partida, os EUA tomou a iniciativa das ações, quando manteve a posse de bola no campo ofensivo. Por sua vez, recuado, o Irã encontrava dificuldades em sair para o jogo.

Sendo assim, a primeira boa oportunidade ficou por conta da seleção americana. Musah achou Pulisic na área, que cabeceou para a defesa tranquila de Beiranvand. Seis minutos depois, nova chegada dos EUA. O lateral Dest cruzou forte próximo à meta adversária, mas a bola acabou interceptada pelo goleiro iraniano.

Aos 27, Sargent recebeu bom passe de Pulisic e soltou a bomba. A bola explodiu na zaga e sobrou no alto para Weah. O atacante tentou de cabeça e jogou nas mãos de Beiranvand.

Tanta pressão deu resultado. Dest recebeu lançamento na direita e cabeceou firme para o meio da área, onde encontrou Pulisic. Após abrir o placar, o camisa 10 americano acabou no chão e teve que receber atendimento médico. No entanto, ele conseguiu retornar para finalizar a primeira etapa em campo.

Em um dos últimos lances antes do intervalo, Weah se adiantou à linha de defesa do Irã e carregou a bola em velocidade, para ficar cara a cara com Beiranvand. De bico, ele estufou as redes. No entanto, a arbitragem viu impedimento no lance e o gol foi anulado.  

Segundo tempo

Na volta ao campo, o autor do gol dos EUA, Pulisic, não conseguiu continuar no jogo e foi substituído por Aaronson. Os iranianos também aproveitaram para mexer, com a entrada de Ghoddos no lugar de Azmoun.

 

 

 

Apesar da seleção americana ter continuado a ditar o ritmo da partida, foram os iranianos que tiveram a primeira boa oportunidade do segundo tempo. Na grande área dos adversários, Gholizadeh cruzou para o meio. Taremi tentou de carrinho, mas falhou. A bola sobrou para Ghoddos, que chutou forte sobre a meta de Turner.

Ao chegar à metade da etapa final, os técnicos começaram as substituições. Gregg Berhalter, na tentativa de fechar o time e manter o resultado. Carlos Queiroz, em busca de injetar alguma criatividade no setor ofensivo do Irã, que até jogava melhor do que no primeiro tempo, mas sem oferecer perigo ao oponente.

Ainda assim, a Seleção Melli (Time do Povo, em persa) quase chegou ao empate em bola parada. Após bola levantada na área dos EUA, o zagueiro Pouraliganji mergulhou de cabeça. A bola passou raspando a trave da meta americana.

Nos momentos finais da partida, os iranianos pediram pênalti de Carter-Vickers em Taremi, mas a arbitragem não viu nada demais no lance.

E, ficou por isso mesmo: EUA, classificado para a próxima fase, 1, Irã, eliminado, 0.

Próximo jogo

Classificado às oitavas como segundo colocado do Grupo B, os EUA terão pela frente a Holanda, que teve a melhor companha do grupo A. O jogo acontece no próximo sábado (3), às 12h (de Brasília), no estádio Internacional Khalifa.

Já a Inglaterra, a primeira colocada da chave com 7 pontos, enfrenta o Senegal no domingo (4), às 16h, em partida no estádio Al Bayt, na cidade catari de Al Khor.

Ficha técnica

Irã X EUA

Data e horário: 29 de novembro de 2022, 16h
Local: estádio Al Thumama, em Doha, no Catar
Arbitragem: Kevin Ortega (Peru)
Assistentes: Pau Cebrián Devis (Espanha) e Roberto Díaz Pérez Del Palomar (Espanha)
VAR: Juan Martinez (Espanha)
Gols: Pulisic (EUA), aos 37' do 1ºT;
Cartões amarelos: Adams (EUA), aos 42' do 1ºT; Majid Hosseini (Irã), aos 31' do 2ºT; Kanaani (Irã), aos 38' do 2ºT; Jalali (Irã), aos 50' do 2ºT

Irã: Beiranvand; Rezaeian, Hosseini, Pouraliganji e Mohammadi (Karimi); Ezatolahi, Nourollahi (Torabi) e Hajsafi (Jalali); Gholizadeh (Ansarifard), Taremi e Azmoun (Ghoddos). Técnico: Carlos Queiroz

EUA: Turner; Dest (Moore), Carter-Vickers, Ream e Robinson; Adams, McKennie (Acosta) e Musah; Weah (Zimmerman), Pulisic (Aaronson) e Sargent (Wright). Técnico: Gregg Berhalter


Data: 2022-11-29 00:00:00